Tecnologia

Parlamento Europeu aprova marco de regulação das "Big Techs"

O pacote visa impor obrigações, direitos e proibições a empresas como Google, Apple, Amazon, Microsoft e TikTok

Rafaela Gonçalves
postado em 05/07/2022 12:17
 (crédito: CHRIS DELMAS)
(crédito: CHRIS DELMAS)

Por ampla maioria, o Parlamento Europeu aprovou, nesta terça-feira (5/7), uma nova legislação sobre mercados e serviços digitais. O pacote é composto pela Lei de Mercados Digitais (DMA) e visa regular o segmento da economia para impor obrigações, direitos e proibições aos gigantes tecnológicos.

O projeto deve impactar diretamente o grupo de gigantes conhecido como GAFAM (Google, Apple, Meta - ex-Facebook -, Amazon e Microsoft), além de empresas como Booking, de reservas on-line, e até mesmo a rede social TikTok.

Segundo a União Europeia (UE), a ideia é pôr fim aos abusos de poder por parte dos gigantes digitais. Os legisladores também aprovaram a Lei de Serviços Digitais (DSA), que exige mais fiscalização pelas plataformas on-line sobre conteúdo ilegal na internet.

Na prática, a Lei de Mercados Digitais deve exigir que essas empresas transformem os serviços de mensagens interoperáveis e forneçam aos usuários corporativos acesso a seus dados. Esses usuários seriam capazes de promover produtos e serviços concorrentes e chegar a acordos com clientes fora delas.

As empresas também não poderão favorecer os próprios serviços em detrimento dos rivais ou impedir que os usuários removam softwares ou aplicativos pré-instalados, duas regras que devem afetar duramente o Google e a Apple.

Já a Lei de Serviços Digitais proíbe a publicidade direcionada a crianças ou baseada em dados confidenciais, como religião, gênero, raça e opiniões políticas. Os chamados “dark patterns” (padrões obscuros), táticas que induzem as pessoas a fornecerem dados pessoais para empresas online, também serão proibidos.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE