Flipar

Artistas brasileiros que já passaram dos 90 anos; alguns ainda trabalham


A atriz Berta Loran, que se consagrou principalmente com atuações em humorísticos, morreu aos 99 anos no Rio de Janeiro, no dia 28 de setembro de 2025. É uma perda na lista dos nonagenários.

Por Lance
Marcos Serra Lima wikimedia commons

Veja artistas com longevidade da carreira, que alcançaram a marca dos 90 anos. Alguns continuam atuantes. Outros se aposentaram.

Imagem gerada por i.a.

Laura Cardoso - Nascida em 13/9/1927 - Um das mais emblemáticas atrizes do Brasil acumulou inúmeros prêmios ao longo de seus 74 anos de carreira, sendo recordista em participações em telenovelas (63). Dona Isaura, de 'Mulheres de Areia', e Guiomar, de 'A Viagem', são algumas das personagens marcantes.

Reprodução/@atrizlauracardoso

Nathália Timberg - Nascida em 5/8/1929 - A carreira da atriz teve mais de sete décadas no teatro, cinema e televisão. Ela coleciona papéis memoráveis como Juliana em 'A Sucessora', Cecília Spina em 'Ti Ti Ti', Celina Junqueira em 'Vale Tudo', Mariana em 'Pantanal' e Constância Eugênia em 'O Dono do Mundo'.

Viva - wikimedia commons

Fernanda Montenegro - Nascida em 16/10/1929 - Além das inúmeras personagens marcantes, foi a primeira brasileira a vencer o Emmy Internacional, em 'Doce de Mãe' (2013), assim como recebeu indicações ao Globo de Ouro e ao Oscar de melhor atriz por seu trabalho em 'Central do Brasil' (1998). Tornou-se 'imortal' da Academia Brasileira de Letras.

- Reprodução Instagram

Pedro Farah - Nascido em 22/7/1930 - Conhecido como Farnetto, é um humorista e ator brasileiro, que se popularizou a interpretar o copeiro, apelidado de 'múmia paralítica', pelo personagem quiles Arquelau (Agildo Ribeiro) no humorístico 'Planeta dos Homens'.

Divulgação

Haroldo Costa - Nascido em 13//5/1930 - Ator, escritor, produtor e sambista brasileiro, ele iniciou no Teatro Experimental do Negro, quando esteve na peça 'O Filho Pródigo', de Lucio Cardoso. Atuou como produtor-realizador de espetáculos, contratado por proprietários de casas de shows

TV Brasil wikimedia commons

Lima Duarte - Nascido em 29/3/1930- Reconhecido como um dos pioneiros da televisão brasileira, ele esteve presente desde sua inauguração. Sinhozinho Malta, de 'Roque Santeiro', e Sassá Mutema, de 'Salvador da pátria', são dois de seus personagens mais marcantes.

Instagram @limaduarte

Tony Tornado - Nascido em 26/5/1930 - Um dos principais nomes da música black music e precursor do estilo afro no país, consagrou-se tanto na área musical, como na atuação. Em 1970, foi o vencedor da fase brasileira do V Festival Internacional da Canção com a canção soul 'BR-3'. Tony Tornado está no ar na novela Êta Mundo Melhor (continuação de Êta Mundo Bom!), como o radialista Lúcio.

Reprodução Instagram

Mauro Mendonça - Nascido em 2/4/1931 - Um dos maiores atores da televisão brasileira, também se destacou no cinema ao atuar ao lado de Sônia Braga e José Wilker no filme 'Dona Flor e Seus Dois Maridos', baseado na obra de Jorge Viveu o Dr. Teodoro Madureira, o 'marido vivo' de Dona Flor.

Divulgação Guilherme Scarpa

Manoel Carlos - Nascido em 14/3/1933 - Conhecido simplesmente pelo apelido Maneco, o autor é um dos mais consagrados das telenovelas brasileiras. A partir da década de 1990, seus trabalhos se tornaram célebres por retratar a burguesia carioca, principalmente no bairro do Leblon.

Francisco Mogadouro da Cunha - wikimedia commons

Ary Fontoura - Nascido em 27/1/1933 - Participou de mais de 50 novelas na Globo e recebeu diversos prêmios na carreira. Entre os personagens marcantes, estão Baltazar Câmara de 'O Espigão', Aristóbolo Camargo, de 'Saramandaia',  Nonô Correia, de 'Amor com Amor Se Paga', e 'Seu Flô', de 'Roque Santeiro'.Ary Fontoura está no ar na novela Êta Mundo Melhor como o personagem Quinzinho

Stênio Garcia -Nascido em 28/4/1932 - Conhecido por suas performances, ele estreou com participações especiais no seriado 'O Vigilante Rodoviário'. Em 'Carga Pesada', viveu o caminhoneiro Bino, um de seus papéis mais populares, pelo qual venceu o Prêmio APCA de melhor ator de televisão.

Youtube/ Domingo Espetacular

Rosa Maria Murtinho - Nascida em 24/19/1932 - Vencedora de um Troféu APCA de melhor atriz e um Kikito do Festival de Gramado, além de possuir duas indicações ao Troféu Imprensa de melhor atriz e ser laureada com o Troféu Mário Lago.

Divulgação Guilherme Scarpa

Othon Bastos - Nascido em 23/5/1933 - É um ator recordista em participações na TV, já tendo participado de mais de 80 produções entre novelas, séries e minisséries. Atualmente, o artista segue na ativa com a apresentação do monólogo 'Não Me Entrego, Não'.

Reprodução Instagram

Íris Bruzzi - Nascida em 16/2/1935 - Ficou conhecida como vedete nos shows de Carlos Machado e como uma das Certinhas do Lalau de Sérgio Porto. Sua carreira como atriz também inclui cinema e televisão.

Reprodução Instagram

Renato Aragão - Nascido em 13/1/1935 - Considerado um dos maiores comediantes da TV brasileira, tornou-se célebre pelo personagem Didi, com o qual liderou o grupo humorístico 'Os Trapalhões', entre as décadas de 1960 a 1990.

Instagram/@renatoaragao

Glória Menezes - Nascida em 19/10/1934 - Ícone da história da televisão brasileira, ela foi a protagonista de '2-5499 ocupado', a primeira telenovela diária, exibida em 1963, na extinta TV Excelsior. Viúva de Tarcísio Meira após 59 anos de união, interpretou diversos personagens marcantes durante sua trajetória.

Divulgação TV Globo

Hermínio Bello de Carvalho - Nascido em 28/3/1935 - É um compositor, poeta e produtor musical brasileiro, além de ativista cultural. Assim, o artista foi um dos responsáveis pelo sucesso de Clementina de Jesus, e fez parcerias marcantes com Cartola, Carlos Cachaça, Paulinho da Viola, entre outros.

Produção Cultural no Brasil wikimedia commons

Sônia Zagury - Nascida em 1935 - Iniciou sua carreira artística na década de 1990. Assim, destacou-se primeiramente por suas participações em 'Explode Coração' (1995) onde interpretou a mãe de Edson Celulari, e em 'Terra Nostra' (1999), de Benedito Ruy Barbosa, interpretando a cozinheira Antônia.

Instagram/@soniazagury