MODA

Calça skinny: motivos para não abandonar essa peça prática

Modelos amplos ganham cada vez mais espaço no armário e tem gente aposentando a calça sequinha. Mas a peça é prática e é possível usá-la com muito estilo

Giovanna Fischborn  
postado em 28/08/2022 07:13 / atualizado em 29/08/2022 16:48
 (crédito: AMARO/Divulgação)
(crédito: AMARO/Divulgação)

A modelagem skinny é justa no comprimento, do quadril aos tornozelos. Por muito tempo, ela foi tão indispensável quanto uma camiseta branca básica. Mas, nos últimos anos, a moda deu preferência a outras proporções, principalmente, o pessoal da geração Z, que chegou a definir o uso da calça skinny como algo "cringe", ou seja, brega. Cá entre nós, embora muitas pessoas estejam se aventurando nas peças amplas, cargos e pantalonas, é difícil encontrar alguém que não tenha uma skinny no armário.

Para Marcela Moura, da Persone Imagem, o modelo sequinho tem muito a oferecer. No passado, a top model Kate Moss foi uma das principais responsáveis por viralizar a peça, que evidencia as pernas e tem efeito modelador.

Agora, com o streetwear em uma nova fase, a consultora acredita que a skinny tenha sido abandonada — momentaneamente — devido à busca pelo conforto das peças oversized (largas) e de um movimento dos mais jovens que busca desconstruir estilos tradicionais.

Opinião compartilhada pela consultora de imagem Lilian Lemos, especializada em atendimento para mulheres plus size. "Quando surgiu, foi uma novidade por causa do stretch (elastano) e fez muito sucesso nos anos 2000 e 2010. Prática, as pessoas ainda usam e, no futuro, voltará com força", comenta.

Dá para usar, sim!

  • Uma terceira peça alongada, que vai até, no mínimo, o início da virilha, cobre onde a calça fica mais ajustada e deixa o visual elegante Reprodução/Instagram
  • A skinny era o "uniforme" da top Kate Moss quando ela não estava nas passarelas Reprodução/Pinterest
  • Olivia Palermo apostou em um look monocromático e deixou o ponto de luz na bolsa Reprodução/Pinterest
  • Sempre antenada, Thássia Naves combinou a calça com o coturno e alongou a silhueta Reprodução/Instagram
  • Um dos poucos modelos que vai bem com qualquer calçado — e um dos melhores para usar com bota. Aqui ela vai por cima da calça e fica em evidência. Oportunidade para testar a western, aquela com carinha country, que está em alta Reprodução/Instagram
  • Aqui, a consultora Lilian Lemos usou a calça sequinha na mesma cor do blazer. O slingback e os acessórios adaptam o modelo para um visual corporativo Hay Torres

Para a especialista, a fórmula do look com calça skinny segue três regras: número certo da peça, material resistente e cores densas. Há quem, pensando que a skinny estica, opte por uma numeração menor do que a de costume. Só que pode ficar parecendo uma legging e, muitas vezes, acabar marcando o corpo e apertando demais. "É preciso conseguir sentar e levantar com facilidade", indica Lilian.

Quando se fala em textura, a dica é evitar crepes muito finos e tecidos delicados, como o cetim, que não sustentam tão bem o movimento do corpo e tendem a revelar a lingerie. O terceiro item da lista sugere dar preferência a uma skinny de cor única e densa, em vez das muito desbotadas — seria escolher uma calça jeans toda azul-escuro ou, para quem gosta de um colorido, toda no verde-menta, por exemplo.

Marcela e Lilian concordam em um outro ponto: a modelagem justa pede um contraponto na parte de cima. Camisas, camisetas larguinhas e blusas ombro a ombro equilibram a silhueta e caem bem. "Usar uma terceira peça, como um colete de alfaiataria ou um cardigan, traz informação de moda e disfarça a marcação da curva do bumbum, onde a skinny fica mais ajustada", completa Marcela.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação