Cidades

Brasília tem mais um dia quente e seco antes da volta das chuvas

Umidade do ar pode atingir os 20% na tarde desta segunda-feira (25/9), quando termômetros devem bater os 30°C. Chuva retorna a partir de quinta-feira

postado em 25/09/2017 08:29
Baixa umidade faz DF voltar ao estado de alerta. Porém, Inmet prevê chuva para esta semana
O Distrito Federal volta ao estado de alerta nesta segunda-feira (25/9) devido à umidade prevista para apenas 20% durante a tarde. Apesar das chuvas da sexta-feira passada indicarem o fim da estação seca, o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) não prevê precipitações para hoje. Por isso, o brasiliense não pode se esquecer de manter uma garrafa de água à mão. Comer alimentos leves, como frutas, e evitar exercícios entre 10h e 17h também ajuda a amenizar efeitos causados na saúde pelos baixos índices.


[SAIBAMAIS]Além da baixa umidade, o brasiliense deve se preparar para o calor previsto pelo Inmet para hoje à tarde. Os termômetros podem marcar 30;C nesta segunda-feira, dia de céu parcialmente nublado. Sem chuva, os ventos de 36 a 50 km/h trazem algum alívio para as temperaturas altas.

Chuva

As chances de voltar a chover no Distrito Federal aumentam progressivamente a partir desta terça-feira (26/9). O Instituto prevê maior possibilidade de chuva para quinta (28/9) e sexta-feira (29/9).

As primeiras gotas depois de 123 dias de estiagem somente caíram na sexta-feira passada, quando a estação seca teve, enfim, uma trégua. Além do fim da seca, as chuvas daquele dia marcaram o início oficial da primavera no Brasil.

Entretanto, a crise hídrica continua. A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) acredita que os níveis dos reservatórios do DF somente voltam a crescer em novembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação