CASACOR

Maioria de mulheres expondo na CasaCor 2022 evidencia talento feminino

Dos 80 profissionais que expõem na mostra deste ano, 58 são mulheres. Conheça algumas dessas profissionais

Débora Oliveira
postado em 30/10/2022 08:00 / atualizado em 04/11/2022 17:21
 (crédito:  Julia Totoli)
(crédito: Julia Totoli)

A edição comemorativa aos 30 anos da CasaCor Brasília está chegando ao final de sua temporada e surpreendeu por diversos aspectos — pela escolha do local, o icônico estádio Mané Garrincha, passando pelos ambientes singulares e, especialmente, pela quantidade de profissionais mulheres que assinam os espaços disputados da mostra.

Gerenciada pelas sócias Sheila Podestá, Moema Leão e Eliane Martins, a exposição reúne novos nomes da arquitetura, do design de interiores e do paisagismo, movimenta o mercado de decoração e impulsiona a economia local. Nesta edição, foram 52 ambientes e o elenco conta com mais de 80 profissionais — destes, 58 são mulheres, número maior do que a edição do ano passado. O feito mostra o talento, a força e o empoderamento das profissionais, que dominam o evento e inspiram outras mulheres.

Entre os destaques deste ano estão as estreantes Joyce França, Rafaella Preusse, Raquel Maciel e Rebeca Lora, que mostram o poder da união, da convergência e da criatividade. Juntas, as profissionais assinam o Espaço Sebrae. Com 90m², o ambiente surpreende com escolhas orgânicas, leves e pensadas para contemplar, no todo e nos detalhes, o tema da mostra deste ano, o Infinito Particular.

Sobre o conceito do espaço, elas ressaltam que vem da história da cidade, que é o símbolo da arquitetura moderna, desenvolvida em um cerrado deserto. "Como disse Lucio Costa, 'a cidade nasceu do gesto primário de quem assinala um lugar ou dele toma posse: dois eixos cruzando-se em ângulo reto'." Atentas ao legado histórico e arquitetônico da cidade, as profissionais levam para a mostra novas possibilidades de aplicações de materiais, com blocos de vidro na fachada, textura na parede, no teto e nos nichos e pastilha nos mostruários curvos.

Outro destaque é a arquiteta Larissa Dias, que assina o seu 13º ambiente na CasaCor Brasília. Reconhecida por sua singular e elegante assinatura, Larissa aposta na integração do externo com o interno, em um espaço amplo, convidativo, leve e sofisticado. Com 133m² e batizado de Janelas do Nosso Mar, o espaço vem com um toque moderno suavizado pelas formas orgânicas dos painéis e do mobiliário. Entre as tendências exploradas, Larissa aponta o uso de madeira com tons claros, que proporciona o aconchego característico, com suavidade e sofisticação, além do teto no tom amadeirado "Oasis".

Larissa Dias assina seu 13º ambiente
Larissa Dias assina seu 13º ambiente (foto: César Rebouças)

Referência dentro e fora da mostra, a arquiteta inspira, incentiva e troca conhecimento com as colaboradoras que fazem parte do seu escritório. A empresa que leva o seu nome é composta exclusivamente por mulheres.

Única, elegante e surpreendente, a Suíte Mozzafiato marca a estreia da arquiteta Ana Karolina Magalhães, sócia do escritório Relato Arquitetos. Com um ambiente digno da edição comemorativa, a profissional aposta em exclusividade, formas orgânicas e soluções naturais, como o mármore.

Ana Karolina Magalhães é estreante
Ana Karolina Magalhães é estreante (foto: César Rebouças)

"Infinito particular para nós é liberdade, onde seu usuário pode expressar sua personalidade e excentricidade sem medo de se expor, um lugar que nos transporta para um refúgio, e onde podemos desfrutar o nosso eu, vivenciando, assim, a fundo, seus locais e pensamentos mais íntimos", explica uma das autoras da suíte master com ar de loft italiano.

Até 2 de novembro o público pode conferir de perto o talento dessas e de outras mulheres que inovam, ditam tendências e inspiram o meio. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação