CASACOR

Maioria de mulheres expondo na CasaCor 2022 evidencia talento feminino

Dos 80 profissionais que expõem na mostra deste ano, 58 são mulheres. Conheça algumas dessas profissionais

A edição comemorativa aos 30 anos da CasaCor Brasília está chegando ao final de sua temporada e surpreendeu por diversos aspectos — pela escolha do local, o icônico estádio Mané Garrincha, passando pelos ambientes singulares e, especialmente, pela quantidade de profissionais mulheres que assinam os espaços disputados da mostra.

Gerenciada pelas sócias Sheila Podestá, Moema Leão e Eliane Martins, a exposição reúne novos nomes da arquitetura, do design de interiores e do paisagismo, movimenta o mercado de decoração e impulsiona a economia local. Nesta edição, foram 52 ambientes e o elenco conta com mais de 80 profissionais — destes, 58 são mulheres, número maior do que a edição do ano passado. O feito mostra o talento, a força e o empoderamento das profissionais, que dominam o evento e inspiram outras mulheres.

Entre os destaques deste ano estão as estreantes Joyce França, Rafaella Preusse, Raquel Maciel e Rebeca Lora, que mostram o poder da união, da convergência e da criatividade. Juntas, as profissionais assinam o Espaço Sebrae. Com 90m², o ambiente surpreende com escolhas orgânicas, leves e pensadas para contemplar, no todo e nos detalhes, o tema da mostra deste ano, o Infinito Particular.

Saiba Mais

Sobre o conceito do espaço, elas ressaltam que vem da história da cidade, que é o símbolo da arquitetura moderna, desenvolvida em um cerrado deserto. "Como disse Lucio Costa, 'a cidade nasceu do gesto primário de quem assinala um lugar ou dele toma posse: dois eixos cruzando-se em ângulo reto'." Atentas ao legado histórico e arquitetônico da cidade, as profissionais levam para a mostra novas possibilidades de aplicações de materiais, com blocos de vidro na fachada, textura na parede, no teto e nos nichos e pastilha nos mostruários curvos.

Outro destaque é a arquiteta Larissa Dias, que assina o seu 13º ambiente na CasaCor Brasília. Reconhecida por sua singular e elegante assinatura, Larissa aposta na integração do externo com o interno, em um espaço amplo, convidativo, leve e sofisticado. Com 133m² e batizado de Janelas do Nosso Mar, o espaço vem com um toque moderno suavizado pelas formas orgânicas dos painéis e do mobiliário. Entre as tendências exploradas, Larissa aponta o uso de madeira com tons claros, que proporciona o aconchego característico, com suavidade e sofisticação, além do teto no tom amadeirado "Oasis".

César Rebouças - Larissa Dias assina seu 13º ambiente

Referência dentro e fora da mostra, a arquiteta inspira, incentiva e troca conhecimento com as colaboradoras que fazem parte do seu escritório. A empresa que leva o seu nome é composta exclusivamente por mulheres.

Única, elegante e surpreendente, a Suíte Mozzafiato marca a estreia da arquiteta Ana Karolina Magalhães, sócia do escritório Relato Arquitetos. Com um ambiente digno da edição comemorativa, a profissional aposta em exclusividade, formas orgânicas e soluções naturais, como o mármore.

César Rebouças - Ana Karolina Magalhães é estreante

"Infinito particular para nós é liberdade, onde seu usuário pode expressar sua personalidade e excentricidade sem medo de se expor, um lugar que nos transporta para um refúgio, e onde podemos desfrutar o nosso eu, vivenciando, assim, a fundo, seus locais e pensamentos mais íntimos", explica uma das autoras da suíte master com ar de loft italiano.

Até 2 de novembro o público pode conferir de perto o talento dessas e de outras mulheres que inovam, ditam tendências e inspiram o meio.