A Qualcomm quer facilitar atualizações do Android em celulares de todas as fabricantes, segundo o portal Android Authority. Em entrevista ao site, o vice-presidente sênior e gerente geral de dispositivos da Qualcomm, Chris Patrick, disse que a empresa está dedicada em simplificar o processo de lançar atualizações para o Robô.
O executivo explicou que, hoje, as fabricantes têm muitos desafios para conseguir updates de segurança e novas versões do Android. De acordo com Patrick, é um procedimento “muito caro e complicado”.
Para Patrick, os chipsets da Qualcomm não são o principal problema da história. Porém, ele acredita que a empresa pode auxiliar as fabricantes otimizando códigos de programação e facilitando a integração entre o sistema e os chips.
A ideia é permitir que todas as fabricantes entreguem tantas atualizações do Android quanto a Samsung e o Google. Atualmente, os aparelhos mais avançados das duas empresas recebem até sete anos de suporte, como os Galaxy S24 e Pixel 8.
Apesar dos esforços da Qualcomm serem positivos, não depende só dela para que as marcas se igualem à Samsung e ao Google. Porém, remover alguns obstáculos já é um passo em direção ao objetivo da empresa.
A Qualcomm ainda não revelou informações concretas sobre os planos para facilitar atualizações do Android. Segundo Patrick, a companhia deve anunciar novidades “ainda este ano”.
Qualcomm anunciará novidades ainda em 2024
Até o final de 2024, há dois grandes eventos nos quais a Qualcomm pode dar mais detalhes sobre o assunto: na IFA, em setembro, ou no Snapdragon Summit, em outubro.
A primeira opção é uma grande feira de tecnologia e inovação que reúne diversas empresas. Já a segunda será um evento exclusivo da Qualcomm, no qual irá acontecer o lançamento do novo Snapdragon 8 Gen 4.
Fonte: Android Authority