Cidades

Leitor flagra vazamento de água no Hran em plena crise hídrica

Torneiras da unidade estão danificadas e só devem ser trocadas em 8 de janeiro; funcionários improvisaram luvas de plástico para tentar fechar os registros

Lucas Vidigal - Especial para o Correio
postado em 30/12/2017 12:27
[VIDEO1]
Um leitor do Correio flagrou vazamento de água nas torneiras do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), neste sábado (30/12), em plena crise hídrica no DF. Na pia onde ele fez o vídeo, luvas de plástico improvisam um suporte para os registros.


[SAIBAMAIS]Segundo o autor do vídeo, há vazamentos em várias partes do Hran. Ele menciona o setor de hemodiálises como um dos locais onde as torneiras estão em pior estado.

Em nota, a Secretaria de Saúde, responsável pela unidade, diz que vai trocar torneiras danificadas a partir de reforma prevista apenas para 8 de janeiro. Na data, a pasta promete começar também outras reformas e reparos no Hran e, segundo eles, sem prejuízo para o atendimento aos pacientes.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, o consumo de água no Hran caiu 18% de 2016 para 2017. "Isso foi possível graças ao desligamento das caldeiras antigas, que foram substituídas por equipamentos modernos, elétricos e não poluentes, não sendo necessário o uso de combustíveis fósseis para seu funcionamento", diz a nota.
Secretaria informou que começará reforma apenas em 8 de janeiro

Níveis dos reservatórios se igualam


O Hran recebe água do sistema Torto/Santa Maria, cujo reservatório registrou 29% da capacidade na medição feita na sexta-feira (29/12). O índice foi o mesmo registrado na barragem do Descoberto. Isso não acontecia desde julho.

Desde 5 de dezembro, a Caesb transfere parte da vazão do Santa Maria para as regiões atendidas pelo sistema Descoberto. Assim, há a possibilidade de que, a partir da próxima medição, a barragem na divisa com Goiás fique com maior volume, também pela primeira vez desde julho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação