1. Busque o equilíbrio Buscar variações que sejam saudáveis e saborosas ajuda a manter o consumo adequado desse macronutriente.
2. Prefira frutas inteiras A polpa e a casca da fruta reduzem o índice glicêmico, razão pela qual uma fruta inteira é uma opção melhor do que o suco.
3. Consuma feijões Os feijões são uma excelente fonte de carboidrato. Muito fibrosos, eles diminuem o apetite e a liberação de hormônios que nos fazem ganhar peso.
4. Monte um prato balanceado Uma refeição equilibrada, segundo a nutricionista Renata Fidelis, deve ter verduras, legumes, carboidratos e proteínas.
5. Beba água A água ajuda o corpo a absorver os carboidratos, realizar a digestão e dar energia adequada. Além disso, contribui para a hidratação e saciedade.
6. Controle as porções Uma porção saudável de carboidratos é de 150 g. Isso pode ser diferente para cada pessoa, mas é uma boa dica para começar.
7. Evite ultraprocessados Dietas baseadas nos ultraprocessados contém 'maus carboidratos', que passaram por métodos industriais, retirando os nutrientes e fibras naturais.
8. Coma pães integrais Prefira pães que sejam 100% integrais, pois essas opções são aliadas para manter a quantidade adequada de carboidratos.