Cidades

Chuva forte alaga ruas e derruba árvores sobre carros neste sábado

O Inmet emitiu alerta válido até às 3h de domingo. População deve evitar ficar próximo a árvores e falar ao celular com aparelho conectado na tomada

Mayara Subtil - Especial para o Correio
postado em 24/02/2018 17:57
[FOTO1109847]
Os fortes ventos e a chuva intensa que encobriu o Distrito Federal, na tarde deste sábado (24/2), causou transtornos para a população, com pistas alagadas e carros danificados por árvores derrubadas pelo vento, em Taguatinga.
Na Ponte do Bragueto, que liga a Asa Norte ao Lago Norte e a Sobradinho, os dois sentidos ficaram completamente alagados. Já os motoristas que precisavam cortar pelas tesourinhas de quadras como 209, 210 e 216 Norte tiveram dificuldades para passar nos viadutos, por conta da água que se acumulou nos locais.
Em Ceilândia e Taguatinga, houve prejuízos materiais. Segundo o Corpo de Bombeiros, os primeiros 10 minutos de chuva, por volta das 16h30, fez com que três árvores caíssem sobre quatro carros estacionados na altura do Taguacenter, em Taguatinga Norte. Foram precisos cinco viaturas e 22 militares para retirar as árvores.
Técnicos da Companhia Energética de Brasília (CEB) foram acionados para desligar a energia na região, pois uma das árvores acabou atingindo um poste de iluminação. A corporação registrou uma vítima com ferimentos leves. Também em Taguatinga, na região da QNL 15, a chuva, que durou pouco mais de 40 minutos, causou inundação nas vias. A avenida do P Sul, em Ceilândia, se transformou em uma cachoeira.
[VIDEO1]

Alerta amarelo


Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva deve voltar a cair forte no domingo. A umidade relativa do ar deve variar entre 95% e 50%. De acordo com a meteorologista Maria das Dores de Azevedo, o instituto emitiu um alerta de risco amarelo para o DF, com validade até às 3h de domingo. A atenção também perpassa por regiões goianas, Mato Grosso e Amazonas. Além disso, a precipitação deve chegar a 20 milímetros no intervalo de uma hora de chuva.

Porém, mesmo com o baixo risco de alagamentos, a população precisa tomar cuidado. ;É imprescindível que as pessoas evitem passar por debaixo de árvores ou faça o uso do celular ligados na tomada;, recomendou Azevedo. Em situações emergenciais, o Inmet recomenda procurar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e a Defesa Civil no número 199.
Alerta amarelo do Instituto se estende até às 3h deste domingo (25/2)

Reservatórios


Graças às chuvas, o reservatório do Descoberto atingiu o nível de 54,7% de volume útil, na sexta-feira (23). Ele abastece 52% do Distrito Federal. Porém, mesmo com o crescimento progressivo de seu nível, desde novembro do ano passado, a barragem permanece no critério de ;atenção;.

No reservatório de Santa Maria, o nível de volume útil também subiu, passando para 40,9%. O crescimento progressivo ocorreu durante toda a semana. No sábado passado, dia 17, o nível do reservatório era de 39,7% de volume útil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação