Cultura

Aniversário de 467 anos de São Paulo terá ações culturais gratuitas on e offline

Concertos, contação de histórias, filmes, oficinas, teatro, dança e exposições são algumas das atividades gratuitas, de modo on-line ou presencial, para toda família

Victória Olímpio
postado em 22/01/2021 13:52
 (crédito: Divulgação/Governo de SP)
(crédito: Divulgação/Governo de SP)

A cidade de São Paulo comemora, na próxima segunda-feira (25/1), 467 anos. Para celebrar a data, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado está promovendo uma programação gratuita com ações virtuais e presenciais durante o fim de semana e no dia do aniversário da capital. Entre as atrações que o público poderá apreciar estão concertos, contação de histórias, filmes, oficinas, teatro, mostras, dança e  exposições. Parte da programação poderá ser acompanhada por interessados de todo o Brasil, mesmo de casa.

Confira destaques da programação

Para todo o Brasil

Infantil - Para a criançada que adora uma história, a Pinacoteca de São Paulo tem a PinaCanção – uma história cantada entre pinturas, criada por Hélio Ziskind. Um espetáculo que faz parte do Pinafamilia, projeto destinado a todo tipo de família. Nessa história, dois personagens se encontram na Pinacoteca e, em meio às canções, descobrem juntos tons, texturas e escalas do mundo da pintura. A apresentação, que reúne música, teatro e artes visuais, dura 40 minutos e também está disponível no site.

Música - Já para os amantes de música, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo fará um concerto no dia 22 de janeiro em homenagem à cidade, que será transmitido ao vivo nos canais da Osesp (YouTube, Facebook e Instagram), com regência de Thierry Fischer. Confira a programação completa!

Oficina - No dia 25, o Museu da Casa Brasileira irá promover às 10h, uma oficina de desenho on-line, pela plataforma Zoom, em homenagem ao aniversário da cidade. A celebração contará com uma sessão de escuta de músicas que apresentam São Paulo sob diversas perspectivas, além da tradicional proposta de desenhos junto aos participantes. A intenção é compartilhar imagens, ideias, lembranças, afetos e desejos que giram em torno do imaginário paulistano. Confira!

Para quem estiver em São Paulo

Exposição - No Memorial da Resistência de São Paulo, referência na preservação de memórias da resistência e da repressão, o público pode visitar o acervo do espaço, além das mostras “Canto Geral: a luta dos direitos humanos”, com gravuras de cerca de 30 artigos da “Declaração Universal dos Direitos Humanos” e ainda conferir a exposição “Orgulho e Resistência: LGBT na Ditadura”, uma parceria com o Museu da Diversidade Sexual, sob a curadoria de Renan Quinalha.

A exposição faz um recorte sobre as relações entre autoritarismo e diversidade sexual e de gênero, mas vai além de demonstrar a narrativa da repressão durante a Ditadura e se volta à série de ações de resistência que surgiram, neste período, em defesa da diversidade. A entrada é gratuita e a reserva de ingressos deve ser previamente realizada pelo site.

Imagem - Já no dia 25, o MIS-SP lançará um selo especial de John Lennon, em parceria com os Correios. O selo parte de uma imagem cedida pelo fotógrafo Bob Gruen, que íntegra a exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen em cartaz no MIS - e que estará aberta na data e com entrada gratuita. Mais informações no site.

Cinema - Para quem gosta de documentários, a Casa Guilherme de Almeida irá exibir o Afro-Sampas, via plataforma zoom, com Rose Satiko G. Hikiji e Jasper Chalcraft, no dia 23 de janeiro, às 15h. A obra recebeu o prêmio de melhor filme no Encontro da ANPOCS 2020 e revela a presença africana na música brasileira de diversas formas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 22 de janeiro por meio do site.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação