Moda

Com que roupa eu vou pra folia? Use peças do seu armário para usar o carnaval!

Veja como transformar uma roupa básica do dia a dia em um look incrível e prático para se divertir nos blocos de rua

Yasmin Isbert*
postado em 19/02/2023 07:00
 (crédito: Yasmin Isbert/ CB / DA PRESS)
(crédito: Yasmin Isbert/ CB / DA PRESS)

Usar e abusar são duas palavras que o carnaval conhece bem. Com muito brilho, enfeites e cor, arrumar o look também faz parte da comemoração. Para quem não tinha a menor intenção de cair na folia, e hoje foi convencido pelos amigos ou simplesmente acordou com vontade de ir ao bloco, a escolha da roupa e dos acessórios pode virar um problema. Mas nada que você não resolva com peças que tem no próprio armário.

"Primeiro de tudo temos de lembrar que o carnaval é o momento de colocar o estilo e a personalidade para fora, usar algo mais descontraído. É uma oportunidade muito bacana de usar brilhos, plumas, decotes, roupas curtas. É um momento de diversão, então você não quer estar preso a nada de alfaiataria ou que limite os movimentos do corpo", orienta a consultora de imagem Lilian Lemos (@lilianlemosmachado), especializada em moda plus size.

Para ela, a união da cor com o brilho faz toda a diferença. "Monte uma base preta: blusa e saia ou short preto. Depois, selecione as coisas mais brilhantes do seu armário como colares, brincos grandes, vários anéis, faça algo diferente com a manga da blusa — isso vai dar a sensação de exagero, que para o carnaval é maravilhoso. Em seguida, pegue um lenço estampado e colorido, que, normalmente, é aquele que a gente nunca usa e acha meio brega, amarre na cintura fazendo um triângulo lateral com alguns cintos metálicos", ensina a consultora.

Invista em acessórios para a cabeça, que deixam o look mais carnavalesco e dão uma sensação de volume. Procure enfeites de flores que ficam guardados para ocasiões festivas, no material escolar dos filhos e, nesses momentos, os tutoriais da internet podem auxiliar bastante. Agora, se queremos mais praticidade ainda, pegue aquela blusa do Natal ou réveillon, coloque um short jeans e exagere nos acessórios. "Pronto, você já fez um look de carnaval com short jeans e uma camiseta simples", afirma Lilian.

Invista nas estampas

Outra opção super legal é o mix de estampas. Se você é uma pessoa mais discreta, talvez essa dica não seja a melhor, mas tem a cara do carnaval e pode ser uma solução rápida. O primeiro passo é encontrar cores em comum. "Se escolher um animal print que tem como maior referência o marrom, o bege e o preto, logo, vou optar por uma estampa florida, seja ela vermelho, laranja, azul, mas que tenha os tons do marrom, do bege e do preto", exemplifica a especialista.

Isso cria uma sinergia de cores e dá a impressão de que é uma estampa só, em degradê. Porém, temos que estar atentos em escolher estampas que conversem entre si. Mas como é momento de folia, por que não exagerar?

Faça você mesmo

A customização é outra ideia que pode ser muito conveniente. Ao mesmo tempo em que você cria algo autêntico e que expresse sua personalidade, a peça pode ser feita com itens que temos em casa. Helene Endellion, 21 anos, estudante de moda, estilizou uma camiseta comum para este carnaval. Ela dá o passo a passo de como criar uma peça versátil, que pode ser feita apenas com uma tesoura, e dá várias dicas e opções de montagem. Confira o vídeo:

1º passo: pegue uma blusa tradicional masculina, coloque sob uma superfície lisa e deixe-a virada para a frente.

2º passo: com uma tesoura, corte um retângulo apenas da parte da frente da blusa. A altura de onde você cortar vai definir o tamanho da peça. A ideia é a parte da frente ficar mais curta que a de trás.

3º passo: agora, temos que dobrar a blusa no meio, na posição vertical. A parte da frente que ficou mais curta deve estar para fora, igual as mangas da blusa. Então, na hora de dobrar ao meio, deixe essa parte cair para fora da mesma maneira das mangas.

4º passo: faça um corte em linha reta no meio da blusa e, quando chegar perto da gola, abra a camiseta e retire a gola. Ele vai ficar uma espécie de quimono cropped. Você pode usar sozinho ou sobrepor em alguma outra roupa.

Como usar

Quando a peça for colocada no corpo, vão ficar duas pontas retangulares na parte da frente, isso vai ajudar a definir o tamanho do decote. "Dá para fazer um acabamento com cola de costura ou de tecido, ela deixa bem aberta a interpretações”, diz Helena. “Pode-se fazer um tie-dye e usar com um tutu bem colorido, ou usar em cima de um vestido como terceira peça.” A estilista Lilian montou um look de carnaval de rua para ser utilizado com o quimono customizado. “Quimono com short, camiseta e multi acessórios coloridos”

Conforto e segurança

Na hora de montar o look, é importante pensar em conforto e segurança, porque estamos falando de mobilidade. São muitas horas em pé e com muitas pessoas em volta. Roupas longas, muito fechadas, de cores escura e tecidos grossos não são as melhores opções porque elas impossibilitam que você se mexa com tranquilidade — fora o calor excessivo.

“O bacana é você pensar que, principalmente no carnaval de rua, onde você vai estar mais solto, com pessoas que você não tem muito contato, o interessante é que a roupa seja a mais seca possível,” destaca Lilian Lemos.

Isso significa que se deve evitar muitos babados, saiotes, colares longos — isso evita que a roupa e os acessórios não prendam nos lugares, e você não corre o risco de tropeçar nas próprias roupas, ser puxado ou derrubado no chão. É Interessante usar peças com bolsos, para guardar documentos, mas uma pochete é o ideal, porque ela fica na parte da frente do corpo e no campo de visão de quem está usando.

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Revista - Moda - Peças básicas para o carnaval
    Revista - Moda - Peças básicas para o carnaval Foto: Divulgação/Lilian Melo
  • Revista - Moda - Peças básicas para o carnaval
    Revista - Moda - Peças básicas para o carnaval Foto: Divulgação/Lilian Melo
  • Revista - Moda - Peças básicas para o carnaval
    Revista - Moda - Peças básicas para o carnaval Foto: Divulgação/ Lilian Melo
  • Revista - Moda - Peças básicas para o carnaval
    Revista - Moda - Peças básicas para o carnaval Foto: Divulgação/ Lilian Melo
  • Revista - Moda - Peças básicas para o carnaval
    Revista - Moda - Peças básicas para o carnaval Foto: Divulgação/ Lilian Melo
  • Revista - Moda - Peças básicas para o carnaval
    Revista - Moda - Peças básicas para o carnaval Foto: Divulgação/ Lilian Melo
  • Revista - Moda - Peças básicas para o carnaval
    Revista - Moda - Peças básicas para o carnaval Foto: Divulgação/ Lilian Melo
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE