Cidades

DF terá pancadas de chuva isoladas nesta terça-feira, prevê Inmet

Chuvas volumosas só chegam a partir de sexta-feira, aponta o instituto. Até lá, situação dos reservatórios do DF deve piorar

postado em 24/10/2017 08:23
Sol apareceu entre nuvens nesta manhã. Calor pode chegar aos 34°C durante a tarde
O brasiliense continua a se perguntar, pelo quarto dia seguido, onde estão as chuvas previstas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para esta terça-feira (24/10), mais uma vez, a previsão é de pancadas isoladas no Distrito Federal. Ou seja, o tempo vai ficar nublado a parcialmente nublado, mas deve chover pouco e em apenas alguns pontos. Temporais só chegam a partir de sexta-feira ou sábado.


[SAIBAMAIS]Conhecidas como chuvas isoladas, as pequenas pancadas são difíceis de serem previstas, admite o meteorologista Mamedes Luiz Melo, do Inmet. Enquanto profissionais conseguem visualizar tempestades a partir de imagens de satélites, esses chuviscos dependem das características do local, não de correntes de ar do planeta. "Elas acontecem por causa da topografia ou da vegetação, não por sistemas frontais", explica. Segundo Melo, isso significa que pode chover forte na Asa Norte, enquanto o sol brilha na Asa Sul. "Por isso, chamamos de chuvas isoladas", acrescenta.

A falta de uma massa de ar fria explica, em parte, o porquê de o ar seco persistir na região, mesmo com o céu encoberto. A umidade relativa do ar varia entre 85%, registrados nesta manhã, e 20% ; índice que coloca o DF automaticamente em estado de atenção, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A temperatura caiu um pouco pela manhã, com mínima de 16;C registrada no Gama. À tarde, o calor volta, com máximas de até 34;C.

Situação crítica


O brasiliense torce, também, para que as tais chuvas isoladas caiam sobre os reservatórios que abastecem o DF. Na segunda-feira (23/10), a represa de Santa Maria fechou o dia com 24,2% do volume útil disponível. O valor é ainda mais preocupante no sistema Descoberto, que opera com somente 9% da capacidade.

Por isso, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) admite ampliar o racionamento para até dois dias seguidos. Em entrevista ao programa CB.Poder, o presidente da estatal, Maurício Luduvice, disse que Brasília está ;muito perto; de passar por essa ampliação. ;Não é bom para ninguém, mas, se for necessário, nós vamos adotar o segundo dia de rodízio;, comentou.

Nesta terça-feira, o racionamento atinge SIA, SCIA, STRC, SIN, SOF Sul, SGCV, SMAS, SPO, Cruzeiro Velho, Park Sul, Cidade Estrutural, Condomínios do Jardim Botânico - Verde, Chácaras Itaipú 80 a 84, Ouro Vermelho I e II e Taguatinga Norte, incluindo as quadras da QNL 2, 4, 6, 8, 10 e 12. Outras localidades passam pela normalização do fluxo de água.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação