Dia difícil para quem está precisando fazer movimentações bancárias pelos aplicativos dos bancos. Após instabilidade nos serviços virtuais do banco Bradesco, o aplicativo da Caixa também não funciona plenamente, segundo relatos de usuários nas redes sociais nesta sexta-feira (5/3). E detalhe: parece que o problema não é inédito.
O Downdetector, site que monitora a instabilidade e reclamação de internautas nas plataformas virtuais, já registra problemas com o Internet Banking da Caixa desde o começo da semana. O pico de problemas, entretanto, ocorreu nesta sexta, às 12h47 com 1.029 notificações simultâneas.
Os problemas mais relatados foram em relação a operações pelo celular (40%). Mas também teve usuários relatando dificuldades de acesso à conta (31%) e de funcionamento no site da instituição (27%). Os erros “VS-STI”, “VS-OUT”, “VU-OUT”, “timed out” e “5x” foram alguns dos apontados nas redes.
Tou com boleto de aluguel pra pagar, boleto de inscrição de concurso! Tudo vencendo hoje, e a @Caixa com o meu dinheiro lá sem eu poder acessar via App Caixa ou Internet Banking! Em plena pandemia e a minha cidade em Lockdown! Um absurdo! #CaixaEconomicaFederal #caixaforadoar
— Daniel Braga (@danielbragace) March 5, 2021
Caixa lixo, gente quando isso vai acabar. Não funciona nada. @Caixa #caixaforadoar #appcaixa pic.twitter.com/9bJ3xlUlEC
— Flavinha Chaves (@Flaviachaves83) March 5, 2021
Parabéns @Caixa , 75% das vezes que vou acessar o app, o sistema está FORA. A luta passou do atendimento presencial para o virtual também ????
— Braian Bulian (@braiansbulian) March 5, 2021
Resposta da Caixa
O Correio procurou o banco para entender as razões do problema. Segundo a assessoria de comunicação da Caixa, o Internet Banking sofreu um alto número de acessos ao longo de toda a semana, e que para tentar manter o sistema funcionando, técnicos implementaram um "limitador de acessos simultâneos para o canal celular, de forma a melhorar o atendimento aos clientes".
A Caixa também apontou que os clientes têm outras opções para tentar realizar atividades bancárias por outros meios virtuais e que equipes já estão atuando para ampliar a capacidade de acessos simultâneos no Internet Banking.
Leia o pronunciamento na íntegra:
"A CAIXA informa que o serviço de Internet Banking registrou um alto volume de demandas durante esta semana.
Para mitigar intermitências, foi implementado um limitador de acessos simultâneos para o canal celular, de forma a melhorar o atendimento aos clientes.
Caso o usuário não consiga o acesso de imediato, poderá acessar depois de alguns instantes ou utilizar normalmente os demais canais de atendimento: demais apps, terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes e agências, para os serviços essenciais.
As equipes estão atuando para ampliar ainda mais a capacidade de acessos simultâneos."
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