Casa

Entre tramas e texturas: o retorno do crochê ao lar

Que o artesanato voltou com tudo nas passarelas e vitrines, não é novidade. Na decoração, a tendência também segue firme, agora mais moderna e versátil

Por Letícia Mouhamad*
postado em 13/12/2022 07:00
 (crédito: Reprodução/Pinterest)
(crédito: Reprodução/Pinterest)

Visitar a casa dos avós ou de pessoas mais velhas significa deparar-se com elementos que nos transportam no tempo. Da cadeira de balanço ao filtro de barro, nota-se a simplicidade da decoração e a valorização de produtos feitos à mão, característica, em certa medida, bastante brasileira. Afinal, atire a primeira pedra quem nunca entrou em um banheiro com o famoso conjunto de tapetes de crochê ou com tais materiais cobrindo os eletrodomésticos da cozinha.

Pois bem. A tendência retornou, mas não por acaso. Como toda expressão artística, há uma ciclidade em seu auge e em seu declínio. Na moda, por exemplo, assiste-se à volta das calças de cintura baixa, tão renegadas há pouco anos. Já na arquitetura e no design de interiores, a vez é da decoração afetiva, daí a inclusão de artigos feitos de crochê ou de tricô.

A decoração natural da sala de estar deixa o espaço mais afetivo
A decoração natural da sala de estar deixa o espaço mais afetivo (foto: Divulgação/Paula Arantes/ Thaís Rodrigues Arquitetura)

"Por vivermos um boom tecnológico, com muitas decorações pós-modernas, parte da nossa personalidade é apartada do lar, visto que os objetos são facilmente replicados. Por isso, há, agora, a busca por elementos com maior valor simbólico, com o fim de trazer a sensação de pertencimento ao espaço", explica a arquiteta, urbanista e pintora Carmen Jimenez, da Blu Arte e Arquitetura.

Nesse sentido, o crochê, assim como outros artesanatos, tem a característica especial do "fazer com as mãos", tornando as peças únicas e irreplicáveis, uma vez que até erros sutis, como um nó maior que o outro, relembram que "não se pode viver apenas de funcionalidade, mas também de beleza", completa Carmen. Em concordância, a arquiteta Thaís Rodrigues reforça que a história e o afeto por de trás dessas produções potencializam seus significados, tópicos indispensáveis na criação dos seus projetos.

Manta e acessório feito à mão deixa o quarto mais intimista
Manta e acessório feito à mão deixa o quarto mais intimista (foto: Divulgação/Paula Arantes/ Thaís Rodrigues Arquitetura)

Para tornar esse artesanato um diferencial na decoração, vale atentar-se à composição do ambiente, pois mesmo em espaços mais corporativos, que geram a sensação de frieza e impessoalidade, é possível deixar marcas de identidade e, por que não, de afeto. Em consultórios médicos, por exemplo, tais elementos, assim como a madeira e os materiais naturais, podem ser peças-chave para acolher melhor os usuários.

"Hoje, o tricô está tão modernizado, com tantas tramas, cores e texturas, que se tornou atemporal e usual. É um super aliado para cachepôs com vegetação, para adornar uma estante, ou até mesmo como acessório, dando aquele toque final", complementa Thaís. Para a arquiteta, a dica é deixar a criatividade fluir de forma harmônica, equilibrada e proporcional. "Treine o seu olhar e fique atento aos detalhes da produção", finaliza.

Os detalhes em crochê no quarto do bebê deixam o ambiente personalizado
Os detalhes em crochê no quarto do bebê deixam o ambiente personalizado (foto: Fotos: Divulgação/Paula Arantes/ Thaís Rodrigues Arquitetura)

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Os acessórios em crochê no quarto do bebê deixam o ambiente personalizado
    Os acessórios em crochê no quarto do bebê deixam o ambiente personalizado Foto: Fotos: Divulgação/Paula Arantes/ Thaís Rodrigues Arquitetura
  • Manta e acessório feitos à mão deixa o quarto mais intimista
    Manta e acessório feitos à mão deixa o quarto mais intimista Foto: Divulgação/Paula Arantes/ Thaís Rodrigues Arquitetura
  • Detalhe 
no quarto infantil
    Detalhe no quarto infantil Foto: Divulgação/Paula Arantes/ Thaís Rodrigues Arquitetura
  • A decoração natural da sala de estar deixa o espaço mais afetivo
    A decoração natural da sala de estar deixa o espaço mais afetivo Foto: Divulgação/Paula Arantes/ Thaís Rodrigues Arquitetura
  • A decoração com elementos artesanais 
deixa a sala intimista e aconchegante
    A decoração com elementos artesanais deixa a sala intimista e aconchegante Foto: Rafael Renzo/ Casa de Valentina
  • O tradicional tapete de crochê no banheiro
    O tradicional tapete de crochê no banheiro Foto: Reprodução/Pinterest
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação