Instabilidade

WhatsApp e Instagram ficam fora do ar por 1h em todo o mundo nesta sexta

Plataformas apresentaram instabilidade mundial a partir das 14 horas (no horário de Brasília). Site de monitoramento de serviços on-line reuniu mais de 38 mil relatos e reclamações

Maíra Alves
postado em 19/03/2021 15:25 / atualizado em 19/03/2021 15:37
 (crédito: LIONEL BONAVENTURE/AFP)
(crédito: LIONEL BONAVENTURE/AFP)

Usuários de todo o mundo relataram dificuldades para enviar e receber mensagens pelo aplicativo WhatsApp e em acessar a rede social Instagram desde o começo da tarde desta sexta-feira (19/3). A versão web do aplicativo de mensagens também apresentou problemas. O Facebook, dono das duas plataformas, não apresentou instabilidade. O problema foi registrado das 14h às 15h, no horário de Brasília.

No Twitter, oito dos 10 assuntos mais comentados no Brasil passaram a se referir à queda das redes. As palavras-chave são: WhatsApp, Mark Zuckerberg, Modem, Parou, IMessage, Watts, Reiniciei, Telegram.

Muitos internautas, ao pensar que o problema estava relacionado à internet de uso doméstico, recorreu à reinicialização do modem, com a esperança de que a “internet voltasse” e o Instagram e o WhatsApp funcionassem ou mesmo reclamaram com as empresas de telefonia sobre instabilidade do serviço. Além disso, com a queda do app de mensagens, muitos usuários migraram momentaneamente para o Telegram, que oferece um serviço similar.

O WhatsApp e Instagram disseram estar investigando o ocorrido.

Registro de reclamações

O site DownDetector, que monitora os serviços on-line e reúne reclamações de usuários, registrou pico de problemas no WhatsApp a partir das 14h, com mais de 20 mil relatos, entre eles a falha geral ao acessar o aplicativo.

O serviço também mostrou mais de 18 mil reclamações sobre o funcionamento do Instagram.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação