Black Friday

Black Friday: veja os celulares mais vendidos e como escolher um smartphone

Para otimizar as buscas por um novo telefone e conseguir aproveitar as promoções, o Correio preparou um compilado de dicas sobre o que levar em consideração na hora da escolha

Aline Brito
postado em 22/11/2022 06:00
 (crédito: Spencer Platt/Getty Images/AFP)
(crédito: Spencer Platt/Getty Images/AFP)

Na próxima sexta-feira (25/11), ocorre no Brasil e no mundo a Black Friday. A data marca o início oficial do período natalino no comércio e as promoções atraem os consumidores para as compras. Todos os anos, os produtos mais cobiçados são os do setor tecnológico, seja computadores, celulares, notebooks, televisões ou videogames. Desses, os celulares ocupam o topo da lista de mais procurados pelos brasileiros.

Com tantas opções no mercado, com funcionalidades que vão desde câmera 4k , até aparelhos à prova d’água, fica difícil saber qual celular escolher. No mundo em que as redes sociais fazem parte da rotina da população e na era do audiovisual, um smartphone com câmera de boa qualidade é a principal exigência dos consumidores. Mas como saber qual a melhor marca ou quais características observar na hora de efetuar a compra?

O Correio fez essa pergunta para um especialista em tecnologia, que listou os componentes mais importantes de um celular com bom sistema operacional, boa qualidade de imagem e duradouro. Segundo relatório da Counterpoint Research — empresa sediada em Hong Kong, no Japão, especializada em análise e consultoria estratégica em tecnologia —, os cinco celulares mais vendidos no Brasil em 2022 foram os Iphones 13, 13 Pro Max e 12; e os Samsung Galaxy S22 Ultra e o Galaxy A13.

Além desses, existem também os smartphones da Motorola, principalmente o Edge, que apresentaram um aumento de buscas no Google no último mês, e os da Xiaomi e Asus, que ainda não são os favoritos dos brasileiros, mas estão crescendo nas vendas. De acordo com Giovani Melo, expert em sistemas de informação, entretanto, a marca do aparelho não é o mais importante. Na famosa briga entre Iphone e Samsung, por exemplo, o que deve ser levado em consideração não é o nome do fabricante e sim as características do software. “A marca não importa no desempenho do smartphone. Porém, sempre dê preferência por marcas consolidadas no mercado, elas são responsáveis por manter a atualização do software, bem como a segurança do aparelho”, aconselhou.

O especialista aponta que os usuários devem ficar atentos às informações sobre o processador, memória, tela, armazenamento, tecnologias embarcadas e bateria do celular que pretendem comprar. Esses são os elementos primordiais para o bom funcionamento e durabilidade do smartphone.

  • Samsung Galaxy S22 Ultra Reprodução/Samsung
  • Samsung Galaxy S22 Ultra Reprodução/Samsung
  • Samsung Galaxy S22 Ultra Reprodução/Samsung
  • iPhone 13 tem suporte ao 5G e entrada para carregador. Apple/Reprodução
  • Iphone 13 Pro Reprodução/Apple

Veja as dicas do especialista para acertar na hora de escolher o celular:

Processador

Segundo Melo, o processador é fundamental para garantir o bom desempenho do smartphone. “Ele é responsável por processar os dados e informações requeridos pelo sistema. Cada ação que você realiza ao manusear o aparelho, requer um processamento. A depender da capacidade de processamento, pode-se entregar um número maior de ações”, explicou.

Para celulares Android, o especialista recomenda os processadores Snapdragon Octa-Core com velocidade de 2GHz ou superior, “por conter mais núcleos de processamento e ser o mais consolidado no mercado''.

Se a preferência for pelo sistema operacional IOS, que equipa os Iphones, são recomendados os processadores A13 Bionic ou superior, “pois são os modelos mais recentes da marca, e encontrará processadores mais modernos com vários núcleos de processamento”.

Memória RAM

Para que se tenha um excelente aproveitamento do processador é necessária uma quantidade expressiva de memória RAM, pois ela é responsável pelo transporte dos dados requisitados pelo processador, do cartão de memória ou do chip de memória flash — dispositivo capaz de preservar os dados armazenados no celular por um longo tempo sem precisar de alimentação elétrica. “Além disso, a memória RAM facilita a alternância entre aplicativos abertos, bem como a execução de tarefas simultâneas”, detalhou Giovani Melo.

Ao utilizar aplicativos que exigem muitos recursos ou executar várias ações simultaneamente, convém que o smartphone tenha, ao menos, 4 GB de RAM. “Quanto mais memória RAM, mais fluidez terá na execução das tarefas desempenhadas, especialmente Gamers”, afirmou.

Tela

No mercado há três tipos principais de telas para smartphones: OLED, AMOLED e LCD. Tecnologia OLED/AMOLED exibem cores mais nítidas, vívidas e preto profundo, por exemplo, razão pela qual tendem a equipar celulares mais sofisticados.

“Caso opte por tecnologia com LCD, prefira painéis do tipo IPS LCD (ou semelhante, como LPTS LCD), pois, via de regra, essa variedade oferece mais qualidade de imagem. Independente do tipo de tecnologia embarcada, é sempre bom verificar modelos de smartphones que contam com resolução full HD, full HD+ (1080p) ou superior, como a resolução de 1440x3088 (QHD+). Visores HD / HD+ (720p) também são bons, mas as resoluções superiores exibem mais detalhes”, aconselhou o especialista em sistemas de informação.

Para os usuários que costumam deixar o celular cair com frequência ou deixar o aparelho exposto à água, o indicado são telas com resistência à poeira, respingos ou à água. “Alguns aparelhos têm estrutura com proteção Gorilla Glass, ou uma tecnologia similar, para diminuir o risco de a tela sofrer arranhões ou danos acidentais”, alertou Melo.

Armazenamento

Levando em conta que os sistemas operacionais juntamente com os aplicativos pré-instalados já ocupam grande parte do armazenamento, de acordo com Melo, o recomendado é, no mínimo, 32gb de espaço interno, com opção de expansão através de cartão de memória. “Aparelhos quando ficam com grande volume de dados, normalmente, ficam lentos e começam a travar”, ressaltou.

Câmera

“A qualidade do componente não é definida somente pela quantidade de megapixels e sim por vários fatores”, avisou Melo. Para um celular com câmera de qualidade, em que a imagem seja nítida e mais próxima à realidade, o especialista recomenda smartphones com presença de modo noturno, filmagem em 4K ou superior, lentes wide, ultra-wide, telefoto, macro, monocromática, autofoco, quantidade alta de megapixels e sensores de câmera.

Bateria

“Devido à grande massa de processamento dos smartphones atuais, recomenda-se modelos que tenham Bateria Íons de Lítio, pelo menos, 4.000 mAh e com suporte para carga rápida, para não demorar várias horas carregando o aparelho”, sugeriu Giovani Melo.

Tecnologia embarcada

A tecnologia embarcada é um sistema composto por chip eletrônico programável, projetado para executar funções específicas, preparado para um número pequeno de tarefas, objetivando a redução do risco de falha. Nesse quesito, o indicado é sempre optar por tecnologias mais recentes, pois tendem a oferecer mais recursos funcionais.

Prefira celulares que tenham:

  • Porta USB-C em vez de micro-USB;
  • Wi-Fi 5 (802.11ac) ou Wi-Fi 6 (802.11ax);
  • Bluetooth 5.0 ou superior;
  • Sensores: de impressão digital, de acelerômetro e de barômetro;
  • NFC — Essa tecnologia permite o uso de serviços de pagamento utilizando apenas o smartphone entre outros benefícios.

Em resumo, o especialista Giovani Melo recomenda que os usuários, na hora de escolherem um celular, observem sempre a ficha técnica do produto. Geralmente, em e-commerce, existe abaixo da foto do aparelho, uma aba com as especificações técnicas. Se a compra for realizada em loja física, o mais indicado é perguntar ao vendedor sobre todos os elementos. Sendo assim, o ideal é optar por um smartphone que tenha:

  • Sistema Operacional: o mais recente possível;
  • Tela: AMOLED, Resolução: 1440x3088 (QHD+), Gorilla Glass ou equivalente;
  • Conectividade: 5G, Bluetooth 5, NFC;
  • Armazenamento: 128GB;
  • Processador: Octa-Core, com velocidade de 2GHz;
  • Memória RAM: 8GB;
  • Câmera Traseira: multilentes, 64MP, Flash LED;
  • Câmera Frontal: 32MP;
  • Formatos Suportados para reprodução: MP4, M4V, 3GP, 3G2, WMV, ASF, AVI, FLV, MKV, WEBM
  • Formato suportado de Streaming: 3GP,MP4, MP3
  • Bateria: Ions de Lítio, duração de 5000 mAh
  • Outros Recursos: Dual Chip do tipoNano-SIM, GPS

 

Mais opções no Vitrine


O Correio Braziliense estreou a sessão Vitrine, que alia pautas inéditas e curadoria de produtos dos maiores marketplaces à credibilidade que o jornal oferece aos leitores. Os conteúdos incluem dicas e indicação de produtos selecionados. Acesse e confira!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação