Além de publicar fotos e vídeos, existem outras formas de usar o Instagram no dia a dia. É o caso do mensageiro interno da plataforma, que permite conversar com seus amigos, família e até mesmo empresas sem depender de outro app.
Como criar uma conta no Instagram
Se você não tem uma conta no Instagram, veja como criá-la:
- Abra o Instagram (Android | iOS);
- Escolha um nome de usuário;
- Toque em “Cadastre-se”;
- Insira seu telefone ou e-mail;
- Digite seu nome completo;
- Crie uma senha para a conta.
Dá para entrar no Instagram com a conta do Facebook?
Sim. A Meta oferece uma integração entre as redes sociais que permite acessar o Instagram pelo Facebook.
Como ganhar seguidores no Instagram
O jeito mais fácil de ganhar os primeiros seguidores é compartilhar o perfil com a sua família, amigos, colegas do trabalho, clientes e afins. Essa dica é válida tanto para quem fez uma conta pessoal quanto para empresas que querem participar do Instagram.
Existem outras dicas que podem te ajudar a crescer no Instagram, como fazer Reels, caprichar nos stories e produzir conteúdo original.
Como postar no Instagram
O Instagram permite publicar conteúdo no feed, Reels e Stories, além de oferecer transmissões ao vivo.
Publicar no feed
Para publicar uma foto ou vídeo no feed, faça o seguinte passo a passo:
- Toque na botão de “+”;
- Selecione uma mídia ou abra a câmera;
- Edite o conteúdo;
- Escreva uma legenda para a publicação;
- Marque pessoas, adicione e faça outros ajustes na publicação (opcional)
- Ao finalizar, toque em “Compartilhar”.
Publicar um story
O Instagram também oferece publicações efêmeras, que duram apenas 24 horas:
- Abra o app do Instagram;
- Toque no ícone de “+”;
- Selecione a opção “Story”;
- Tire uma foto ou grave um vídeo;
- Faça as edições desejadas;
- Publique no seu perfil.
Publicar um Reel
O Instagram também oferece a publicação de vídeos através do Reels:
- Acesse a rede social;
- Vá no ícone “+”;
- Selecione a opção “Reel”;
- Escolha uma mídia ou acesse a câmera;
- Edite o vídeo conforme suas necessidades;
- Aperte em “Avançar”;
- Altere os detalhes da publicação;
- Toque em “Avançar” para publicar o Reel.
Iniciar uma transmissão ao vivo
Você também pode fazer uma transmissão ao vivo aos seus seguidores pelo Instagram:
- Entre na plataforma;
- Toque no ícone de “+”;
- Selecione a opção “Ao vivo”;
- Escolha o seu público;
- Inicie a gravação.
Como editar seu perfil do Instagram
Faça o seguinte para editar o seu perfil do Instagram:
- Abra a aba do seu perfil;
- Toque em “Editar perfil”;
- Faça os ajustes necessários;
- Volte para o perfil para salvar.
Como mudar o Instagram pessoal para comercial
Se você tem uma empresa e deseja apresentar seus produtos ou serviços no Instagram, é possível ativar o modo de perfil comercial. O mesmo é válido para influenciadores que desejam utilizar a rede social para publicar seus conteúdos.
Essa opção, além de ativar novos recursos no seu perfil, como um botão de contato que mostra telefone e e-mail, o modo comercial libera ferramentas para tornar o gerenciamento da conta mais completo, como um painel de métricas.
Quais são os outros recursos do Instagram?
Além da publicação de fotos e vídeos, o Instagram traz outros recursos, como o mensageiro privado para você conversar com amigos, famílias e afins sem depender de outro app. A plataforma de bate-papo também pode ser explorada por empresas para conversar com clientes e parceiros, por exemplo.
A nota nas mensagens diretas é outro recurso que ajuda a promover a interação, através da publicação de mensagens curtas que ficam disponíveis junto à foto de perfil — similar ao antigo subnick do MSN.
Além disso, o Instagram possui um recurso de vendas, onde as empresas podem anunciar e vender seus produtos dentro da própria rede social.
Veja também sete dicas para deixar o seu Instagram mais seguro, como criar uma senha forte, ativar a autenticação em duas etapas e mais.