Brasil

Candidatura de ex-prefeito assassinado foi liberada há 20 dias pelo TRE

José Gomes estava inelegível por responder a um processo por improbidade administrativa, mas recorreu e concorria às eleições de 2016

postado em 28/09/2016 19:47

O ex-prefeito e candidato a um novo mandato no município de Itumbiara (GO), José Gomes, que morreu na tarde desta quarta-feira (28/9), teve problemas para conseguir homologar sua candidatura no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). Ele estava inelegível por responder a processos de improbidade administrativa em gestões anteriores.

[SAIBAMAIS]Por conta deste impasse, a candidatura de José Gomes só foi de fato homologada em 9 de setembro, há 20 dias. À época, o juiz Flávio Fiorentino, da 16; Zona Eleitoral, decidiu aprovar o nome de Gomes para as eleições argumentando que, apesar de haver processos contra o ex-prefeito, não existe nenhuma condenação por enriquecimento ilícito contra ele.

Para o Jornal Opção, de Itumbiara, a assessoria de José Gomes afirmou, na época, que não havia motivos para a impugnação da candidatura. "Estamos de acordo com o que foi decidido pelo TRE-GO. Não houve condenação por enriquecimento ilícito e, por isso, entendemos a decisão como correta."

Em 2014, o ex-prefeito foi condenado por soterrar lagoas em áreas de preservação. A Prefeitura de Itumbiara, comandada por Gomes, recebeu duas multas, no valor de R$ 160 mil, mas, mesmo assim, prosseguiu com as obras. O juiz responsável pela ação ainda sentenciou Gomes a perder os direitos políticos por cincos anos. Mas, ele recorreu e acabou conseguindo concorrer às eleições de 2016.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação