Flipar

Música Gospel cresce e lança grandes nomes no Brasil


Aline Barros completou 49 anos no dia 7 de outubro como uma das maiores cantoras de música gospel do Brasil. Com uma carreira marcada por prêmios, recordes de vendas e milhões de ouvintes, a cantora simboliza o avanço e a consolidação do gênero no país.

Por Lance
Reprodução Instagram/ @alinebarros

Aline Barros , que nasceu em 1976, na cidade do Rio de Janeiro, ganhou projeção com canções como “Consagração”, “Ressuscita-me”, “Sonda-me, Usa-me” e “Rendido Estou”.

Reprodução Youtube / MK MUSIC

Desde o início de sua trajetória nos anos 90, Aline contribuiu para levar o gospel aos grandes palcos e às plataformas digitais. Além de influenciar gerações de artistas e fortalecer um movimento que ultrapassa as fronteiras da religião para se firmar como expressão cultural e social.

Reprodução Youtube / Aline Barros

O gospel de louvor e adoração, ou congregacional, surgiu como versão do “worship”, estilo difundido nas igrejas dos EUA, Canadá e Austrália desde os anos 1970, com o ministério Vineyard, criado por Kenn Gulliksen. O movimento usa a música como meio de evangelização e expressão da fé.

Reprodução Youtube / Vineyard USA

A expansão internacional do “worship” influenciou diretamente o cenário brasileiro: versões traduzidas dos grandes sucessos estrangeiros impulsionaram o estilo no país, e consolidou o louvor e adoração como uma das vertentes mais fortes da música gospel atual.

Wikimedia Commons / Prefeitura de Olinda

O crescimento da música gospel no Brasil acompanha mudanças religiosas, sociais e econômicas do país nas últimas décadas. Segundo dados do IBGE, o percentual de evangélicos na população brasileira aumentou significativamente desde os anos 1980.

domínio público

A música gospel é o segundo gênero que mais cresce no Brasil, perdendo apenas para o sertanejo, segundo dados do Spotify. Em 2019, a plataforma registrou um aumento de 44% no número de ouvintes em comparação ao ano anterior.

wikimedia commons Gerçois

A entrada de grandes gravadoras no mercado gospel também consolidou a profissionalização desse nicho.

Imagem de Tomasz Manderla por Pixabay

Um exemplo disso é que grandes gravadoras como Sony Music, Warner Music Brasil mantêm departamentos voltados exclusivamente à música gospel.

Wikimedia Commons

Nos grandes centros urbanos, festivais e shows gospel atraem multidões. Eventos como a 'Marcha para Jesus', realizada em São Paulo, reúnem milhares de pessoas e apresentam artistas de destaque.

Wikimedia Commons Governo do Estado de São Paulo

Os meios de comunicação têm papel fundamental nesse crescimento, com destaque para programas de televisão, rádios voltadas ao gospel e a transmissão de festivais.

Reprodução de vídeo TV Globo

A internet, especialmente o YouTube, ampliou a visibilidade da música gospel e permitiu que artistas independentes conquistassem sucesso por meio de seus próprios canais.

Divulgação

O mercado gospel brasileiro não se limita a um único estilo musical. Há diversidade de ritmos que vão do pop e rock ao sertanejo, passando pelo rap e pela música eletrônica. Essa pluralidade possibilita que artistas alcancem públicos variados.

Wikimedia Commons / Prefeitura de Olinda

Não por acaso, pela primeira vez, o Réveillon de Copacabana, um dos maiores eventos de Ano Novo do mundo, teve um palco exclusivo para a música gospel em 2025.

Flickr PortoBay Experiences

Inclusive, Caetano Veloso, ateu declarado e membro de uma família que celebra os orixás da Umbanda em suas canções, interpretou no palco a música â??Deus Cuida de Mimâ?, de Kleber Lucas, durante o show que apresentou ao lado de Bethânia no Réveillon de Copacabana.

divulgação/Fernando Young

A seguir, conheça alguns cantores e grupos gospel que fazem sucesso no Brasil.

Wikimedia Commons Rfr2505

Gabriela Rocha - a música “Me Atraiu (Ao Vivo)” lidera execuções no YouTube e aparece entre as mais ouvidas no Spotify e Deezer.

Wikimedia Commons / Prefeitura de Olinda

Ela é atualmente a cantora gospel mais ouvida do Brasil e figura entre as dez artistas femininas solo mais ouvidas do país no Spotify, ocupando a oitava posição, com mais de 245 milhões de streams registrados no período.

Wikimedia Commons / Prefeitura de Olinda

Isadora Pompeo - nome de destaque da nova geração, “Ovelhinha (Ao Vivo)” está entre os hits de maior destaque, com muitos streams e visualizações.

Reprodução Youtube / Isadora Pompeo

Também é intérprete da canção “Tantas Bênçãos”, versão em português de “Counting My Blessings”. A música se tornou um fenômeno nas redes sociais, especialmente no TikTok e no Instagram, onde tem sido amplamente usada por influenciadores

Reprodução Youtube / Isadora Pompeo

Fernandinho - é um dos artistas mais ouvidos no gênero gospel. Destaca-se tanto em músicas solo quanto em colaborações com sucessos como “Grandes Coisas” e “Galileu”.

Reprodução Instagram /@fernandinhoepaula

Isaias Saad - seu nome aparece entre os que ultrapassam 1 milhão de ouvintes mensais no Spotify.

Reprodução Youtube / Isaias Saad

Casa Worship - o grupo aparece constantemente em rankings gospel no Spotify, com músicas como “A Casa É Sua”.

Reprodução Instagram /@Foto do perfil de casa.worship casa.worship

Midian Lima - reconhecida por sua voz marcante, conta com sucessos como 'Jó', 'Prioridade' e 'Não Pare', que acumulam milhões de visualizações nas plataformas digitais.

Youtube/Rádio 93 - FM Gospel

Ana Paula Valadão - reconhecida como uma das principais líderes da música gospel no país. Fundadora e líder do grupo Diante do Trono, ela já vendeu mais de 15 milhões de álbuns mundialmente, com sucessos como “Preciso de Ti”, “Manancial”, “Águas Purificadoras”, “Nos Braços do Pai” e “Te Agradeço”.

Wikimedia Commons / Leanndrofilho

Damares - uma das cantoras mais tradicionais do gospel pentecostal brasileiro, reconhecida por seu estilo marcante e músicas de grande repercussão, como 'Sabor de Mel' e 'Diamante'.

Reprodução Instagram /@cantoradamares

Estes são apenas alguns exemplos, mas o gênero conta com diversos artistas em destaque e novas revelações.

Wikimedia Commons / Rfr2505