Cidades

Morador da Asa Norte flagra tucano na janela de seu apartamento

Ave pousou no parapeito de prédio. Espécie é mais comum em matas, mas aparições têm ocorrido com certa frequência na cidade

postado em 19/02/2017 14:53
<--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]-->

[FOTO886626]

Um morador da 216 Norte teve um visita surpreendente e encantadora no domingo (18/2) de manhã. Ao olhar pela janela da sala de seu apartamento, avistou, pousado no parapeito, um belo tucano.

O pássaro de penas pretas e brancas e longo bico alaranjado ainda posou para fotos. Em um vídeo enviado para o Correio pelo morador, o tucano levanta voo e parte para explorar novas paisagens. Pela aparência, é possível afirmar que a ave é um tucanuçu, a maior espécie de tucanos de existe (veja quadro abaixo).

[VIDEO1]

Aparições em Brasília

Embora não sejam aves muito comuns em centros urbanos, tucanos têm aparecido com certa frequência em algumas áreas de Brasília. Um casal da espécie costuma fazer seu ninho na 415 Norte. O ritual se repetiu nos últimos três anos, entre agosto e novembro.

A chegada do casal, que se abriga sempre em uma árvore ao lado do bloco H, já se tornou um momento muito esperado pelos moradores da SQN e atrai curiosos de toda a cidade.

Em março do ano passado, moradores do Park Way conseguiram socorrer um tucano que apareceu no jardim de uma casa com a parte superior do bico quebrada. O animal foi resgatado e atendido por uma veterinária chamada até o local.

Saiba mais sobre os tucanos


Tipos:
os tucanuçus são pretos, com o papo branco e o crisso vermelho; o periocular, sem penas, é amarelo e tem o bico amarelo com mancha preta arredondada na ponta

Tamanho: o tucanuçu é a maior espécie de tucanos.

Origem: a ave é típica das regiões do cerrado e da Amazônia e mais fácil de serem encontradas em florestas e matas

Reprodução: Entre setembro e novembro, no fim da seca e no início das chuvas, é época de reprodução de aves de várias espécies. Em Brasília, muitos ninhos são encontrados.

Fonte:
Observadores de Aves do Planalto Central (Observaves)

<--[if gte mso 10]> <[endif]-->

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação