Cidades

Em apenas sete dias, chove mais de 80% do previsto para fevereiro

Temporal no fim da tarde de quarta-feira melhorou volume de chuvas no Distrito Federal, mas causou transtornos no trânsito. Carnaval terá sol a partir de domingo

Lucas Vidigal - Especial para o Correio
postado em 08/02/2018 07:40

Pessoas sob a chuva com guarda-chuva

Fevereiro mal completou uma semana e o volume de chuvas acumulado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ultrapassou os 80% do previsto para o mês inteiro. Com o temporal de quarta-feira à tarde (7/2), a estação meteorológica do Sudoeste registrou mais de 180 milímetros, o equivalente a 82,75% dos 217,5mm esperados para os 28 dias deste mês.

Também segundo o Inmet, somente entre as 16h e às 17h, choveu 41,8mm. Isso significa que, em apenas uma hora, caiu quase 35% da água prevista para todo fevereiro. Em janeiro, o volume de chuvas ficou abaixo da média por causa de uma curta estiagem com mais de uma semana de duração.

A chuva forte de quarta-feira, combinada com as mudanças no trânsito depois do desabamento de um viaduto do Eixão Sul, causou transtornos no trânsito no horário de pico.

O volume de chuvas acima das expectativas deve ajudar a recuperação dos reservatórios do Distrito Federal. Até a tarde de quarta-feira, a barragem do Descoberto estava 49,5% cheia, enquanto o Santa Maria registrava capacidade em 37,5%. O resultado acumulado após os temporais de ontem só serão divulgados após as 13h30 desta quinta-feira (8/2).

Umidade alta, temperatura amena

Para a meteorologista Morgana Almeida, do Inmet, dificilmente a quinta-feira terá tanta chuva quanto a quarta-feira. O sol deve aparecer um pouco mais, entre nuvens. "Mas há previsão de pancadas de chuva porque o tempo está bastante úmido", acrescenta. A umidade relativa do ar varia entre 95% e 50%.

A temperatura continua amena nesta quinta-feira. Ao amanhecer, a mínima ficou em torno dos 16;C, o que, junto com a baixa umidade, deixou gotas de orvalho nos vidros dos carros do DF. À tarde, mesmo que o sol abra, não deve esquentar tanto. A máxima, segundo o Inmet, não passará dos 27;C.

Tempo aberto no carnaval

Os foliões precisarão de um guarda-chuva apenas nos bloquinhos do sábado de carnaval (10/2). Depois disso, a tendência é de tempo aberto, avisa o Inmet. "Pode acontecer uma ou outra pancada de chuva isolada, mas o tempo não deve atrapalhar a festa", prevê a meteorologista Morgana Almeida.

Se o sol estiver forte, recomenda-se abusar do consumo de água durante os blocos de rua. Desidratado, o corpo se cansa mais rápido e fica mais suscetível aos efeitos negativos do álcool. A desatenção, por exemplo, deixa o folião sob maior risco de furto de celulares. Por isso, não se esqueça de levar uma garrafinha antes de cair na folia.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação