Turismo

Viagens acolhedoras: hóteis recebem treinamento para hospedar turistas LGBTQIAPN

Com base em entrevista realizada com o público LGBTQIANP em 27 países, a Booking.com lança um selo de inclusão, o Travel Proud, para hotéis que passaram por treinamento

Letícia Guedes*
postado em 26/06/2023 13:01 / atualizado em 26/06/2023 14:32
Ricardo Gomes,  presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBTQIAPN   do Brasil, Luca Scarpelli, influenciador digital, e Luiz Cegato, gerente de Comunicação da Booking.com na América Latina, no evento de lançamento da Travel Proud  -  (crédito:  PRI LEAO)
Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBTQIAPN do Brasil, Luca Scarpelli, influenciador digital, e Luiz Cegato, gerente de Comunicação da Booking.com na América Latina, no evento de lançamento da Travel Proud - (crédito: PRI LEAO)

Já imaginou finalmente conseguir passar as férias no tão sonhado destino e, ao chegar ao local, deparar-se com tantas situações desagradáveis a ponto de cogitar se enfiar em uma caixinha e viver o momento de maneira desconfortável, sendo alguém que você não é? Caso tenha a heterossexualidade como orientação sexual, talvez perceba esse cenário como uma mera situação hipotética, mas se você faz parte da comunidade LGBTQIAPN, provavelmente já se viu nessa circunstância.

É comum que, treinados, durante muitos anos, com base em um padrão heteronormativo, os recepcionistas dos hotéis, ao se depararem com dois hóspedes do mesmo gênero, questionem quantos dias os "amigos" ficarão hospedados ou se a procura é por um quarto com duas camas de solteiros. A questão é que não é justo que uma viagem planejada por meses seja palco para momentos desconfortáveis em decorrência do despreparo das empresas responsáveis pela estadia dos turistas.

Contudo, a indústria de turismo tem desempenhado um importante papel na mudança de atitudes e percepções. A Booking.com, uma das maiores empresas digitais de viagens do mundo, realizou uma extensa pesquisa em 27 países, entre março e abril de 2023, com aproximadamente 12 mil entrevistados da comunidade LGBTQIAPN . O resultado é que 27% deles afirmaram ter sido submetidos a estereótipos, 20% disseram, ainda, que pessoas assumiram incorretamente seu gênero ou pronomes durante as viagens.

Para contribuir com a transformação do cenário, a plataforma lançou o programa Travel Proud, que desde 2021 oferece treinamento de hospitalidade inclusiva gratuita para acomodações em todo o mundo, com o propósito de auxiliar no entendimento dos desafios específicos enfrentados pelos viajantes LGBTQIAPN . O programa foi lançado em português, para as empresas brasileiras, em abril deste ano, e, em dois meses, já registra mais de mil propriedades certificadas. Para o público final, o Travel Proud acabou de ser apresentado, no último dia 20.

Luiz Cegato, gerente de comunicação da América Latina da Booking.com, explica que durante os 75 minutos de treinamento on-line as empresas aprendem sobre marketing inclusivo e diversidade na comunicação externa e interna. "Ter o selo Travel Proud significa que os funcionários daquela propriedade tiveram um treinamento on-line para aprender como receber o turista LGBTQIAPN e como fazer com que a experiência do turista naquela acomodação seja mais inclusiva e acolhedora possível."

O destino escolhido também tem grande relevância, pois, com a diversidade cultural e religiosa existente ao redor do mundo, alguns lugares podem ser mais desconfortáveis, até mesmo pela legislação.

Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBTQIAPN do Brasil, acredita que para o turismo LGBTQIAPN funcionar, é necessário entender que, acima de tudo, o segmento é um agente transformador e precisa trabalhar para impulsionar a diversidade e a inclusão como um todo. "Destino, empresa ou qualquer coisa não serão bons para o turista LGBTQIAPN se não for bom para o LGBTQIAPN que já mora e trabalha no local."

Luca Scarpelli, influenciador digital, conta que se reconheceu homem trans enquanto estava em Portugal e se sentiu extremamente acolhido em uma parada do orgulho em Amsterdã, por isso, com todas as experiências, positiva e negativa, acredita que o turismo LGBTQIAPN vai muito além das questões comuns de viagens para outras pessoas que não fazem parte da comunidade. "Existe um cunho de identificação e acolhimento muito grande na minha história que são pautados pelas viagens que eu fiz."

O influenciador declara que pessoas transsexuais que se atrevem a viajar precisam ser confiantes, seguras e desbravadoras, já que lidarão com o desconhecido em todos os aspectos. Luca desabafa que ser LGBTQIAPN exige e entrega um quê de coragem em cada viagem.

A pesquisa realizada pela Booking.com apontou nove destinos em todo o mundo como mais inclusivos e acolhedores para pessoas LGBTQIAPN+
• Kyoto, Japão
• Nice, França
• Chiang Mai, Tailândia
• Puerto Vallarta, México
• Ghent, Bélgica
• Las Vegas, EUA
• Ottawa, Canadá
• Amsterdã, Holanda
• Bariloche, Argentina

No Brasil, os destinos mais LGBTQIAPN+ friendly são:
• São Paulo
• Rio de Janeiro
• Salvador
• Recife

 

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

A estagiária viajou a convite da Booking.com 

 

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