Mundo

Caçulas da história: Os 10 países mais novos do mundo


Por Flipar
Domínio Público - Wikimédia Commons

1° lugar: Sudão do Sul

Divulgação

O país mais novo até o momento em todo o mundo é o Sudão do Sul, que começou a existir oficialmente a partir do dia 09 de julho de 2011, depois de um referendo em que 98% da população concordava com a ideia.

Reprodução/ Drew Binsky

2° lugar: Kosovo

Divulgação

O segundo lugar fica por conta de Kosovo, que se tornou independente no ano de 2008 após diversos conflitos separatistas bem violentos.

Reprodução/ Davidsbeenhere

3° lugar: Sérvia

Divulgação

A Sérvia era uma única nação junto com Montenegro após a separação da Iugoslávia, mas movimentos separatistas fizeram com que se separassem após 14 anos.

Reprodução/ Top 10 Places

4° lugar: Montenegro

Divulgação

Curiosamente, apesar de ter participado do mesmo processo, Montenegro se tornou independente dois dias antes da Sérvia e por isso ocupa a quarta colocação.

Reprodução/ touropia

5° lugar: Timor Leste

Divulgação

Quem fecha o Top 5 é o Timor Leste, colônia portuguesa que se tornou nação autônoma no ano de 1975. Contudo, dias depois foi invadido e se juntou à Indonésia. A independência definitiva aconteceu em 2002.

Reprodução/ Adrian_travelling

6° lugar: Palau

Divulgação

Pouca gente ouviu falar desse país, que fazia parte do território norte-americano depois da Segunda Guerra Mundial. Conseguiu sua independência em 1994.

Reprodução/ Visit Palau

7° lugar: Eritreia

Divulgação

Depois de ser colônia italiana, a região se tornou parte da Etiópia. Após aproximadamente 30 anos batalhando por sua liberdade, o país conseguiu enfim se tornar independente no ano de 1993.

Reprodução/ Displore

8° lugar: República Tcheca

Divulgação

A República Tcheca e a Eslováquia se tornaram independentes no dia 1 de janeiro de 1993. Os dois países formavam a antiga Tchecoslováquia, que surgiu após o fim da primeira Guerra Mundial.

Jiuguang Wang wiki commons

8° lugar: Eslováquia

Divulgação

Participando do mesmo processo de separação, a Eslováquia ocupa a oitava colocação do ranking de países mais novos no mundo.

Imagem de Andrea por Pixabay

10° lugar: Macedônia

Divulgação

Fechando o grupo de 10 nações mais jovens está a Macedônia, que começou a ser considerada pela ONU um país independente no ano de 1993.

Reprodução/ Alina Mcleod

Observação: alguns portais apontam Barbados, no Caribe, como a nação mais jovem, pois decretou República em 2021, se livrando da Monarquia Britânica. Entretanto, Barbados já existe como país desde 30/11/1966.

OpenClipart-Vectors por Pixabay

Embora ainda estivesse por décadas subordinado à Rainha Elizabeth, Barbados já era independente. Era a mesma situação de 42 países, como Austrália e Jamaica, que se submetem à Monarquia Britânica. Veja a lista na galeria do Flipar sobre os países governados pelo Rei Charles.

Imagem Free de NT Franklin por Pixabay