Beleza

Sobrancelhas finas e presilhas no cabelo compõem beleza dos anos 1990 e 2000

As tendências de beleza que começaram nos anos 1990 com atrizes e personagens mais icônicas das comédias românticas estão fazendo a cabeça da geração Z

por Ailim Cabral
Giovanna Fischborn e Letícia Mouhamad*
postado em 17/07/2022 09:00
Britney Spears, Kirsten Dunst e Mandy Moore, as queridinhas dos anos 1990 e 2000 investindo nos penteados mais usados  -  (crédito: Pinterest/Reprodução)
Britney Spears, Kirsten Dunst e Mandy Moore, as queridinhas dos anos 1990 e 2000 investindo nos penteados mais usados - (crédito: Pinterest/Reprodução)

Quem vê fotos antigas de si mesma com as sobrancelhas fininhas e suspira com alívio por ter deixado os
fios crescerem e se espalharem novamente deve estar surpresa com as tendências de beleza de 2022. Como quase tudo que vira moda, as sobrancelhas ultrafinas começaram a chamar atenção quando as famosas passaram a aparecer com o visual. Em 2018, Rihanna surgiu com apenas uma linha acima dos olhos em uma capa da Vogue, e, apesar de ter chamado bastante atenção, elas ainda demoraram um pouco para cair no gosto das fashionistas.


Em 2022, a ideia se espalhou e famosas como Bella Hadid, Kendal e Kylie Jenner e Blake Lively apareceram por aí com os fios mais finos. Embora seja uma das tendências de beleza mais marcantes da década de 1990 e início dos anos 2000 que está de volta, esta não é a única.

A estética pop da virada do milênio, personificada por celebridades como Britney Spears, Christina Aguilera e as Spice Girls, volta com tudo. Quem vivia entre o pop e o rock pode se inspirar nos looks e makes de Avril Lavigne, por exemplo.

O termo Y2K aparece em trends no Tik & Tok e Instagram e tem bilhões de visualizações. Além das sobrancelhas finas e várias tendências de moda, que você pôde conferir nas páginas anteriores, as maquiagens cheias de tons metalizados, brilho, cor e gloss nos fazem entrar em uma máquina do tempo.

Os olhos vêm com o lápis preto e delineados bem trabalhados, sejam escuros, sejam coloridos. O glitter e o gloss podem vir em toda a produção — olhos, bochechas, boca e até no cabelo, compondo penteados divertidos.

As sobrancelhas finas de Bella Hadid
As sobrancelhas finas de Bella Hadid (foto: Instagram/Reprodução)

Sadi Consati, maquiador e consultor de desenvolvimento de maquiagem de O Boticário, comenta que nos anos 1990 a maquiagem viveu uma espécie de minimalismo, até mesmo como um contraponto à década de 1980. Com cores neutras, como marrom e preto, os olhos vinham bastante marcados com a sombra esfumada. O lápis de olho na linha d’água marcava um pouco mais a produção. Os lábios também vinham delineados, com contorno mais escuro e um batom mais suave os preenchendo.

Com a chegada dos anos 2000, a cor voltou a aparecer, inserida em um contexto que ainda remetia às tendências anteriores. Os olhos foram brindados com as sombras metalizadas e o lápis na linha d’água ganhou cor. O gloss fez seu grande debut e lábios muito brilhosos e volumosos ganharam espaço. Entre o
que está de volta, Sadi ressalta os lábios contornados, o lápis de olhos preto e marcante e as sombras cintilantes e frias, como a azul.

A influencer Kylie Jenner com as sobrancelhas mais finas, os cabelos lisos, compridos e divididos ao meio e com gloss noa lábios
A influencer Kylie Jenner com as sobrancelhas mais finas, os cabelos lisos, compridos e divididos ao meio e com gloss noa lábios (foto: Instagram/Reprodução)

“Essa nostalgia é tão maravilhosa. Minha base está toda nos anos 1990 e 2000 e ver isso se popularizando, se tornando trend entre a geração Z é emocionante. Talvez a gente
não tenha muito mais o que inventar, e o futuro seja uma releitura com atualizações tecnológicas. Vejo isso como um respeito à nossa história e cultura”, comenta Sadi, adepto do movimento nostálgico.

E mesmo empolgado ao ver suas referências preferidas voltando ao topo, o maquiador chama a atenção para a importância de respeitar os próprios gostos, fazendo releituras e adaptando a tendência ao seu gosto, e não o contrário.

Kendall Jenner com as sobrancelhas expressivamente mais finas e com trancinhas emoldurando o rosto
Kendall Jenner com as sobrancelhas expressivamente mais finas e com trancinhas emoldurando o rosto (foto: Instagram/Reprodução)

Presilhas e meio-preso

Eron Araújo, especialista em cabelos da Amend, comenta que, nos anos 1990, a mulher brasileira esteve muito presa a algumas tendências impositivas. Entre elas, o cabelo muito longo e liso, o que não se encaixava na diversidade das madeixas brasileiras.

A chapinha, o alisamento e a progressiva foram muito presentes. Embora acredite que a mulher que gosta dos fios lisos, sem volume e divididos no meio, como as modelos da época, deva usá-los, o especialista é totalmente contra imposições e, definitivamente, não quer vê-las na moda.

Nos anos 2000, embora os lisos e compridos seguissem firmes, os penteados semi-presos começaram a ganhar espaço e, com eles, as presilhas, os tic tacs e as piranhas. E aos poucos, todos estão de volta. “Existia a vontade de ousar mais no penteado e na aparência, mas ainda predominava o desejo de mostrar o comprimento longo. As duas trancinhas emoldurando o rosto também voltaram a chamar a atenção da moda”, acrescenta Eron.

Rachel Green só não é mais icônica que a própria Jennifer Aniston. Sua maquiagem, cabelo e estilo marcaram toda uma época  e continuam sendo referência
Rachel Green só não é mais icônica que a própria Jennifer Aniston. Sua maquiagem, cabelo e estilo marcaram toda uma época e continuam sendo referência (foto: Pinterest/Reprodução)

Após quase 30 anos, o especialista ressalta a libertação da mulher e a celebração da diversidade nas texturas, nos cortes e nas cores dos cabelos. Para Eron, a brasileira viveu a construção da liberdade na beleza, o que não a impede de buscar referências positivas no passado e adaptá-las ao presente.

As trancinhas que emolduravam os fios super lisos hoje vêm acompanhadas de cabelos cacheados e crespos cheios de volume. As presilhas coloridas de borboleta ou o tic tac delicado enfeitam desde os mais curtos aos mais longos e, assim, é possível revisitar como inspiração, não imposição. O mesmo vale para as sobrancelhas finas.

Cartaz da série documental A revolução das Spice Girls
Cartaz da série documental A revolução das Spice Girls (foto: GNT/ Divulgação)

Apesar de estarem na moda de novo, podem não ser uma boa opção para quem já tem uma estrutura mais grossa. Com a depilação excessiva, os fios podem desaparecer e nunca mais voltar ao formato original, por exemplo.

Na hora de investir nas tendências de beleza, é importante considerar seu gosto e as características naturais do cabelo, sobrancelha, rosto e corpo e nunca esquecer que, mais importante do que se olhar no espelho e estar “na moda”, é se olhar e se amar.

  • A influencer Kylie Jenner com as sobrancelhas mais finas, os cabelos lisos, compridos e divididos ao meio e com gloss noa lábios Instagram/Reprodução
  • Kendall Jenner com as sobrancelhas expressivamente mais finas e com trancinhas emoldurando o rosto Instagram/Reprodução
  • As sobrancelhas finas de Bella Hadid Instagram/Reprodução
  • Britney Spears, Kirsten Dunst e Mandy Moore, as queridinhas dos anos 1990 e 2000 investindo nos penteados mais usados Pinterest/Reprodução
  • Rachel Green só não é mais icônica que a própria Jennifer Aniston. Sua maquiagem, cabelo e estilo marcaram toda uma época e continuam sendo referência Pinterest/Reprodução
  • Os fios longos, lisos e divididos ao meio de Avril Lavigne e seus olhos marcados com lápis preto Pinterest/Reprodução
  • A modelo Bella Hadid gosta de manter as sobrancelhas bem finas Reprodução/Instagram
  • Cartaz da série documental A revolução das Spice Girls GNT/ Divulgação
  • Crédito: Reprodução/Internet. Revista. 16/08/2020. Beleza. Sobrancelhas. Reprodu??o/Internet
  • 01/01/1996. Crédito: Tim Roney/Reprodução. Cantora Geri Halliwell, do grupo Spice Girls. Tim Roney/Reprodução

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação