O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro divulgou nesta segunda-feira (1º) os dados mais recentes sobre eficiência energética e consumo de combustível dos carros flex 0km à venda no mercado brasileiro em 2024.
O órgão avaliou 909 veículos de passeios e comerciais leves (caminhonetes) novos, produzidos por 36 fabricantes diferentes e disponíveis hoje para o consumidor nacional. A lista inclui modelos flex, híbridos ou tradicionais, das mais distintas marcas e modelos.
A relação com os 10 carros flex mais econômicos do Brasil em 2024 leva em consideração o consumo energético, medido em megajoules por quilômetro e, também, o parâmetro mais conhecido do público — quilômetros por litro.
O primeiro critério para definir quem fica mais acima do ranking é a eficiência energética. Logo na sequência vem o consumo médio de combustível utilizando gasolina e em perímetro urbano. Até por conta disso, os dois “campeões” são os modelos híbridos flex da Toyota, pois, na estrada, essa motorização é menos eficiente.
Motor 1.0 domina relação dos mais econômicos
Exceção feita às duas primeiras posições, a lista com os 10 carros flex mais econômicos do Brasil em 2024 é composta apenas por modelos dotados de motor 1.0 e câmbio manual.
Essa configuração, considerada de entrada, está presente nas linhas de hatches e sedans e tem no preço menor um outro enorme atrativo para se manter entre as favoritas do consumidor brasileiro.
10 carros flex mais econômicos do Brasil em 2024
- Toyota Corolla: 1,21 Mj/km e18,5 km/l
- Toyota Corolla Cross: 1,29 Mj/km e 17,7 km/l
- Renault Kwid: 1,36 Mj/km e 15,3 km/l
- Chevrolet Onix Plus: 1,42 Mj/km e 13,5 km/l
- Volkswagen Polo: 1,45 Mj/km 13,7 km/l
- Chevrolet Onix: 1,46 Mj/km e 13,3 km/l
- Fiat Cronos: 1,47 Mj/km e 13,4 km/l
- Peugeot 2008 1,47 Mj/km e 13,3 km/l
- Hyundai HB20 1,49 Mj/km e 13,6 km/l
- Hyundai HB20S 1,49 Mj/km e 13,4 km/l