O prêmio, que foi desenvolvido pelo Ministério do Turismo, destaca as coisas boas que as pessoas e empresas fazem no turismo do país, sendo o maior da área no Brasil.
Destacando a importância do Patrimônio Cultural, a Rota do Enxaimel bateu outras 46 iniciativas que participaram na mesma categoria.
Esta foi a terceira edição do Prêmio, cujo tema em 2023 é "O Turismo Transformando Vidas".
O troféu foi entregue em mãos pela Secretária Executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Machado Lopes para o vice-presidente da associação, Ivan Blumenschein.
“O prêmio mostra que o turismo cultural pode e deve ser pensado com foco no resultado, para que seja possível preservar as tradições gerando desenvolvimento econômico”, declarou Ivan.
Além desse projeto, outros dois foram premiados com medalha de ouro. A Secretaria de Turismo do Estado ganhou na categoria Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos Privados para o Turismo.
Já a iniciativa Sistema Especialista Turístico, da Smart Tour Brasil, levou o ouro na categoria Gestão de Dados e Inteligência em Turismo.
Criada em julho de 2021, a Associação Rota do Enxaimel tem como objetivo preservar a história, manter viva a cultura e apoiar os agricultores locais, tudo isso impulsionando o turismo.
Em apenas dois anos, a associação já conta com 35 membros. Um mapa e um site com informações turísticas foram criados para melhorar a experiência dos visitantes.
A Rota do Enxaimel tem particularidades que poucas pessoas sabem. É o único lugar no Brasil que faz parte da lista das melhores vilas turísticas do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Essa certificação é dada a locais que conseguem equilibrar a preservação da cultura e do ambiente com o desenvolvimento econômico.
Além disso, em 2023, a Rota ganhou a medalha de prata no 3º Prêmio de Turismo Responsável 2023 América Latina, realizado pela WTM, uma das maiores organizadoras de feiras do setor em todo o mundo.
Se quiserem explorar a Rota do Enxaimel, os visitantes têm a opção de percorrer os 16 km de trajeto de carro, de bicicleta ou a pé, além de poderem contratar guias.
Durante a visita, é possível conhecer e se hospedar em casas típicas, experimentar comidas locais deliciosas e comprar artesanato.
Na área de Testo Alto, em Pomerode, fica a maior quantidade de casas construídas no estilo enxaimel fora da Europa.
São 50 dessas construções em um caminho protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que reconhece o valor cultural e paisagístico da região.
O estilo enxaimel é uma técnica de construção trazida pelos imigrantes germânicos no século XIX, onde as paredes são montadas usando vigas de madeira encaixadas e preenchidas com tijolos de argila.
A comunidade local mantém viva a história e a cultura dos imigrantes de várias maneiras, seja por meio da comida típica alemã, peças de artesanato em madeira ou atividades em clubes culturais.
Também são comuns as práticas da igreja luterana, no antigo cemitério dos imigrantes, e até mesmo uma escola municipal que ensina em dois idiomas, português e alemão.
Uma curiosidade é que todas essas ‘memórias locais’ acontecem em meio a uma área de Mata Atlântica preservada, com inúmeras nascentes de água, riachos e cachoeiras.
A Fábrica de Chocolates Nugali é outro destaque e uma parada obrigatória para quem conhece a rota.
O Alles Park Pomerode também faz parte da rota e conta com várias atrações como a Vila da Neve, Roda Gigante e a pista de obstáculos Kinderzone.