CASA

Dia dos Namorados: dicas para uma cama de casal confortável e bonita

Uma boa cama faz diferença na noite de sono e na hora de curtir o quarto, que é um espaço tão importante para o casal. A cabeceira, o enxoval e a mesa de canto complementam essa área

Giovanna Fischborn
postado em 12/06/2022 08:20 / atualizado em 14/06/2022 18:54
 (crédito: Leandro Moraes)
(crédito: Leandro Moraes)

Na casa, o quarto é sinônimo de descanso e relaxamento. Onde, depois de um dia cansativo, dá para ficar confortável e aproveitar um espaço tão pessoal. Para o casal, costuma ser o cômodo mais importante do lar. E, nele, a cama é protagonista, seja pela funcionalidade, seja pelo impacto visual.

A arquiteta Patrícia Penna observa que os aspectos práticos e técnicos são prioridades. A ergonomia geral, as dimensões da cama, o material e a segurança do design garantem o bem-estar dos moradores. É preciso que eles se identifiquem e se sintam bem onde passam horas de sono. "Nesse ponto, o trabalho vai muito além de simplesmente escolher o colchão, o que já é muito importante", pontua.

O recomendado é que a altura da cama somada a do colchão seja igual a um assento de cadeira, entre 45cm e 50cm. No entanto, camas box com baú tendem a ultrapassar esse tamanho, chegando a 60cm. É importante ir a uma loja e conferir o modelo de perto, mesmo porque pessoas altas e baixinhas têm sensação distintas, dependendo do móvel.

É que, em vez de falar em tendências e regras, a máxima que vale para as decisões da cama é que ela represente intimamente o gosto do casal. "Já tivemos clientes que queriam manter a cama anterior ou nos indicaram uma específica que desejavam ter no novo dormitório. Nesses casos, os demais itens virão em consonância com o móvel", afirma.

Assim, a cama também define o décor e a sensação que passa para o casal. Logo, deve ornar com a proposta do quarto e vice-versa. Esse seria um segundo aspecto, o estético.

Quartos menores pedem camas proporcionais às dimensões do cômodo. Esse entendimento ajuda a definir se ela será casal padrão, queen ou king, o que interfere no resultado final. "A circulação entre a cama e qualquer outra peça ou parede deve ser, no mínimo, de 60cm", lembra a arquiteta. De acordo com ela, uma dica valiosa para dormitórios compactos é evitar camas com a chamada quina "viva", que podem causar acidentes em circulações mais restritas.

  • Com a cabeceira acolchoada, o gaveteiro espaçoso e um mix suave de texturas, essa composição logo remete a conforto Leandro Moraes
  • A marca Blue Gardenia propõe trazer a magia para esse espaço tão pessoal. Por meio do enxoval, eles acreditam que é possível renovar as energias e atualizar o quarto de maneira descomplicada e charmosa Blue Gardenia/Divulgação
  • Esta cama de base recuada tem aparência leve e, vista de alguns ângulos, parece flutuar. As cabeceiras suspensas ajudam no efeito. O projeto é de Patrícia Penna Arquitetura & Design Leandro Moraes

E, ao lado da cama, está a mesa de cabeceira. Ponto de apoio de quinquilharias e o que mais se usa na rotina. A referência é que ela esteja alinhada com o colchão e até 10cm mais baixo, para evitar acidentes. Também para facilitar no dia a dia, é interessante ter interruptores e pontos de tomada instalados a uma altura de 75cm, nas laterais da cama. E as mesas não precisam combinar. Dá para usar uma de um estilo de um dos lados e, no lado oposto, outra opção. A brincadeira fica divertida e mostra a personalidade de cada um.

Cabeceira

Por fim, a cabeceira traz todo o charme da cama e integra o móvel ao ambiente. Verifique se o modelo em mente é coerente com o material e demais cores do quarto. "Em ambientes pequenos, tome cuidado para que ela não roube o espaço atrás da cama", explicam Priscila e Bernardo Tressino, da PB Arquitetura. Dica importante: alérgicos demandam atenção na limpeza e acúmulo de pó nas cabeceiras. Nesses casos, é melhor evitar modelos com frisos, ripados e tecidos.

Iluminação, almofadas e tapeçaria

Os arquitetos da PB reforçam alguns outros pontos para uma boa noite de sono. Invista em tapetes, cortinas — inclusive, as tipo blackout, se for preciso barrar a claridade — e travesseiros e almofadas fofas, para dar volume.

A indicação para lâmpadas e luminárias perto da cama é que elas fiquem na temperatura cor branca quente (2.400K a 3.000K), que ficam mais aconchegantes. Como iluminação geral, dê preferência à luz indireta, com a ajuda de alguns modelos de plafons ou de fitas de led embutidas em rasgos de gesso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação