DECORAÇÃO

Para se inspirar: Confira mostras de designer e decoração em exibição na capital

Exposições de arquitetura movimentam o mercado brasiliense e apresentam talentos da cidade

Débora Oliveira
postado em 09/06/2022 23:04 / atualizado em 09/06/2022 23:15
 (crédito: Edgard Cesar)
(crédito: Edgard Cesar)

Esperadas e aclamadas, as mostras de arquitetura e decoração da capital federal vem movimentando o calendário e as pastas de inspiração daqueles que são apaixonados pelo tema. Brasília, que é referência no segmento, retomou as exposições com espaços ousados, originais e ressignificados pelo morar com essência e conforto. Os ambientes assinados por profissionais, entre arquitetos e designers de interiores, trazem reflexões, tendências, inspirações e muito design.

Artefacto

Com o tema Natureza Modernista, a mostra da Artefacto chama atenção com espaços surpreendentes em todos os sentidos. Em destaque, painéis em mármore, como o explorado por Daniele Franco em um living, rico em elementos naturais, como verde, tecidos e pedras, que enaltecem a versatilidade do mobiliário da marca. Outro painel em evidência está presente no ambiente do escritório MAAI, dos sócios Arnaldo Pinho, Isabel Veiga e Monica Pinto. O ambiente é quase todo contornado por um dos sucessos do mercado, o quartzito Wakanda, da Marmoraria Multipedras, que tem em seus tons mais escuros e marcantes uma beleza única.

Ambiente da arquiteta Daniele Franco na mostra Artefacto
Ambiente da arquiteta Daniele Franco na mostra Artefacto (foto: Raphael Briest)

Impossível não se encantar por todas as propostas apresentadas na mostra localizada em um dos bairros mais nobres da cidade, o Lago Sul. Para quem quiser conferir os ambientes de perto, o local está em funcionamento das 10h às 19h no Lago Sul, SHIS QI 21, comércio Local, bloco B. 

 Ambiente do escritório MAAI na mostra Artefacto
Ambiente do escritório MAAI na mostra Artefacto (foto: Divulgação)

Mainline

Em sua 14ª edição, outra mostra que chama atenção na capital é a Mainline. Entre as tendências que podemos ver, espaços que misturam um estilo mais rústico com clássico, em uma harmoniosa aposta de texturas, sensações e beleza. Um deles, assinado por Eliene Lucindo, é o espaço Feeling, que representa um convite para uma experiência de conexão e reconexão com o que de fato é essencial: a vida e os momentos que fazem parte dela. De acordo com a profissional, o ambiente “é instigante, provocativo, acolhedor e completo, que coloca ainda a possibilidade de gastronomia, afinal a felicidade passa pela mesa, e apresenta novos jeitos de morar, sempre repletos de histórias de quem habita o local”. Na proposta, o visitante é recebido por um ambiente convidativo que tem uma adega toda revestida em Quartzito Cinza da Ikê Pedras.

Espaço Feeling da Eliene Lucindo na mostra Mainline
Espaço Feeling da Eliene Lucindo na mostra Mainline (foto: Edgard Cesar)

Daniele Franco também está presente na Mainline, à frente da vitrine principal do evento. Com grandes painéis em mármore, espelhos, painéis ripados e impactantes estantes cercando e delimitando o espaço, a arquiteta explora um jogo de sensações e encantos com a proposta.

Outro grande destaque do evento é o espaço assinado pelo escritório Relato Arquitetos, dos sócios Pedro Henrique Ferreira e Ana Karolina Magalhães. Com 90 m², o loft assinado pela dupla enaltece “força, personalidade e exclusividade, sem abrir mão da sutileza do sentir, tocar, e apreciar por meio de materiais nobres e peças de artistas renomados”. É literalmente uma inspiração em cada detalhe na proposta que conta com uma harmoniosa mistura de elementos para criar uma atmosfera única e convidativa, fazendo da permanência uma inevitável e agradável consequência.

  Casa Relato do escritório Relato Arquitetos na mostra Mainline
Casa Relato do escritório Relato Arquitetos na mostra Mainline (foto: Gabriel Lima)

Destaque na Mainline, o escritório também está confirmado no elenco da nova edição da CASACOR Brasília. A maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo está prevista para setembro no Mané Garrincha. Para quem quiser conferir os ambientes de perto, eles estão instalados no shopping Casa Park, das 10h às 22h.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Ambiente da arquiteta Daniele Franco na mostra Artefacto
    Ambiente da arquiteta Daniele Franco na mostra Artefacto Foto: Raphael Briest
  • 
Ambiente do escritório MAAI na mostra Artefacto
    Ambiente do escritório MAAI na mostra Artefacto Foto: Divulgação
  • Espaço Feeling da Eliene Lucindo na mostra Mainline
    Espaço Feeling da Eliene Lucindo na mostra Mainline Foto: Edgard Cesar
  • Exposição apresenta grandes nomes da atualidade
    Exposição apresenta grandes nomes da atualidade Foto: Gabriel Lima
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação