
Um circuito de elite tem atraído a atenção e as pernas dos corredores brasileiros: o Superhalfs. O desafio consiste em completar seis prestigiadas meias maratonas em cidades europeias, como Lisboa, Praga, Berlim, Copenhague, Cardiff e Valência. Aqueles que cruzam a linha de chegada de todas as provas são recompensados com uma medalha especial, um feito que já foi alcançado por quase 40 brasileiros.
LEIA TAMBÉM: Pesquisa revela “semanas secretas” para viajar com os menores preços em 2025
A tendência é de crescimento. A cada nova prova, mais corredores do Brasil se juntam ao grupo de elite. A expectativa é que, somente na próxima meia maratona em Copenhague, em setembro, cerca de 25 brasileiros recebam a tão sonhada medalha. Um número que se expande a cada linha de chegada. Com o fortalecimento das Superhalfs, atletas de todo o mundo buscam completar o circuito. E os corredores do Brasil não ficam para trás.
Suporte Especializado para a Conquista
Agências especializadas nesse tipo de turismo são grandes aliadas estratégicas dos corredores. É o caso da Sub4 Turismo Esportivo, que se especializou em pacotes para corridas nacionais e internacionais e está presente em todas as provas do circuito. A estimativa é que entre 30% e 40% dos brasileiros que já concluíram o desafio o fizeram com o suporte da Sub4.
Henrique Farias, sócio-diretor da Sub4, ressalta que o aumento do interesse pelo Superhalfs está diretamente ligado ao crescimento do turismo esportivo global. “Mais pessoas estão interessadas em aliar a participação em uma prova de ponta com um passeio de férias”, afirma. Ele destaca ainda que as seis cidades-sede das meias maratonas são destinos turísticos com muitos atrativos além das corridas.
LEIA TAMBE?: Slow Travel prioriza tempo no destino e conexões mais profundas
Além da medalha especial, completar as seis meias maratonas do circuito das Superhalfs dá ao corredor outros benefícios, como participação prioritária em provas e alguns produtos especiais. Para conquistar o desafio o quanto antes, alguns brasileiros já deixaram o turismo um pouco de lado em prol do objetivo esportivo. Neste ano, por exemplo, a Sub4 formou um grupo para correr duas provas em dois dias seguidos. Num sábado os atletas encararam os 21 km em Praga, na República Tcheca, e no dia seguinte superaram mais 21 km em Berlim, na Alemanha.
Atualmente, os eventos do circuito Superhalfs tem início em Lisboa, no começo de março. Seguem-se as provas de Praga e Berlim no final do mesmo mês. Após o verão europeu, o circuito é retomado em setembro com Copenhague, e finalizado em outubro com Cardiff e Valência.
Siga o @portaluaiturismo no Instagram e no TikTok @uai.turismo
