Evento

Eventos de moda circular e sustentável tomam conta da capital

Feiras ocorrem neste sábado (17/9), no Conic e no Infinu, e é uma boa oportunidade para quem gosta de garimpar roupas e acessórios vintage e contemporâneos

Letícia Mouhamad*
postado em 16/09/2022 13:34 / atualizado em 16/09/2022 15:23
No Instagram do projeto, é possível conferir lives sobre branding, precificação e visual merchandising -  (crédito:  Technogamia)
No Instagram do projeto, é possível conferir lives sobre branding, precificação e visual merchandising - (crédito: Technogamia)

Os brasilienses fãs de bons garimpos e de moda vintage estão com sorte! Neste fim de semana, a cidade recebe dois eventos: o Festival de Brechós Ao Desapego e a Feira Vintage Mania. Ambos visam fortalecer a economia circular e valorizar os empreendimentos locais, abrindo caminho, também, para novos artistas e estilistas.

Em sua sétima edição presencial após a pandemia, o Ao Desapego promete “provocar uma relação diferente com a cultura de consumo estabelecida, promovendo um grande desapego de conceitos, moldes e padrões ultrapassados”. O evento ocorre das 13h às 19h deste sábado (17/9), na Praça Central do Conic.

Com mais de 10 anos de existência, o projeto apresenta, agora, outra dinâmica. Além dos brechós vintage, que tiveram uma alta nos preços, por incluírem peças raras e de grifes, o espaço será destinado aos brechós com curadorias mais contemporâneas, como explica Carol Monteiro, produtora do festival.

Ademais, o estímulo aos empreendedores do setor vindos de todo o DF, e não somente do Plano Piloto, potencializa o time de expositores — serão mais de 25, incluindo marcas autorais que começaram no mercado de segunda mão e caminharam para a criação das próprias coleções.

Entre os participantes, estarão presentes nomes já conhecidos, como o Brechó do Bine e o Touché Moda Sustentável. Há espaço, ainda, para iniciativas que comparecerão pela primeira vez ao evento, mais àquelas voltadas ao rework e ao upcycling.

“A galera entendeu o valor de ter uma roupa que já foi usada, mas que está totalmente repaginada pelo trabalho de um artista plástico ou de um estilista. Fico muito feliz em como isso traz um público diverso e antenado às tendências, mais livres, descontraídas, agênero e para todos os corpos”, conta Carol.

No Instagram do Ao Desapego, os interessados podem participar de um sorteio cujo prêmios são um voucher de R$ 100,00 e dois ingressos para o show da cantora Valesca Popozuda, que acontecerá em seguida, no bar Birosca. Mas corra, pois os resultados serão divulgados nesta sexta-feira (16/9), às 18h, nos stories do perfil.

“Amantes de vintage, uni-vos!”

Sabe aquela curiosidade pelo que veio do passado, muito antes da própria existência, mas que, estranhamente, provoca uma sensação de nostalgia? Para além das músicas e dos filmes, há quem aprecie (e abrace) toda a estética, dos objetos de época às roupas verdadeiramente garimpadas.

Pensando nisso, o “antiquário de vestir” Lixomania Vintage idealizou a Feira Vintage Mania, um “encontro de amantes de peças com história e alta qualidade”, como é descrito no Instagram do evento, que ocorre neste sánado (17/9), das 12h às 20h, no Infinu Comunidade Criativa. Entre os expositores estarão brechós como o Sex Machine, o Caixote, o Acervo Amora e o Unicórnio Vintage.

E não para por aí. Aos apreciadores de antiguidades, o Scaravelho - Objetos em Cena apresentará uma seleção de vinis e máquinas de escrever; enquanto o Bom e Velho ficará por conta de móveis e artigos de decoração. Flashes tattoos, drinks e muita música boa completam o time de atrações.

PROGRAMAÇÃO:
Ao Desapego
Data: sábado (17/9)
Local: Praça Central do Conic
Horário: das 13h às 19h

Feira Vintage Mania
Data: sábado (17/9)
Local: infinu (506 Sul)
Horário: das 12h às 20h

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Edição passada do Ao Desapego
    Edição passada do Ao Desapego Foto: Divulgação/ Ao Desapego
  • Edição passada do evento
    Edição passada do evento Foto: Divulgação/ Ao Desapego
  • Jaqueta customizada para exposição no Ao Desapego
    Jaqueta customizada para exposição no Ao Desapego Foto: Divulgação/ Ao Desapego
  • Edição passada do evento
    Edição passada do evento Foto: Technogamia
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação