casa

Uma cozinha acolhedora pode transformar os momentos de refeição em família

É possível transformar um ambiente tão funcional em um lugar agradável apenas com alguns toques na decoração

Por Luna Veloso*
postado em 26/06/2022 10:00 / atualizado em 26/06/2022 15:00
 (crédito:  Reprodução/Pinterest )
(crédito: Reprodução/Pinterest )

O protagonista atual do lar é o aconchego! Nos últimos anos, o minimalismo esteve em alta em todos os campos da decoração. Com inspiração escandinava, as linhas retas, as cores sóbrias e as luzes naturais fizeram parte de diversos ambientes ao redor do mundo. Mas o excesso de elementos frios trouxe a necessidade de mais comodidade e conforto para as tendências de decoração.

A cozinha é um dos principais ambientes de convivência familiar. Trazer, portanto, para a decoração, itens que representam acolhimento, união e bem-estar é essencial. A decoradora Camila Amaral explica quais transformações são fundamentais para tornar esse cantinho da casa o centro de boas memórias, risadas e afeto.

Colocar plantas como um item decorativo é um ótimo primeiro passo. Trazendo um sentimento de tranquilidade e equilíbrio, elas se encaixam muito bem em uma das maiores tendências do momento: o estilo japandi — mistura das inspirações escandinavas com a decoração japonesa, que remete a essa estética natural. O sentimento de aconchego é fruto da combinação de pedras, madeira, fibras, com cores claras e iluminação natural.

É preciso ficar atento às espécies de plantas escolhidas e se estão perto da janela
É preciso ficar atento às espécies de plantas escolhidas e se estão perto da janela (foto: Reprodução/Pinterest )

Natureza em casa

As plantas dão um toque super especial nessa estética, mas é necessário sempre lembrar que seres vivos precisam de cuidados. A Fabiana Ungaretti, da Petit Jardim, aponta algumas espécies mais resistentes, que ficam bem sem água e boa iluminação: dracena compacta, zamioculca, sanseverias (espadas de são Jorge, lanças de ogum etc.) e jiboias.

Arranjos secos são sempre uma boa pedida quando a iluminação natural é zero, já que nesse caso não tem planta que se adapte! Vasos artesanais com formas imperfeitas, de materiais como barro, argila, cimento vão combinar muito com a estética que está sendo criada para o ambiente.

 Os vasos podem ser despostos de várias formas: suspensos, no chão ou sobre bancadas
Os vasos podem ser despostos de várias formas: suspensos, no chão ou sobre bancadas (foto: Reprodução/Pinterest )

Agora, se você tem o privilégio de uma janela grande que receba muita luz durante o dia todo, uma nova leva de espécies é liberada, com marantas, begônias, lírio da paz e muitas outras possibilidades. “O que define a possibilidade da existência de planta em umlocal é a existência de luz natural e ventilação, de resto é o  cuidado”, justifica Fabiana.

Falando em cuidados, cada planta pede um olhar especial, então, é sempre bom perguntar do que a sua precisa antes de comprá-la. Algumas necessitam de água diariamente, outras passam semanas tranquilamente sem serem regadas. Com a adubação ocorre a mesma coisa. As espécies podem ser colocadas sobre bancadas e aparadores, penduradas, em prateleiras ou em vasos no chão. Fique livre para brincar com a disposição dos móveis e os tons de verde de cada planta!

Plantas e detalhes em verde: duas tendências para usar e abusar na cozinha
Plantas e detalhes em verde: duas tendências para usar e abusar na cozinha (foto: Fotos: Reprodução/Pinterest )


Tendências


O verde, aliás, está em alta na decoração das cozinhas. Além de presente nas folhas das plantas, a cor pode vir em forma de revestimentos, marcenaria, pinturas de parede e objetos decorativos. A decoradora Camila Amaral sugere que, ao inserir o verde, em seus vários tons, ele deve ser combinado com elementos em madeira para remeter mais ainda a estética do natural!

Nesta pegada de levar a natureza para o lar, o verde caiu no gosto das cozinhas
Nesta pegada de levar a natureza para o lar, o verde caiu no gosto das cozinhas (foto: Reprodução/Pinterest )

Essa mistura vai estar muito presente nas bancadas e nos armários. O momento também é das linhas curvas virarem as protagonistas. A movimentação orgânica, com suas formas “imperfeitas”, leva
movimento e também traz mais aconchego para o ambiente e ganha o lugar dos recortes retos e estáticos.

Com a presença de muitos objetos arredondados, curvas e texturas, a decoração orgânica traz a sensação de fluidez, leveza e continuidade para o cômodo. Outra questão importante ao pensar na decoração da cozinha é a iluminação. Aqui, ela vai muito além da questão funcional. As lâmpadas são estrategicamente colocadas para criar no ambiente um ar convidativo e acolhedor.

As linhas curvas, a chamada movimentação orgânica, têm ganhado protagonismo
As linhas curvas, a chamada movimentação orgânica, têm ganhado protagonismo (foto: Reprodução/Pinterest )

As luzes com temperaturas quentes ganham espaço, tanto para serem espalhadas pelo ambiente quanto para uso pontual em objetos. A ideia é aproveitar que esse é um cômodo funcional e transformá-lo em um local de relaxamento, além de apenas produtividade.

Talvez uma das maiores novidades para este ano no universo das decorações seja a troca do metal convencional pelo uso do dourado. Camila afirma que será possível notar a presença deles nas torneiras, cubas, luminárias… Uma pitada de sofisticação que casa muito bem com os tons de verde e madeira do resto da decoração.

 Se você quer uma cozinha clean, a combinação madeira clara e branco é uma boa pedida
Se você quer uma cozinha clean, a combinação madeira clara e branco é uma boa pedida (foto: Reprodução/Pinterest )

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Nesta pegada de levar a natureza para o lar, o verde caiu no gosto das cozinhas
    Nesta pegada de levar a natureza para o lar, o verde caiu no gosto das cozinhas Foto: Reprodução/Pinterest
  • Pontos de iluminação ajudam a criar um ambiente convidativo e acolhedor
    Pontos de iluminação ajudam a criar um ambiente convidativo e acolhedor Foto: Reprodução/Pinterest
  • Plantas e detalhes em verde: duas tendências para usar e abusar na cozinha
    Plantas e detalhes em verde: duas tendências para usar e abusar na cozinha Foto: Fotos: Reprodução/Pinterest
  • As linhas curvas, a chamada movimentação orgânica, têm ganhado protagonismo
    As linhas curvas, a chamada movimentação orgânica, têm ganhado protagonismo Foto: Reprodução/Pinterest
  •  Os vasos podem ser despostos de várias formas: suspensos, no chão ou sobre bancadas
    Os vasos podem ser despostos de várias formas: suspensos, no chão ou sobre bancadas Foto: Reprodução/Pinterest
  • É preciso ficar atento às espécies de plantas escolhidas e se estão perto da janela
    É preciso ficar atento às espécies de plantas escolhidas e se estão perto da janela Foto: Reprodução/Pinterest
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação