Casa

Banhos relaxantes: plantas no banheiro podem ajudar no bem-estar

Já pensou em ter um jardim no seu banheiro? As plantas podem trazer boas energias ao cômodo e agregar ainda mais relaxamento para o momento do banho

Por Iara Pereira*
postado em 17/04/2022 10:00 / atualizado em 17/04/2022 13:58
 (crédito: Edgard Cesar)
(crédito: Edgard Cesar)

Tanto para os amantes da natureza quanto para os que estão buscando meios para aumentar a sensação de bem-estar dentro de casa, investir em plantas vivas no banheiro pode ser uma opção prática de harmonizar o lar. Além de trazer boas energias ao cômodo, é possível criar uma decoração moderna com o toque natural.

Guilherme Bussamra e Elisa Fraga, arquitetos à frente do escritório Guel Arquitetos, contam que, ao colocar plantas no banheiro, é importante se certificar de que o espaço receberá um pouco de luz natural ao longo do dia e tenha ventilação, pelo menos o bastante para que a espécie escolhida se adeque ao ambiente. Existem plantas que precisam de luz natural e água em menor quantidade, que são as ideais para espaços menores.

As cores neutras, linhas elegantes, a luz natural e o espelho que reflete o jardim foram usadas pela arquiteta Deborah Pinheiro para proporcionar um relaxamento que só se alcança em contato com a natureza.
As cores neutras, linhas elegantes, a luz natural e o espelho que reflete o jardim foram usadas pela arquiteta Deborah Pinheiro para proporcionar um relaxamento que só se alcança em contato com a natureza. (foto: Edgard Cesar)

Falando no tamanho do banheiro, a solução que os arquitetos oferecem para esse ambiente com muita circulação e pouco espaço é sempre colocar as plantas em lugares que não atrapalhem a funcionalidade do cômodo.

Suas plantinhas podem ficar muito bem alojadas em paredes, cantos, em cima de bancadas ou até mesmo embaixo de bancadas, em caso de lavabos. Outras opções mais óbvias, segundo Guilherme e Elisa, são colocar as mudas em estantes, prateleiras ou penduradas no teto.

Neste projeto de Guilherme Bussamra e Elisa Fraga, as plantas ao lado da banheira proporcionam frescor e relaxamento
Neste projeto de Guilherme Bussamra e Elisa Fraga, as plantas ao lado da banheira proporcionam frescor e relaxamento (foto: Gabriel Lima)

Complementando

Os arquitetos oferecem dicas relacionadas à decoração do banheiro: "Existem cores, texturas, e formas de iluminação que fazem as plantas se destacarem. Por exemplo, cores claras ajudam a planta a aparecer, enquanto as escuras absorvem toda a cor e ela não se destaca. Texturas como cimento queimado também ajudam o verde a se sobressair", explica Guilherme Bussamra.

No âmbito da iluminação, luzes quentes posicionadas estrategicamente vão ajudar a destacar o verde e a coloração natural das suas plantas, além de proporcionar um ambiente mais relaxante, que é o ideal para um banheiro.

Os especialistas do Guel Arquitetos não deixam de frisar a importância de coletar informações sobre as espécies adquiridas. Estar atento à quantidade de luz, à iluminação e à água necessária para a sobrevivência da planta vai fazer toda diferença.

O verde das folhas se destaca quando rodeado por cores neutras, servindo como um ponto de cor na decoração
O verde das folhas se destaca quando rodeado por cores neutras, servindo como um ponto de cor na decoração (foto: Gabriel Lima / Guel arquitetos)

Quais espécies escolher?

Juana Martinez é florista parceira da empresa Flores Online e ressalta a importância de compreender que o banheiro é um ambiente úmido e, por isso, cultivar plantas dentro do espaço deve ser uma decisão bem tomada. Algumas espécies demandam mais cuidado, já que são sensíveis às condições adversas de iluminação, temperatura e umidade.

Usar luzes quentes de maneira estratégica pode ressaltar a cor real das suas plantas  e deixar o banheiro mais aconchegante
Usar luzes quentes de maneira estratégica pode ressaltar a cor real das suas plantas e deixar o banheiro mais aconchegante (foto: Rafael Nadler Dayrell / Guel Arquitetos)

"Escolha plantas que possam ser cultivadas em pequenos vasos. Que caibam em móveis, pias, banquinhos ou diretamente no piso. As melhores opções são cactos, suculentas, orquídeas, lírios da paz e babosa", diz a florista.

Para manter suas plantas saudáveis, leve os vasos a locais arejados e com boa iluminação natural periodicamente. Essa rotina ajuda a planta a fazer o processo de fotossíntese e prolonga a durabilidade. Faça também podas de limpeza e adubação, dessa forma, a folhagem se manterá vívida.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • O verde das folhas se destaca quando rodeado por cores neutras, servindo como um ponto de cor na decoração
    O verde das folhas se destaca quando rodeado por cores neutras, servindo como um ponto de cor na decoração Foto: Gabriel Lima / Guel arquitetos
  • Neste projeto de Guilherme Bussamra e Elisa Fraga, as plantas ao lado da banheira proporcionam frescor e relaxamento
    Neste projeto de Guilherme Bussamra e Elisa Fraga, as plantas ao lado da banheira proporcionam frescor e relaxamento Foto: Gabriel Lima
  • Usar luzes quentes de maneira estratégica pode ressaltar a cor real das suas plantas 
e deixar o banheiro mais aconchegante
    Usar luzes quentes de maneira estratégica pode ressaltar a cor real das suas plantas e deixar o banheiro mais aconchegante Foto: Rafael Nadler Dayrell / Guel Arquitetos
  • No projeto da arquiteta Palloma Meneghell, a sala de banho se tornou um verdadeiro oásis no cerrado. O espaço aproveita elementos da natureza para expressar tranquilidade
    No projeto da arquiteta Palloma Meneghell, a sala de banho se tornou um verdadeiro oásis no cerrado. O espaço aproveita elementos da natureza para expressar tranquilidade Foto: Haruo Mikami
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação