Cidades

Besouros podem ter causado queda de árvore na Praça do Relógio

Inseto veio da Amazônia e se alimenta de mongubas, planta também amazônica. Duas idosas ficaram feridas e foram levadas ao HRT com dores e escoriações

postado em 11/10/2017 17:27
Árvore caiu sobre duas tendas em feira de artesanato na Praça do Relógio
A queda de uma árvore na Praça do Relógio, na manhã desta quarta-feira (11/10), levantou discussão sobre o plantio de espécies de outras regiões onde o cerrado deveria imperar. De acordo com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), um besouro de cerca de 15 centímetros de comprimento pode ter causado o acidente, que deixou duas idosas feridas. A larva do inseto come a parte interna do tronco da monguba, espécie típica da Amazônia à qual pertencia a planta que caiu nesta manhã.


[SAIBAMAIS]O besouro chama a atenção pela cor metálica e brilhante das asas. Ele pertence à espécie Euchroma gigantea, típica de florestas tropicais da América do Sul. Segundo o professor Antônio José Camillo de Aguiar, do Departamento de Zoologia da Universidade de Brasília (UnB), o inseto se instalou no Distrito Federal por causa da monguba. ;Agora, é difícil de saber se ele chegou com madeira com as larvas, de caminhão, voando ou de outra forma;, analisa.

Como as larvas do inseto se alimentam da parte interna da monguba, a planta que caiu em Taguatinga tinha aparência saudável, explicou a Novacap, em nota. De acordo com a companhia, funcionários cortaram 3.761 árvores com risco de queda no Distrito Federal. Em 2016, o total de cortes chegou a cerca de 5 mil.

Não é a primeira vez que o bicho, por vezes confundido com uma barata, causa transtornos no DF. Em 2010, o inseto obrigou a Novacap a cortar mongubas plantadas na 216 Norte, o que gerou protestos de moradores.

Para evitar riscos, Aguiar defende a preferência ao plantio de plantas nativas do cerrado nos canteiros do DF. ;As pessoas plantam a monguba porque ela cresce rápido, mas acabou se transformando em uma espécie não ideal por causa do besouro;, aponta o biólogo. Por depender somente da árvore amazônica, o inseto não oferece riscos aos outros vegetais.
Moradores relataram, via Whatsapp, que a área é infestada por besouros

Acidente

Duas idosas ficaram feridas com a queda de uma monguba por volta das 11h46 desta quinta-feira. A árvore caiu sobre uma feirinha de artesanato na região da Praça do Relógio, no centro de Taguatinga, onde ambas trabalhavam como artesãs. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) se deslocaram ao local para prestar socorro. As duas vítimas foram encaminhadas ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT) com escoriações e dores pelo corpo.

Funcionários da Administração Regional de Taguatinga e da Novacap também compareceram ao local do acidente para verificar a necessidade do corte de outras árvores. De acordo com relatos de leitores do Correio, que enviaram fotos via WhatsApp, o besouro da monguba infesta as plantas da Praça do Relógio.

A Novacap pede ao brasiliense para que solicite vistoria de poda na Administração Regional ou pelo telefone 162, da ouvidoria do Governo do Distrito Federal. A companhia explica que as vistorias demoraram entre uma a duas semanas, e as podas são feitas em ordem de urgência, como quando há risco de queda. Para cortes próximos à rede elétrica, a responsibilidade é da Companhia Energética de Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação