Tecnologia brasiliense

MAIS LIDAS

Membros da equipe
Membros da equipe "Droid", da UnB, e aparelhos automatizados desenvolvidos por eles. À direita, o pesquisador em visão computacional Lucca Aguilar. - (crédito: Arquivo pessoal/Lucca Aguilar)
postado em 25/11/2025 19:51

Na Universidade de Brasília (UnB), projetos tecnológicos usam sistemas de drones semelhantes ao do trabalho sueco. Por meio de robótica autônoma, o Departamento de Ciências da Computação e a Faculdade de Tecnologia já utilizam os UAVs (veículos aéreos não tripulados, os drones) em várias áreas. Uma das aplicações práticas desses aparelhos tem sido sobrevoar regiões de difícil acesso e catalogar novas espécies de plantas e árvores, especialmente em zonas de preservação ambiental.

Além disso, equipes universitárias focadas em criar novas tecnologias automatizadas também atuam na capital federal. Membro de uma delas, a "Droid", Lucca Aguilar é pesquisador em visão computacional e explica que diversos conceitos são aplicados pelos grupos. "A gente cria técnicas que integram inteligência artificial, sensores, algoritmos de controle e inovação para tornar esses sistemas cada vez mais eficientes e autônomos; isso é feito, inclusive, em âmbito de exposições e competições", detalha ele.

O pesquisador acrescenta, ainda, que outros setores também já trabalham com esse tipo de aparelho. Segundo ele, o Banco do Brasil, por exemplo, usa drones para fiscalização fundiária. "Eles servem para averiguar e checar informações, como tamanho real de terrenos, qualidade da produção agrária e facilitar o processo burocrático", explica Lucca.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
x