As tranças afros vão muito além de um simples estilo de cabelo; elas carregam histórias, culturas e uma incrível versatilidade. Recebendo esse nome por sua origem, eram tradicionalmente usadas por negros africanos e, ao longo dos anos, espalharam-se pelo mundo inteiro. A versatilidade delas se deve à variedade de técnicas e de padrões que podem ser usados. Desde as tranças simples e discretas até as mais elaboradas e volumosas, há sempre uma opção que se encaixa em cada estilo e personalidade.
Os penteados com tranças são opções perfeitas para variar o estilo no dia a dia, já que permitem explorar diferentes cores, comprimentos e acessórios. Você pode escolher tranças que complementam o visual cotidiano ou optar por algo mais ousado para ocasiões especiais. Outro ponto de destaque é que as tranças afros ajudam a proteger o cabelo natural, mantendo-o saudável e livre de danos causados por agentes externos, como o sol, o vento e a poluição.
De acordo com Fernanda Aguiar, trancista e dona do estúdio Nanda Afro Hair, existe uma preparação prévia, sendo um processo que facilita tanto para a profissional quanto para o cliente. "A trança só pode ser feita em cabelo saudável, ou seja, a pessoa precisa estar com os fios hidratados. Tem que ter feito um cronograma capilar antes, pois a pessoa ficará por volta de dois meses sem cuidar do próprio cabelo por conta das tranças.
A trancista explica que faz a indicação de que o cabelo seja hidratado e passe por uma reconstrução. Ela também faz a própria preparação, que é o blow out, uma técnica que retira toda a definição do cabelo, o fator encolhimento e o volume dos fios, principalmente se for cacheado ou crespo. "Essa técnica ajuda o profissional na hora de fazer o penteado, de repartir o cabelo para o cliente não sentir dor, e para a trança ficar mais delicada e bonita", conclui.
São necessários alguns cuidados para manter a beleza das tranças depois de feitas. "O mais importante na primeira vez que for higienizar o cabelo, após colocar as tranças, é lavar bem sem deixar a água da lavagem escorrer nos olhos. Como usamos pomada para trançar, esse produto não pode entrar em contato com os olhos para não causar irritações", indicam as trancistas Sabrina Lacerda e Bruna Dias, do salão Afro Deboche. Também não é indicado prender o cabelo muito apertado e usar touca e fronha de cetim e lenços.
Segundos as profissionais, o tempo máximo recomendado para ficar com as tranças soltas é de dois meses. Os penteados, porém, costumam durar menos, entre 10 a 25 dias. "A manutenção pode ser feita entre 20 e 30 dias, quando o cabelo estiver com bastante frizz. Para retirar as tranças, recomendamos que siga o tempo de durabilidade de cada cabelo/penteado", alertam Sabrina e Bruna.
Autoestima
Dhi Ribeiro, cantora, atriz e produtora cultural, conta que as tranças e os penteados fazem parte de sua vida desde a infância: "Desde pequenininha com laços de fita. Eu tinha muito cabelo, e era uma forma de minhas tias, minha avó e minha mãe mantê-lo sempre arrumados".
Ela explica também como as tranças ajudam no aumento da sua autoestima, pois remetem a suas raízes e trazem uma herança de resistência e tradição. "Arrumar meus cabelos é trazer à tona a minha africanidade, minha identificação como mulher. E como artista negra, eu me sinto muito bem. Aliás, me sinto maravilhosa. Gosto muito das tranças compridas, nas quais coloco enfeites dourados, prateados, No dia a dia gosto de preso com coques", relata.
De olhos nos tipos
Os penteados com tranças afros são opções perfeitas para variar o estilo no dia a dia. Confira algumas opções:
Tranças soltas
É o penteado mais básico. Bem feitas, por si só, elas já dão um visual cheio de estilo a qualquer pessoa. As tranças soltas também ajudam no processo de transição capilar para pessoas que desejam retornar ao cabelo natural.
Tranças presas
Uma maneira despojada e simples: basta juntar tudo em um rabo de cavalo. É ideal para quem gosta e busca por praticidade.
Tranças no coque
É fácil e sem mistérios: reúna as tranças no topo da cabeça e enrole-as em um grande coque.
Metade presa e metade solta
Esse penteado é um dos mais populares entre quem usa tranças. A metade superior das tranças é presa em um coque, rabo de cavalo ou trança única, enquanto o restante é deixado solto, criando um visual equilibrado entre descontração e elegância.
Bantu knots
Consiste em pequenos coques feitos em toda a cabeça, protege a estrutura do cabelo. O bantu knots é muito usado atualmente e pode ser adaptado com diversas formas e cores.
Space buns
Esse estilo divertido consiste em dividir o cabelo em duas partes e fazer coques altos em cada lado da cabeça. Ele remete a uma estética mais despojada.
Tranças nagô
A durabilidade varia de penteado para penteado,em que os mais simples têm uma durabilidade menor e as mais complexas tendem a durar mais.
*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br