Turismo

Cidades para viver um Natal à brasileira e digno de filmes natalinos!

A Revista selecionou quatro cidades que, nesta época do ano, se enchem de luzes, cores e sons para levar a magia natalina a moradores e visitantes

Patrick Selvatti
postado em 30/11/2022 06:00
 (crédito: Daniel Castellano/Divulgação)
(crédito: Daniel Castellano/Divulgação)

Está comprovado: decoração de Natal deixa as pessoas mais felizes. De acordo com estudo realizado em 2017 pelo psicanalista norte-americano Steve McKeown, lembranças da infância são acionadas no momento em que os enfeites natalinos começam a ser preparados. A combinação de luzes, símbolos mitológicos e a montagem da árvore com os presentes traz às festividades de fim de ano uma associação nostálgica com sentimentos pueris, que permitem com que a magia renasça e alivie o estresse do dia a dia. Até mesmo quem sofre com a síndrome de Grinch, lá no fundo, reconhece — e talvez seja justamente esse excesso de alegria que tanto incomoda o personagem com o qual muitos haters do Natal se identificam.

No ano passado, o projeto Brasília Iluminada — com estrutura gigantesca de 415 mil metros quadrados erguida entre o Eixo Monumental e a Esplanada dos Ministérios — garantiu ao brasiliense uma razão encantadora para permanecer na cidade no fim do ano, em uma época ainda de restrições por conta da pandemia, como também atraiu inúmeros turistas para a capital do país. Para este ano, a programação foi renovada, com a promessa de mais atrações e uma belíssima decoração para encantar o público na época mais colorida do ano.

Com esse projeto, Brasília entrou de vez no rol das cidades que investem em decoração natalina para atrair o turismo neste período propício para viagens. Além da prata da casa, a Revista separou outros quatro locais onde os enfeites de Natal se tornam cartões-postais para famílias, casais apaixonados e grupos de amigos que programam fazer as malas no mês de dezembro. Prepare o smartphone para os melhores registros nas redes sociais e venha com a gente conhecer este roteiro imperdível!

Gramado (RS)

Um dos pontos de refúgio natalino mais tradicionais, e talvez o mais conhecido deles, fica em Gramado, na região serrana do Rio Grande do Sul. A cidade, com sua inspiração europeia, por si só é um destino atrativo e torna-se ainda mais charmosa nesta época do ano. Em sua 37ª edição, o Natal Luz de Gramado segue até 29 de janeiro de 2023. Os espetáculos terminam em 15 de janeiro, mas a decoração é mantida até o fim do mês. Com mais de 10 atrações, entre pagas e gratuitas, a programação não decepciona, com espetáculos memoráveis e uma decoração fascinante que podem levar a um pileque estético.

Dica: Visite o Instagram oficial do evento Natal Luz de Gramado (@natalluzoficial) e saiba como reservar antecipadamente  o seu roteiro preferido.
Dica: Visite o Instagram oficial do evento Natal Luz de Gramado (@natalluzoficial) e saiba como reservar antecipadamente o seu roteiro preferido. (foto: Cleiton Thiele/SerraPress/Divulgação)

No roteiro pago, estão os espetáculos Nativitaten, O Grande Desfile de Natal, O Reino de Natal e a Fantástica Fábrica de Natal. Entre as atrações gratuitas, a cidade oferece a Parada de Páscoa, Vila de Natal, shows na Rua Coberta e o Show de Acendimento.

O Palco Rua Coberta, na famosa rua de mesmo nome, recebe atividades musicais e artistas locais diariamente, a partir das 19h. Já a charmosa Vila de Natal é um simpático vilarejo, bem no meio das Praça das Etnias, que reúne feira de artesanato, espaço gastronômico e palco com intervenções artísticas. É por ali também que se encontra a famosa Casa do Papai Noel, local onde o bonachão de barba branca espera todos que acreditam na magia. Para as crianças, uma farra emocionante. O espaço fica aberto das 9h às 21h, com acesso gratuito.

A Avenida Borges de Medeiros, considerada o coração de Gramado, recebe a banda dos soldadinhos de chumbo, que leva a garotada ao delírio ao preencher o espaço com clássicos da música natalina, junto com Papai Noel e seus ajudantes, que encantam com acrobacias, malabarismo e interação com o público. Esse evento ocorre sextas, sábados e domingos, às 15h. A atração também é gratuita e, por ser a céu aberto, poderá ser cancelada se o clima do dia impedir sua realização.

Campos do Jordão (SP)

Dica: Na Serra da Mantiqueira, existem mais de 100 trilhas catalogadas, muitas com rios e cachoeiras que convidam para aquele momento de renovação de energias na virada do ano.
Dica: Na Serra da Mantiqueira, existem mais de 100 trilhas catalogadas, muitas com rios e cachoeiras que convidam para aquele momento de renovação de energias na virada do ano. (foto: ACE/Divulgação)

A 160km da cidade de São Paulo, Campos do Jordão é destino certo para quem busca um refúgio cultural com opções de entretenimento para a família. Em dezembro, a cidade serrana surge, ainda, como parte da rota dos amantes das decorações natalinas, com uma experiência festiva que há anos encanta e renova as esperanças.

Para esta edição, a organização do Natal dos Sonhos promete trazer mais magia para a charmosa cidade, tão conhecida pelo clima agradável e hospitalidade acolhedora. Entre as atrações previstas está a tradicional iluminação especial na Vila de Natal, um espaço lúdico na praça central, onde especialmente as crianças se encantam com a Casa do Papai Noel. Já os adultos, neste período, podem se deliciar com a oferta de ceias natalinas que entram no cardápio dos restaurantes da cidade, famosa por sua boa gastronomia.

Penedo (RJ)

De notória influência escandinava, presente na arquitetura e na gastronomia, Penedo se torna, em dezembro, uma cidade inteira dedicada ao Natal. No caminho entre São Paulo e Rio de Janeiro, às margens da Via Dutra, o viajante pode fazer um rápido desvio de rota e encontrar o shopping Pequena Finlândia, um espaço a céu aberto que, no fim de ano, se transforma em uma vila com casas de madeira super enfeitadas, incluindo a Casa de Verão do Papai Noel. Desde o ano passado, a cidade, formada por imigrantes finlandeses, também entrega ao público a Fábrica de Sonhos, um espaço montado no Parque Penedo com toda a estrutura típica de um Natal mágico.

 2022 Crédito: Ricardo Junior/Divulgação. Revista. Decoração Natalina. Penedo, ( RJ ) ( Pequena Finlândia )
2022 Crédito: Ricardo Junior/Divulgação. Revista. Decoração Natalina. Penedo, ( RJ ) ( Pequena Finlândia ) (foto: Ricardo Junior/Divulgação)

Curitiba (PR)

A capital do Paraná é conhecida como uma cidade instagramável por causa de seus inúmeros atrativos turísticos. No mês de dezembro, Curitiba se transforma também em destino tradicional para quem deseja curtir o clima de Natal. Por toda a parte é possível encontrar referências natalinas, em uma decoração de encher os olhos. Árvores de Natal com até 22 metros de altura, caixas de presente gigantes, presépios e estrelas de Belém, guirlandas e mantos de luz nas fachadas de prédios históricos são apenas alguns exemplos dos enfeites espalhados pelas ruas. O roteiro pode ser feito a pé ou de carro, oferecendo diversos tipos de experiências aos turistas. Curitiba também é conhecida pelos clássicos corais que, deixam tudo ainda mais bonito, e por celebrar a data com feiras gastronômicas e apresentações culturais.

Dica: Estique a viagem até Morretes, que se situa a apenas 70km da capital. Uma cidade do interior, localizada entre montanhas, com arquitetura colonial e recheada de histórias. O trajeto, realizado de trem, traz um toque ainda mais bucólico.
Dica: Estique a viagem até Morretes, que se situa a apenas 70km da capital. Uma cidade do interior, localizada entre montanhas, com arquitetura colonial e recheada de histórias. O trajeto, realizado de trem, traz um toque ainda mais bucólico. (foto: Daniel Castellano/Divulgação)

 

 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Dica: Visite o Instagram oficial do evento Natal Luz de Gramado (@natalluzoficial) e saiba como reservar antecipadamente 
o seu roteiro preferido.
    Dica: Visite o Instagram oficial do evento Natal Luz de Gramado (@natalluzoficial) e saiba como reservar antecipadamente o seu roteiro preferido. Foto: Cleiton Thiele/SerraPress/Divulgação
  • Dica: Na Serra da Mantiqueira, existem mais de 100 trilhas catalogadas, muitas com rios e cachoeiras que convidam para aquele momento de renovação de energias na virada do ano.
    Dica: Na Serra da Mantiqueira, existem mais de 100 trilhas catalogadas, muitas com rios e cachoeiras que convidam para aquele momento de renovação de energias na virada do ano. Foto: ACE/Divulgação
  •  2022 Crédito: Ricardo Junior/Divulgação. Revista. Decoração Natalina. Penedo, ( RJ ) ( Pequena Finlândia )
    2022 Crédito: Ricardo Junior/Divulgação. Revista. Decoração Natalina. Penedo, ( RJ ) ( Pequena Finlândia ) Foto: Ricardo Junior/Divulgação
  •  2022 Crédito: Reprodução/Facebook. Revista. Decoração Natalina. Natal, ( RN ) ( Árvore de Mirassol )
    2022 Crédito: Reprodução/Facebook. Revista. Decoração Natalina. Natal, ( RN ) ( Árvore de Mirassol ) Foto: Reprodução/Facebook
  •  06/01/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Decoração de Natal - Esplanada.
    06/01/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Decoração de Natal - Esplanada. Foto: Ed Alves/CB
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação