Cidades

Em média, DF ganha 104 novos motoristas habilitados a cada dia

Número de motoristas no DF chegou a 1,7 milhão no ano passado. Frota também aumentou entre 2016 e 2017, mostram dados do Detran

Lucas Vidigal - Especial para o Correio
postado em 20/02/2018 09:59
Engarrafamento na EPTG na volta às aulas: número de carros nas ruas vem aumentando desde 2007
Se o trânsito do Distrito Federal anda bastante cheio, a tendência é de ainda mais carro na rua nos próximos anos. O número de motoristas no DF não parou de crescer em 2017, ano em que o Departamento de Trânsito (Detran/DF) habilitou 37.698 pessoas, chegando a 1,7 milhão de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH). Isso significa um acréscimo de 104 novos condutores nas ruas de Brasília a cada dia.

O número de carros no DF também cresceu no ano passado. O Detran/DF fechou 2017 com 1.716.878 veículos emplacados aqui, frota 3% maior do que os 1.665.165 registrados em 2016. Isso sem contar placas de outros estados que circulam nas vias brasilienses.

Ao menos, o total de veículos está praticamente emparelhado com o número de motoristas habilitados. Houve uma redução no ritmo do aumento da frota no DF. Entre 2007 e 2010, o crescimento era acima da ordem dos 8%. Mesmo assim, a quantidade de veículos no DF subiu consideráveis 20% em cinco anos.

O diretor-geral do Detran/DF, Silvain Fonseca, não atribui o alto índice de emissão de CNH ao aumento da frota. "Nem todos compram veículos. Tirar carteira, além de ser uma etapa a mais para aqueles que atingem os 18 anos, também significa obter um novo documento de identidade", apontou, em entrevista ao Correio.

A CNH equivale ao RG na maioria das vezes. Vale apenas ficar atento em caso de viagem aos nove países da América do Sul que aceitam a Carteira de Identidade como documento de entrada. Nenhum deles admite a CNH como identificação do brasileiro.

Como tirar carteira de motorista


Obter a CNH é um processo longo que pode se tornar uma dor de cabeça aos mais despreparados. Afinal, é preciso escolher uma autoescola credenciada e com boas referências para evitar aulas extras inúteis e cobranças abusivas.

Antes de escolher a autoescola, porém, o candidato deve procurar clínicas credenciadas para o exame médico e o teste psicotécnico. Com os certificados em mãos, começa a parte teórica do curso. São 45 horas/aula sobre legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, noção de mecânica, preservação ao meio ambiente e convívio social.

Ao final, o candidato ainda deve fazer cinco treinos no simulador eletrônico antes de passar para o exame teórico. Todo o conteúdo das aulas teóricas pode cair na prova, geralmente feita em unidades do Detran/DF.

Depois, o candidato passa por 20 horas/aula de direção. Caso necessário, o aluno ou o professor podem requisitar aulas extras. Preparado, o candidato se inscreve no exame prático, a última etapa antes da obtenção da CNH.

Prazo para pagamento do seguro obrigatório acaba nesta semana


Começou na segunda-feira (19/2) os vencimentos dos boletos do DPVAT para carros registrados no Distrito Federal. Nesta terça-feira (20/2), acaba o prazo para os donos de veículos de placas com finais 3 e 4. O pagamento é uma das condições para que o proprietário obtenha o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório para os motoristas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação