MODA

Rosa vibrante é a cor tendência da temporada. Saiba como usar

Dos desfiles de alta costura aos eventos casuais, o rosa vibrante tomou conta de todas as esferas fashion e está longe de sair das vitrines

Letícia Mouhamad*
postado em 07/08/2022 08:00 / atualizado em 08/08/2022 08:49
 (crédito: ANGELA  WEISS)
(crédito: ANGELA WEISS)

Quem não se recorda dos filmes americanos com protagonistas loiras, jovens, abastadas e, normalmente, de personalidades esnobes ou, no mínimo, fúteis? Certamente você já deve ter assistido a algum longa assim na Sessão da Tarde. As Patricinhas de Beverly Hills, Legalmente Loira e High School Music são exemplos pontuais. Nestes, as estéticas das personagens tinham como plano de fundo a mesma cor, o famigerado rosa.

E o movimento não parou no cinema; clipes musicais, decoração e até brinquedos ditos "femininos" aderiram ao visual. Mas, como toda tendência que vem, "vai", o tom ficou de lado e cedeu lugar a outras paletas. Eis que cerca de 20 anos depois, o pink regressa, agora com novos significados e maior destaque, em especial na moda, como se observou nos desfiles de grandes grifes como Valentino e Chanel.

  • Modelo apresenta uma criação para a coleção de Alta Costura Feminina de Ronald van der Kemp (RVDK) Outono Inverno 2022-2023 durante desfile de moda da Semana de Moda de Paris em 2022 Christophe Archambault/ AFP
  • A atriz Kiki Layne no Met Gala 2022, em Nova York ANGELA WEISS
  • Pink também nos acessórios. Desfile da grife Valentino Valentino/Divulgação
  • Desfile Valentino Paris 2022/2023 Valentino/Divulgação
  • Modelo apresenta uma criação para a Chanel durante a Semana de Moda de Alta Costura Feminina Primavera-Verão 2023 em Paris, em 2022 Christophe Archambault/ AFP
  • O monocromático foi a escolha do ator Sebastian Stan no Met Gala 2022, em Nova York ANGELA WEISS
  • O modelo inglês Brooklyn Beckham e sua esposa, a atriz norte-americana Nicola Peltz, no Met Gala 2022, em Nova York ANGELA WEISS
  • A estética "Barbiecore" chegou com tudo após o anúncio do longa sobre a boneca, com lançamento previsto para 2023 e protagonizado por Margot Robbie Reprodução/Pinterest
  • Atriz Zendaya vestindo conjunto de alfaiataria rosa em tapete vermelho Reprodução/Pinterest
  • Orchid Flower nas composições de Anne Hathaway e de Hwasa Bonds no desfile Valentino Fashion Week Reprodução/Pinterest
  • Cantora Ludmilla com vestido rosa Ludmilla/Reprodução Instagram
  • Tendência "Barbiecore" foi inspiração para o look da artista Gloria Groove Reprodução: Gloria Groove/Instagram

A orchid flower, como também é conhecida, foi eleita pela empresa de previsão de tendências WGSN como a cor de 2022 e, apesar de ter sido mais voltada ao verão, a expectativa é que se mantenha em alta até 2023. Como pontua a designer de moda Laís Xavier, essa estética acompanha o pós-pandemia e se relaciona diretamente com o dopamine dressing — no qual o vestir-se pode ser determinante para melhorar o humor.

Esse contexto justifica, portanto, a nova energia que o tom transmite: menos estereótipo de gênero e mais intensidade, positividade e alegria (para todos). Ademais, com o revival dos anos 2000, expressividade e exagero não ficariam de fora. A estética chamada "Barbiecore", inclusive, que se inspira no visual da boneca, é a maior prova de que, em uma composição bem pensada, rosa da cabeça aos pés não faz mal; é sinônimo de sucesso.

Afinal, o rosa vibrante vale para tudo?

Segundo a consultora de imagem e professora de moda Nina Stellato (@ninastellato.styling), sim! Para looks formais e ambientes corporativos, a sugestão é optar pela alfaiataria, que traz mais peso para a composição. Já para cenários informais, vale incluir o rosa nas minissaias e croppeds. "Para ousar, escolha botas pink com salto plataforma, outra tendência direta dos anos 2000. Se você é mais discreta, aposte em t-shirts ou em acessórios como brincos e colares, combinando-os com tons neutros como branco, bege ou cinza claro", recomenda.

E, por falar em composições com outras cores, nada de certo ou errado. É possível fazer a combinação que quiser, segundo a imagem que se deseja transmitir, de harmonia ou de contraste. No primeiro caso, a mensagem disseminada é de elegância, formalidade e leveza. Para alcançá-la, busque combinações em tom sobre tom ou com cores neutras; em peças rosas, priorize aquelas mais suaves e claras.

Já a imagem de contraste passa a ideia de força, informalidade e modernidade. Se esse for o objetivo, vale associar a cor vibrante com preto, azul ou laranja. "Quer deixar o look mais criativo? Use com um verde bem intenso. As combinações pink, laranja e verde, e pink, azul e verde são apostas certeiras. Com o vermelho intenso, carrega muita informação de moda e o sentimento de confiança", garante.

Além disso, diferentemente do que pode sugerir, o monocromático não precisa estar ligado a estéticas infantis ou delicadas demais. Peças mais largas de alfaiataria, como blazers e calças oversized, por exemplo, transmitem força visual. Quanto aos sapatos, escolha aqueles mais pesados (coturnos, saltos tratorados ou tênis chunky). Acessórios pretos também são uma boa opção para looks completamente rosas.

Na onda do ‘Barbiecore’ e na contramão de antigos costumes 

Dirigido por Greta Gerwig e com previsão para ser lançado em 2023, o longa Barbie conta a história da boneca da Mattel, linha de brinquedos cobiçada por muitas crianças. Em moldes de comédia romântica, o filme promete um enredo com uma roupagem mais “atual”: em "Barbieland", uma das bonecas é expulsa após perceber-se diferente das demais, partindo para uma aventura no "mundo real", no qual descobre que beleza vai além das aparências. Margot Robbie e Ryan Gosling dão vida ao casal de protagonistas Barbie e Ken.

Esse é mais um exemplo de como é possível adaptar antigas narrativas a discursos contemporâneos. Afinal, com a volta das tendências dos anos 2000, teme-se, também, o retorno de comportamentos da época. Isso porque crescer na década passada exigiu força emocional de muitas meninas no que tange à autoestima — entre tantos padrões de beleza, o que mais ganhou os holofotes da mídia foi o da magreza extrema. A expectativa, portanto, é de que essa onda de nostalgia venha com um novo olhar, mais inclusivo e diverso.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

 

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