
Uma arquitetura de vanguarda em que as edificações se adaptam às necessidades sociais e os equipamentos públicos têm por objetivo melhorar o ambiente urbano e a vida da população, considerando as demandas comunitárias. Essas são as obras que costumam ser agraciadas com o EUmies Awards, o mais prestigiado prêmio de arquitetura contemporânea da União Europeia.
- Leia também: Brasília no lar: visual modernista é aposta de arquitetos da capital
- Leia também: Brasília e brutalismo, relação que nasce do "béton brut", o concreto bruto
E são essas criações que podem ser vistas na exposição oficial do prêmio internacional, que está em cartaz no Brasil, pela primeira vez, até o dia 29 de junho, no Espaço Cultural Renato Russo. A mostra traz imagens das criações arquitetônicas indicadas e vencedoras do prêmio.
Além de uma oportunidade para que entusiastas e profissionais da área possam conhecer as obras, é uma forma de incentivar o intercâmbio cultural e fomentar a inovação, a excelência e o impacto social na arquitetura, além de promover reflexões acerca do futuro, que pede por cidades mais humanas, sustentáveis e acessíveis.
Segundo a organização, a exposição convida o público a refletir sobre o papel da arquitetura na construção de "espaços que valorizam as pessoas, a cultura e o meio ambiente, promovendo um diálogo direto entre o que há de mais avançado na arquitetura europeia e os desafios urbanos do nosso tempo".
Thiago de Andrade, responsável pela expografia e montagem da exposição, conta que de 362 projetos de 49 países, 40 foram selecionados para a mostra, incluindo os sete finalistas e os dois vencedores — um do prêmio principal e outro de uma espécie de prêmio revelação, destinado a arquitetos novos.
As obras que participam do prêmio são, inclusive, edificações que já estão construídas e influenciando na vida das cidades na Europa. Thiago acredita que a iniciativa, promovida pela representação da União Europeia no Brasil, traz um diálogo muito importante, marcado também pela reciprocidade.
"O Brasil é muito rico quando se fala em arquitetura. Temos dois Prêmio Pritzker de Arquitetura, que é considerado o Nobel da área. Um para Niemeyer, em 1988, e outro para Paulo Mendes da Rocha, em 2006, então temos muito a contribuir para o debate mundial", acrescenta.
Em reconhecimento ao seu legado arquitetônico e urbanístico, Brasília foi escolhida como primeira cidade brasileira a receber a exposição, que foi inaugurada em Barcelona, na Espanha, e já viajou por diversos países, como Argentina, Croácia, Áustria, República Tcheca e Polônia.
Depois de passar pela capital, a mostra segue para São Paulo, onde fará parte da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (BIAsp). Além das fotografias, a exposição reúne textos, vídeos e desenhos das obras premiadas e finalistas. A curadoria é de Anna Sala, da Fundació Mies van der Rohe, e a expografia, a montagem e a execução são de Pilar Pinheiro e Thiago de Andrade, do Atelier Paralelo. A coordenação é de Ivan Blasi, também da Fundació Mies van der Rohe.
Para a comunidade
Um ponto interessante sobre a exposição é o fato de que, dos 40 projetos escolhidos, apenas um é uma residência particular. Todos os outros são obras com funções para a sociedade e as cidades. O vencedor, inclusive, foi uma intervenção feita no pavilhão de uma universidade alemã. Outras obras incluem ainda a recuperação de pântanos e parques, além de escolas adaptadas para alunos com necessidades especiais, por exemplo.
"São criações com uma série de tipologias, usos e funções diferentes, como museus e centros culturais. O prêmio é muito abrangente e envolve não só arquitetura, mas arte, paisagismo, educação. Então a exposição é também voltada para todos os públicos, todos podem achar seu canto", reforça Thiago.
EUmies Awards
Criado em 1988 como Prêmio Mies van der Rohe e se transformando no EUmies Awards em 2001, quando passou a ser co-organizado pela Comissão Europeia e pela Fundació Mies van der Rohe, a cerimônia acontece a cada dois anos e tem como intuito celebrar a excelência da arquitetura construída no continente europeu.
Os pontos de destaque das obras escolhidas são o desenvolvimento sustentável, a inovação e o bem-estar social, aspectos considerados essenciais pela organização. A cerimônia oficial de premiação acontece em maio, no Pavilhão Mies van der Rohe, em Barcelona.
SERVIÇO
Exposição dos EUmies Awards 2024
Data: até 29 de junho, de terça a domingo, das 10h às 20h
Local: Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)
Entrada: Gratuita