Beleza

Corte de cabelo imita asas de borboletas e faz sucesso nos salões de beleza

Com uma versão repaginada da que era usada no anos 1990, o corte butterfly é mais uma das tendências do universo capilar

Letícia Guedes*
postado em 26/04/2023 12:20 / atualizado em 26/04/2023 13:27
 (crédito: Reprodução/Pinterest )
(crédito: Reprodução/Pinterest )

Estrelando uma das muitas tendências que surgem nas redes sociais e se espalham rapidamente, contagiando os usuários, com vídeos que acumulam mais de 13 milhões de visualizações, o Butterfly haircut, ou corte borboleta, tem sido, de fato, um grande sucesso no mundo dos cabelos.

Inspirado na década de 1990, o modelo consiste em repicar os fios e criar, nos cabelos, várias camadas, entregando, assim, muito movimento e o efeito das asas abertas de uma borboleta. Apesar de ser protagonizado nas mídias por mulheres mais jovens, o corte é procurado pelo público de todas as idades, e valoriza, de diferentes formas, todos os tipos de fios e texturas.

Ihav Teixeira, cabeleireiro especializado em cabelos com curvaturas, explica, porém, que o público teen, atualmente, é o que se sente mais confortável em experimentar novas possibilidades com o visual. “Sinto que o restante das pessoas leva um tempo maior para se acostumar com novas técnicas e cortes.”

Sineide Maria atua como profissional da beleza na unidade HélioDiff, no Terraço Shopping, e esclarece que o corte é muito procurado por ser versátil e valorizar tanto os cabelos que já possuem volume naturalmente quanto os que não têm.

A profissional ressalta que o corte evidencia a beleza de todos os formatos de rostos e proporciona movimento sem retirar a consistência do fio. “Ele realça qualquer silhueta, seja ela um rosto fino, um rosto quadrado ou um rosto retangular.”

Em diversas texturas

A universitária Dayanne Vieira usa o modelo de corte desde a adolescência, mas conta que, antes, o conhecia por outros nomes. Ela pediu esse tipo de corte algumas vezes nos salões de beleza que costumava frequentar, entretanto, nunca conseguiram deixar da forma que ela desejava. Por isso, optou, apesar de não ser o recomendado, pesquisar na internet e tentar fazer sozinha em casa.

A universitária Dayanne Vieira usa o corte butterfly desde a adolescência
A universitária Dayanne Vieira usa o corte butterfly desde a adolescência (foto: Arquivo pessoal )

No fim das contas, deu super certo e ela nunca mais abandonou o modelo. "Eu amo demais o volume que dá. Valoriza o rosto e o corte ficou a minha cara!” A estudante conta, no entanto, que ele exige muito cuidado, pois, pelo menos no caso dela, não fica tão bonito sem o auxílio da escova e dos famosos bobes para cabelos. Contudo, ela declara que nunca se arrependeu, já que o resultado é sempre muito bonito.

No caso da publicitária Rafaela Martins, a referência foi encontrada na internet, mais especificamente no Pinterest. O desejo era fazer um corte diferenciado no cabelo cacheado, mas que não modificasse muito a forma como o cabelo se encontrava naquele momento.

Rafaela, então, salvou a inspiração e levou-a para Ihav Teixeira. O especialista, após explicar como o cabelo realmente ficaria, realizou o corte e Rafaela amou o resultado. A publicitária conta que sentiu sua autoestima renovada. “Superou minhas expectativas, me fez mudar, sem mudar tanto, sabe? Não sei explicar como mudou completamente minha autoestima.”

Para Rafaela, que possui uma textura de cabelo completamente diferente da de Dayanne, o corte facilitou muito na hora de finalizar os fios. Ela explica que sente muita preguiça de fazer finalizações elaboradas e percebeu que o corte a auxiliou nesse processo. “Só lavar, passar um creminho e tá pronto! Seca naturalmente belo, e com aquele formatinho redondinho que o corte dá.”

Rafaela Martins esbanja autoestima após se render ao corte butterfly
Rafaela Martins esbanja autoestima após se render ao corte butterfly (foto: Arquivo pessoal )

Ihav Teixeira esclarece que todos os tipos de fios podem aderir à trend, entretanto, é necessário atentar-se aos diferentes resultados que poderão ser entregues para cada um. “Cabelos cacheados e crespos conseguem ter mais volume com o corte. Já ondulados e lisos consegue mais movimento por meio dos repicados e desfiados”, explica.

Sobre a manutenção, os profissionais explicam que, por ser um corte com muitas camadas, o indicado é que seja feita a cada três meses.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Dayanne usando o corte butterfly, em um outro momento, quando o alinhou com uma franjinha
    Dayanne usando o corte butterfly, em um outro momento, quando o alinhou com uma franjinha Foto: Arquivo pessoal
  • Rafaela Martins esbanja autoestima após se render ao corte butterfly
    Rafaela Martins esbanja autoestima após se render ao corte butterfly Foto: Arquivo pessoal
  • A universitária Dayanne Vieira usa o corte butterfly desde a adolescência
    A universitária Dayanne Vieira usa o corte butterfly desde a adolescência Foto: Arquivo pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE