Beleza

Aprenda a lavar os pincéis de maquiagem e evite a proliferação de fungos

Estudos recentes mostraram que, quando não higienizados corretamente, pincéis de maquiagem podem ser tão sujos quanto um vaso sanitário. Saiba como limpar os seus e evitar a proliferação de fungos na ferramenta para maquiagem

Letícia Guedes*
postado em 30/04/2023 08:00
 (crédito: Laura Choette/Unsplash )
(crédito: Laura Choette/Unsplash )

Um pincel para a base, outro para o corretivo, mais um para o blush. Em um piscar de olhos, a bancada está coberta de pincéis e… Ops! Já é hora de sair para o trabalho, melhor deixar para organizá-los mais tarde.

Pessoas que costumam se maquiar diariamente, possivelmente, já passaram por uma situação parecida. Com a correria do dia a dia, é difícil lavar os pincéis de maquiagem com frequência e, às vezes, a rotina é tão exausta que a limpeza acaba ficando para depois — e esse “depois” nunca chega.

Contudo, é preciso repensar esse tipo de atitude. Uma pesquisa realizada pela Spectrum Collections, empresa de cosméticos no Reino Unido, e conduzida pela cientista cosmética Carly Musleh, teve seu resultado publicado nas últimas semanas e revelou que, quando não higienizados, a sujeira dos pincéis pode ser comparada a de um vaso sanitário. O estudo aponta que a falta de limpeza pode contribuir para o acúmulo de leveduras e mofo, o que pode causar infecções fúngicas na pele.

O médico dermatologista Ricardo Fenelon explica que o uso de pincéis sujos pode provocar irritações, alergias e até acnes. “De uma maneira geral, nada muito grave, mas, na dúvida, melhor não arriscar”, ressalta. O médico esclarece, ainda, que, ao perceber alterações na pele e haver desconfiança de que os problemas estejam relacionados ao uso de pincéis mal higienizados, o indicado é procurar um dermatologista para receber orientações sobre o tratamento correto.

A bancária Raphaela Lima é uma das pessoas que não têm o hábito de lavar os pincéis regularmente. Na verdade, por incrível que pareça, ela nunca lavou os pincéis. Raphaela começou a utilizar maquiagens somente aos 19 anos e, por isso, nunca deteve grandes saberes acerca do assunto. “Quando está muito velho, eu jogo fora. Não sabia que era prejudicial para a pele e nunca notei nenhuma irritação. Tenho problemas com acnes, mas tem sido tratado como uma questão hormonal.”

Agora, sabendo do resultado da pesquisa, Raphaela afirma que trabalhará para mudar os próprios hábitos. “Vou começar a lavar meus pincéis hoje mesmo! Não imaginava que a quantidade de fungos e bactérias poderia ser tão grande”, declara. O estudo britânico foi baseado em pincéis que ficaram sujos por aproximadamente duas semanas, o que alerta para a necessidade de realizar as lavagens semanalmente.

Mas, como higienizar os pincéis?

Natália Figueiredo, maquiadora e consultora de beleza, explica que a melhor forma de limpar os pincéis é, na verdade, lavando-os. “Quando você limpa os pincéis, a gente tá falando de uma limpeza mais superficial, na qual se utiliza aqueles limpadores de pincéis, que são soluções higienizadoras. Esses produtos vão tirar aquela sujeira mais superficial, mas não é uma limpeza completa.”

A profissional aconselha que esse recurso seja utilizado somente naqueles dias de correria, que não permitem uma lavagem integral, mas que, se possível, prefira lavar, já que, quando você usa os pincéis e faz apenas uma vaga limpeza, os produtos de maquiagem descem para a madeira (cabo) e acabam danificando o pincel, além de deixar as cerdas duras. Use apenas sabonete, xampu ou detergente neutro
e água (veja ao lado como lavar). A frequência deve ser de, pelo menos, uma vez por semana.

O uso de produtos condicionadores para deixar o pincel mais macio, não é recomendado, pois poderá alterar a estrutura dele. Essa limpeza é simples e eficaz para todos os tipos de pincéis. Para as esponjinhas de maquiagem, a orientação é a mesma. Sabonete, água corrente e secar naturalmente. A maquiadora conta que, no caso das esponjas, gosta de deixá-las mergulhadas em um recipiente com água morna e o produto escolhido para realizar a lavagem, depois é só enxaguar na água corrente até que a água saia transparente.

Mais uma orientação importante é que os pincéis nunca sejam guardados antes de estarem totalmente secos, pois a umidade contribui para a proliferação de fungos e bactérias, causando o famoso mofo.

 

Eliminando o perigo 

Para lavar os pincéis você precisará de
- Sabonete, xampu ou detergente neutro
- Água
- Toalha de algodão

Molhe o pincel e aplique o produto. Faça movimentos circulares e delicados para não danificar as cerdas. Retire o produto e coloque os pincéis para secar na horizontal, em uma toalha de algodão. “Não é indicado deixar os pincéis secarem em pé, o melhor é que estejam na posição horizontal. Também não é ideal secá-los com secador, é necessário que sequem naturalmente”, aconselha Natália.

Consulta rápida

Durante a apuração para a produção desta matéria, foi realizada uma pesquisa com 15 mulheres para saber com que frequência costumam higienizar os pincéis. Confira o resultado:
- Apenas uma entrevistada tem o hábito de higienizar os pincéis toda semana;
- Duas entrevistadas responderam que a limpeza é feita uma vez ao mês;
- Oito entrevistadas demoram cerca de três meses, ou mais, para lavar os pincéis;
- Duas entrevistadas costumam lavar apenas uma vez ao ano;
- E, por fim, duas entrevistadas afirmam que nunca lavaram os pincéis de maquiagem.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE