Decoração

Conheça algumas características dos projetos arquitetônicos comerciais

Projetos comerciais e suas particularidades também foram destaques na CasaCor 2022. Buscar inspirações para valorizar os espaços e o que está à venda neles é mais uma das vantagens da mostra

Ailim Cabral
postado em 10/11/2022 06:00 / atualizado em 16/11/2022 23:59
 (crédito:  Julia Totoli/Divulgação)
(crédito: Julia Totoli/Divulgação)

Ao longo dos últimos meses, a nossa seção de Casa foi tomada pelas tendências de decoração apresentadas na CasaCor Brasília 2022. A mostra trouxe as novidades em quartos, salas, banheiros, camas, tecidos, obras de arte, entre outros. 

Mas não é somente no que diz respeito às inspirações para o lar que a CasaCor pode ajudar a inspirar. Os restaurantes e as lojas do espaço também são criados meticulosamente pelos profissionais de decoração da cidade e podem trazer novos ares para quem pretende iniciar ou reformar um projeto comercial.

Estreante na CasaCor, a arquiteta e urbanista Rebeca Faria Lora explica que ao criar espaços comerciais é importante ter em mente a função que o lugar vai exercer. Esse foi, inclusive, um dos desafios encontrados por ela e pelas parceiras de projeto, Joyce França, Rafaella Preusse, Raquel Maciel, na hora de pensar o Espaço Sebrae.

Era necessário criar um ambiente que pudesse ser o lar de quatro tipos de produto diferentes: design, moda, artesanato e produtos alimentícios. E se tratando da CasaCor, não bastava apenas ser funcional, o espaço precisava ser inovador e ter uma identidade própria. "Precisávamos encontrar um equilíbrio em que o projeto pudesse chamar atenção por si só, mas que, ao mesmo tempo, não roubasse a atenção dos produtos ou os deixasse em segundo plano", comenta Rebeca.

Dois ângulos do Espaço Sebrae: desafio de criar um ambiente que pudesse ser o lar de  quatro tipos de produto diferentes: design, moda, artesanato e produtos alimentícios
Dois ângulos do Espaço Sebrae: desafio de criar um ambiente que pudesse ser o lar de quatro tipos de produto diferentes: design, moda, artesanato e produtos alimentícios (foto: Julia Totoli/Divulgação)

Uma das estratégias das arquitetas foi criar expositores em formato de arquibancada, de forma que qualquer tipo de produto, incluindo diferentes formatos e alturas pudessem ser dispostos. As pastilhas em tons neutros foram outra maneira encontrada para dar destaque aos objetos à venda.

Além das arquibancadas, nichos na parede branca com iluminação de baixo para cima permitem que alimentos ou acessórios sejam exibidos. As formas orgânicas e os toques de cor em áreas específicas deram um ar único ao projeto.

Para a exposição de peças de roupa, cabideiros estilosos foram o truque perfeito. Sem vestimentas penduradas, eles se transformam em objetos de design no espaço. Rebeca comenta que essa multifuncionalidade é uma das estratégias que permite aos espaços comerciais uma versatilidade maior, sem roubar a atenção dos produtos.

Dois ângulos do Espaço Sebrae: desafio de criar um ambiente que pudesse ser o lar de  quatro tipos de produto diferentes: design, moda, artesanato e produtos alimentícios
Dois ângulos do Espaço Sebrae: desafio de criar um ambiente que pudesse ser o lar de quatro tipos de produto diferentes: design, moda, artesanato e produtos alimentícios (foto: Julia Totoli/Divulgação)

O brilho das pedras preciosas

Pela primeira vez uma joalheria fez parte da mostra e, além do brilho dos diamantes e pedras preciosas que encantaram os visitantes, o ambiente em si também chamou bastante atenção. O Ateliê do Joalheiro, criado pelos escritórios MSA Arquitetura & Interiores e ON Arquitetura, e vencedor do Prêmio CasaCor Correio Braziliense de Melhor Projeto Comercial, teve um aspecto bem diferente dos outros espaços. Enquanto as formas orgânicas dominaram a mostra, o quadrado e o retângulo são predominantes e quase que absolutos nessa área de 35m².

Matheus Alves, do MSA Arquitetura & Interiores, comenta que as formas foram intencionais. Em primeiro lugar, elas causam um impacto no visitante, que depois de passar por inúmeros cômodos mais orgânicos, se depara com as linhas retas e bem definidas da joalheria. Em segundo, o objetivo era que o espaço cumprisse a sua função como "a caixinha" em que estariam expostas as joias.

O Ateliê do Joalheiro foi eleito o melhor projeto  comercial no Prêmio Correio Braziliense CasaCor
O Ateliê do Joalheiro foi eleito o melhor projeto comercial no Prêmio Correio Braziliense CasaCor (foto: Fred Schueler)

"O protagonismo precisava ser dos produtos que estariam ali, nosso ambiente deveria valorizar e permitir que os visitantes enxergassem as criações dos joalheiros. Usando espaços mais definidos, as formas orgânicas das joias teriam ainda mais destaque", explica o designer de interiores.

Luciana Canalli, do On Arquitetura, acrescenta que a ideia era unir o conceito de um ateliê, mais rústico, com um ambiente um pouco mais glamouroso, que é uma joalheria. "Assim, temos a contraposição do bruto, que é o estado inicial; com o belo, que define a peça já finalizada. O metal, a pedra natural e o vidro representam a matéria-prima, mais bruta e que depois se transforma na joia", detalha a arquiteta.

Mesas de atendimento no Ateliê do  Joalheiro: funcionalidade e beleza
Mesas de atendimento no Ateliê do Joalheiro: funcionalidade e beleza (foto: Fred Schueler)

Uma das designers de joias que levou suas peças para a CasaCor, Ana Paula Bottecchia comenta sobre a escolha dos profissionais por expositores mais planos e retos. "Gostei muito dessa escolha deles. O projeto elegante trouxe traços de Brasília e, ao mesmo tempo, força e atenção, direciona o foco para as joias."

Os traços da capital são os queridinhos de Ana, que é brasiliense, assim como sua marca, a Bottecchia. Além de sentir que as peças foram valorizadas pelo formato escolhido por Matheus e Luciana, ela elogiou o uso da iluminação no projeto. "Quando vamos expor joias com pedras preciosas, a luz é o que permite que o cliente enxergue todos os detalhes e saiba, inclusive, qual é o brilho e a cor real das pedras", acrescenta.

Colar Violeta, lançado na edição da CasaCor
Colar Violeta, lançado na edição da CasaCor (foto: Bottecchia/Divulgação)

A designer comemora ainda a criação de uma joalheria na mostra e confessa se sentir honrada por poder participar da edição de 30 anos do evento em sua cidade natal. As joias escolhidas por Ana refletem o orgulho pela cidade. Ela expôs as queridinhas da marca e aproveitou o momento e o espaço históricos para adiantar o lançamento de uma peça da coleção de 2023, um colar de ametista. "O colar violeta é um spoiler da nossa coleção e achei que seria uma honra levá-lo para o estádio."

 

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  • 22 --11-02 CasaCor 2022 - Espaço Sebrae - Projetos comerciais
    22 --11-02 CasaCor 2022 - Espaço Sebrae - Projetos comerciais Foto: Julia Totoli/Divulgação
  • Dois ângulos do Espaço Sebrae: desafio de criar um ambiente que pudesse ser o lar de 
quatro tipos de produto diferentes: design, moda, artesanato e produtos alimentícios
    Dois ângulos do Espaço Sebrae: desafio de criar um ambiente que pudesse ser o lar de quatro tipos de produto diferentes: design, moda, artesanato e produtos alimentícios Foto: Julia Totoli/Divulgação
  • Mesas de atendimento no Ateliê do 
Joalheiro: funcionalidade e beleza
    Mesas de atendimento no Ateliê do Joalheiro: funcionalidade e beleza Foto: Fred Schueler/Divulgação
  • O Ateliê do Joalheiro foi eleito o melhor projeto 
comercial no Prêmio Correio Braziliense CasaCor
    O Ateliê do Joalheiro foi eleito o melhor projeto comercial no Prêmio Correio Braziliense CasaCor Foto: Fred Schueler/Divulgação
  • Colar Violeta, lançado na edição da CasaCor
    Colar Violeta, lançado na edição da CasaCor Foto: Bottecchia/Divulgação
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