Comportamento

No dia dedicado ao amor, inspire-se nas histórias desses casais

No Dia dos Namorados, a Revista do Correio reuniu casais com trajetórias dignas de um filme romântico

Por Lorena Rodrigues*
postado em 12/06/2022 08:08
 (crédito:  Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

Este domingo amanheceu com o clima de romance. Hoje, 12 de junho, é o dia oficial de celebrar o amor. Para marcar a data, a Revista conversou com casais que fazem questão de serem eternos namorados. Eles contam como se conheceram e como mantêm a harmonia da relação. São histórias de amor de tirar o fôlego.

Do virtual ao real

Depois de voltar de um happy hour com as amigas, a gastróloga Sandra Chater, 46 anos, foi conferir suas notificações no Tinder e se deparou com a mensagem de um rapaz que chamou a sua atenção. A mensagem era do funcionário público aposentado Jaime Vieira, 54, e não demorou muito para que a conversa fluísse entre os dois e logo evoluísse para um encontro presencial.

O primeiro encontro do casal, que aconteceu uma semana após as primeiras conversas, em 2014, foi um jantar romântico, marcado por muitas emoções. Sandra conta que, no momento em que viu Jaime pessoalmente, sabia que não se tratava de só mais uma paquera casual, pois ele era extremamente cavalheiro. "Minha primeira impressão é que não ia dar em nada, pois ele era tímido e não tinha muita atitude. Mas, no dia seguinte, já voltamos a trocar mensagens", lembra.

Ambos relatam que uma conexão que antes era apenas virtual foi estruturada. E eles passaram a se falar diariamente. Depois de um mês, assumiram o namoro e, em oito meses, o casal já estava morando junto. Depois da mudança, veio o casamento formal, em 2016.

Jaime conta que a ideia de noivar partiu de Sandra. A gastróloga, vinda de uma família tradicional libanesa, garante que nunca teve o sonho de se casar, mas a paixão a fez mudar de ideia. Ela conta que seu desejo era ter uma cerimônia um tanto quanto autêntica. "Eu me casei de vermelho e no restaurante Fogo de chão, na Asa Sul ", conta.

Desde aquele simples "oi" em um aplicativo de paquera, já se vão oito anos de muita alegria e parceria. Para os planos futuros, ambos pretendem curtir a aposentadoria e a velhice juntos. Para celebrar o Dia dos Namorados, a ideia do casal é um jantar romântico ou um almoço, no próprio lar, para aproveitarem a culinária caseira e desfrutarem da companhia um do outro.

Amor e recomeço

A gerente de projetos Vânia Modesto, 54 anos, e o servidor público Ismael Neto, 61, se conheceram de forma inusitada durante a pandemia. Vânia estava passeando, em um sábado, com com seu cachorro, Ed, quando Ismael passou correndo com sua cadelinha, Liz, sem guia. Por instinto, o cachorro de Vânia correu em disparada atrás da cadela do rapaz e, com a perseguição, o cãozinho acabou enrolando Ismael na guia retrátil em que estava preso. 

A gerente de projetos conta que ficou sem jeito e achou a situação peculiar. Ela lembra que, naquele dia, não houve apresentações nem muita conversa entre os dois. O que eles não esperavam é que o destino os juntaria novamente na manhã de segunda-feira.

Vânia conta que saiu cedo para fazer exercício em frente ao prédio em que mora e deu de cara com Ismael novamente. "Fiquei me perguntando como ele apareceu ali? Será que descobriu onde moro? Pois com tantas outras possibilidades, ele resolveu aparecer bem ali, na hora em que eu fazia ginástica", questionasse.

Viúvos, Vânia Modesto e Ismael Neto se encontraram por acaso durante a pandemia
Viúvos, Vânia Modesto e Ismael Neto se encontraram por acaso durante a pandemia (foto: Arquivo Pessoal)

A gerente de projetos o reconheceu imediatamente. Logo eles começaram a conversar e a se encontrar todas as manhãs. Após um mês de muito bate-papo presencial e também virtual, o casal resolveu ter oficialmente um "date". O encontro foi em uma cafeteria e durou cinco horas. Ambos relatam ter sido uma experiência incrível, em que puderam conhecer mais sobre eles mesmos. Desde então, passaram a planejar programações juntos para se conhecerem melhor e firmarem a relação. "Combinamos um final de semana em Pirenópolis e lá se iniciou, de fato, nosso namoro!", recordam-se.

A história de Vânia e Ismael é sobre amor, mas, sobretudo, resiliência. Ambos são viúvos e contam que a relação vem sendo construída naturalmente à base de muita conexão e carinho. "Valorizamos o relacionamento porque fomos muito felizes em nossos casamentos", completa. Além disso, a gerente de projetos conta que, neste mês de junho, se submeteu a uma cirurgia neurológica e auditiva, que envolvia vários riscos, e Ismael se manteve todo o tempo ao seu lado, provando ser um verdadeiro companheiro, cúmplice e amoroso.

Para este Dia dos Namorados, por causa do processo de recuperação de Vânia, o casal pretende ficar em casa, curtindo a companhia um do outro."Este será o nosso primeiro Dia dos Namorados e não poderemos fazer nada de extraordinário, mas estaremos juntos o dia e a noite toda, curtindo cada momento."

Uma paixão movida pelo esporte

Os atletas de patinação de velocidade Camila Mazzocco, 23 anos, e Gabriel Félix, 24, se conheceram ainda na adolescência. Camila lembra que o primeiro contato com Gabriel foi na época do ensino médio, quando ela entrou para patinação e ambos treinavam na mesma equipe. Até então, a relação deles era apenas um "crush" secreto, até o dia em que a atleta foi visualizar a foto de perfil do WhatsApp de Gabriel e sem querer acabou ligando para o rapaz. O que começou com um descuido se tornou um marco para que eles passassem a conversar diariamente.

Gabriel Félix e Camila Mazzocco namoram desde a adolescência: unidos pelo esporte
Gabriel Félix e Camila Mazzocco namoram desde a adolescência: unidos pelo esporte (foto: Arquivo Pessoal)

Com tantas conversas e afinidades sendo descobertas, o casal acabou marcando alguns encontros, saídas bem clichês e dignas de filmes de romance adolescente. Após um tempo juntos sem assumir o relacionamento, Gabriel tomou a iniciativa e pediu Camila oficialmente em namoro, em 2015. Ela conta que ficou surpresa, pois, como eram adolescentes, não queria entrar em uma relação séria na época. O começo do namoro foi marcado por algumas turbulências, nas quais o casal chegou, inclusive, a se separar. "A gente era muito novo, eu tinha 15 anos; ele, 16. Éramos muito imaturos e estávamos na fase de vestibular, essas bagunças todas", completa.

Apesar das dificuldades, o destino e o amor pelo esporte fizeram com que ambos se unissem novamente. O casal está há oito anos juntos e faz parte da primeira equipe de patinação de velocidade de Brasília, a Jaguar, por isso concilia uma rotina específica de treino. Além disso, ambos ressaltam que o esporte foi o que edificou a relação e permitiu que se conhecessem mais a fundo."Quando você tem alguém que lhe apoia, que lhe inspira e lhe leva junto, faz com que você ame mais aquilo que já ama. É muito especial", declara Camila.

Para o futuro, o casal planeja a conquista de muitas medalhas e momentos de vitória. Neste Dia dos Namorados estão participando, junto com a equipe, do penúltimo dia de Campeonato Sul-americano, na Argentina.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Viúvos, Vânia Modesto e Ismael Neto se encontraram por acaso durante a pandemia
    Viúvos, Vânia Modesto e Ismael Neto se encontraram por acaso durante a pandemia Foto: Arquivo Pessoal
  • Jaime Vieira e Sandra Chater durante cerimônia de casamento: encontro em site de relacionamento
    Jaime Vieira e Sandra Chater durante cerimônia de casamento: encontro em site de relacionamento Foto: Fotos: Arquivo Pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação