Flipar

A “bruxa do divórcio” volta a atacar: Desta vez, Tim Burton e Monica Bellucci


Tim Burton e a atriz Monica Bellucci anunciaram o término do relacionamento. Os dois ficaram juntos por dois anos. A notícia foi divulgada no dia 19 de setembro em um comunicado enviado à imprensa.

Por Lance
Reprodução de vídeo Instagram

A nota enviada pelos representantes dos artistas dizia: “É com muito respeito e profundo cuidado um pelo outro que Monica Bellucci e Tim Burton decidiram se separar.”

Reprodução de vídeo Instagram

De acordo com a revista “People”, embora se conhecessem há quase duas décadas, eles só se aproximaram em 2022, quando Bellucci entregou um prêmio a Burton no Festival Lumière, na França.

Reprodução de vídeo Instagram

O casal fez sua primeira aparição pública em outubro de 2023, no Festival de Roma. No ano seguinte, a atriz italiana atuou em “Os Fantasmas Ainda Se Divertem: Beetlejuice, Beetlejuice”, filme dirigido por ele.

Reprodução Instagram /@monicabellucciofficiel

Burton também foi casado com Lena Gieseke de 1987 até 1991. Depois manteve um relacionamento com a modelo e atriz Lisa Marie de 1992 até 2001.

Wikimedia Commons / Sean Reynolds

De 2001 até 2014, Burton foi casado com a atriz Helena Bonham Carter e juntos tiveram dois filhos, Billy Raymond, nascido em outubro de 2003, e Nell, nascida em 2007.

Wikimedia Commons David Torcivia

O diretor, conhecido por sua atenção aos detalhes na produção de seus filmes e pelo uso de maquetes e bonecos em stop-motion, nasceu em 25 de agosto de 1958 em Burbank, Califórnia, Estados Unidos, filho de Jean Rae Burton e de William Reed Burton.

Harald Krichel/Wikimédia Commons

Ele começou a trabalhar como animador na Disney Productions, mas logo passou a dirigir curtas autorais, como “Vincent” em 1982 e “Frankenweenie”, curta de 1984.

Divulgação

Sua estreia como diretor de longa-metragem ocorreu com “As Grandes Aventuras de Pee-wee” de 1985, comédia fantasiosa que já trazia elementos do estranho e do cômico peculiar.

Divulgação

Dirigiu o filme “Os Fantasmas Se Divertem” de 1988, com Michael Keaton e Winona Ryder que, em 2024, reprisaram seus papéis na continuação.

Divulgação

Dirigiu “Batman”, em 1989. O filme, que trouxe uma abordagem mais sombria ao herói, foi um sucesso de bilheteria e recebeu o Oscar de Melhor Direção de Arte.

Reprodução/Batman - O Retorno

Outro marco na carreira de Burton é “Edward Mãos de Tesoura”, de 1990. O filme, estrelado por Johnny Depp e Winona Ryder, se tornou um clássico moderno.

Divulgação

Burton dirigiu “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, de 2005, também com Johnny Depp no papel principal. O ator é um dos preferidos do cineasta. A produção foi bem recebida tanto pelo público quanto pela crítica.

Divulgação

Outro destaque da carreira do diretor é a animação “A Noiva-Cadáver”, de 2005. Produzido com a estética característica de Burton, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2006 e acompanha Victor Van Dort, que acidentalmente desperta Emily, a noiva morta, e é levado ao submundo.

Divulgação

Também dirigiu “Alice no País das Maravilhas”, de 2010. A produção foi um sucesso de bilheteria e ganhou dois Oscars: Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino.

Divulgação

Dirigiu a animação em stop-motion “Frankenweenie”, de 2012, indicada ao Oscar de Melhor Filme de Animação. É uma versão expandida do curta de 1984, também dirigido por Burton.

Divulgação

Outros filmes que dirigiu incluem: “Batman O Retorno', “A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça”, “Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas”, 'Planeta dos Macacos', “Sombras da Noite”, “Dumbo” e “Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet”.

Divulgação

Ele voltou a trabalhar com séries em 2022 ao dirigir vários episódios de “Wandinha”, produção da Netflix baseada no personagem central de “A Família Addams”. Por esse trabalho, recebeu indicação ao Emmy de Melhor Direção em Série de Comédia.

Reprodução do Instagram @timburton

Um dos trabalhos mais recentes de Tim Burton foi dirigir, em 2025, o clipe de “The Dead Dance” da cantora Lady Gaga. O vídeo, que tem como locação a Ilha das Bonecas no México, explora o estranho e o obscuro, estética que Gaga costuma adotar, tornando a colaboração quase um encontro natural de estilos.

Reprodução Youtube /@LadyGaga

Além disso, o clipe funciona como um desdobramento da série Wandinha, em que Gaga aparece brevemente ao lado de Jenna Ortega na segunda temporada.

Reprodução Instagram / @wednesdaynetflix

No campo das artes visuais, Burton também publicou livros como “A Morte Melancólica do Rapaz Ostra e Outras Histórias '. Sua arte já foi exibida em mostras internacionais como “The World of Tim Burton” e “Lost Vegas”, que apresentaram ilustrações, conceitos visuais e designs de personagens.

Divulgação

Burton recebeu o Leão de Ouro de Carreira no Festival de Veneza em 2007, prêmio que reconheceu sua trajetória e o impacto de suas obras no cenário cinematográfico.

Wikimedia Commons / Gage Skidmore