Tecnologia

Novo golpe para fugir das multas usa controle para “apagar” placa do carro

Os maus motoristas não param de inventar modos de burlar as leis de trânsito. Nova moda, batizada de placa fantasma, usa um tecnologia para esconder caracteres

MAIS LIDAS

carro placa genérico -  (crédito: Jarmoluk/Pixabay/CC)
carro placa genérico - (crédito: Jarmoluk/Pixabay/CC)
Paulo Amaral - Canaltech
postado em 05/07/2024 10:45

A criatividade de quem busca criar artifícios ilegais para escapar das multas de trânsito parece não ter fim. Depois de inventarem dispositivos como a placa delete, o gel antirradar e a placa camaleão, os (maus) motoristas, agora, estão com um novo golpe em ação, que vem sendo chamado de "placa fantasma".

A ação, que é criminosa, vale ressaltar, conta com o uso da tecnologia para esconder a placa do carro e, com isso, escapar de possíveis punições por infrações de trânsito, como excesso de velocidade e, dependendo da região, desobediência ao rodízio municipal de veículos.

O golpe da placa fantasma é enquadrado como infração tanto no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) quanto no Código Penal. Isso significa que o motorista flagrado cometendo a irregularidade estará sujeito às punições administrativas, como multa e adição de pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), e legais, com pena de até 8 anos de prisão.

O Artigo 230 do CTB é claro ao afirmar que "conduzir um veículo com placas ilegíveis ou invisíveis" é uma infração gravíssima. A multa, em julho de 2024, é de R$ 293,47. Além disso, 7 pontos são somados na CNH do motorista infrator.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jorge Moraes (@jorgemoraes)

Como funciona o golpe da placa fantasma?

Apesar do uso da tecnologia, o golpe da placa fantasma, na verdade, tem um funcionamento bastante simples. Basta apertar um botão no controle remoto que o sistema escurece toda a placa traseira do veículo.

O dispositivo que torna isso possível é vendido livremente na internet, e é composto pelo controle e por uma espécie de adesivo que é colada em cima dos caracteres, mas invisível a olho nu. Quando o botão é acionado, a placa escurece e, assim, dribla radares que fazem a fiscalização.