Cidades

GDF mantém entendimento de que viaduto no Eixão deve ser recuperado

Mesmo com o laudo da UnB indicando a necessidade de demolição do viaduto, Executivo local se baseia em relatório do Crea-DF e mantém posição de que é possível uma recuperação

Augusto Fernandes
postado em 08/03/2018 15:40
Viaduto do Eixão Sul que desabou
Um dia após sobre a Galeria dos Estados, no Eixão Sul, que desabou há pouco mais de um mês, o Governo do Distrito Federal convocou coletiva, realizada na manhã desta quinta-feira (8/3), para apresentar dados que reforçam a posição defendida na semana passada, de que parte da estrutura pode ser reaproveitada.

O professor de engenharia da Universidade de São Paulo (USP) Pedro Almeida apresentou os resultados do relatório que fez durante 11 dias, após ser convidado pelo Conselho Regional de Arquitetura e Agronomia (Crea-DF) para analisar a estrutura do viaduto. Segundo ele, a construção ;tem boa qualidade material;.

;Podemos recuperar as asas de sete pilares que sustentam o tabuleiro (parte em que os carros transitam), mantendo e devolvendo a estrutura em boas condições de uso para o cidadão brasiliense;, disse. Para o professor, as técnicas utilizadas durante a construção do viaduto dificultaram o processo de manutenção e inspeção visual.

;Desde a sua construção, a região ficou oculta de uma inspeção visual direta. Não era possível identificar os danos, porque as asas dos pilares estavam obstruídas pela presença de uma laje maciça, que tinha 50cm;, comentou. Durante as inspeções feitas após o desabamento, ele explicou que, ao abrir a laje, pôde constatar que a estrutura ainda tinha ;características mecânicas adequadas para permanecer em uso;.

[SAIBAMAIS];A estrutura é recuperável. Atualmente, com as premissas de sustentabilidade, é muito raro demolir construções com boa qualidade;, frisou.

Além do professor, estavam presentes na coletiva a presidente do Crea, Fátima Có, o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Márcio Buzar, o secretário da Casa Civil, Sérgio Sampaio, o Secretário de Infraestrutura, Antônio Coimbra, e o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Júlio Menegotto. Os órgãos fazem parte do grupo de trabalho criado para avaliar a estrutura, que ainda conta com a participação de especialistas da UnB. Na reunião de hoje, no entanto, nenhum representante da instituição compareceu.

A equipe ainda não viu o relatório divulgado ontem pela instituição de ensino. De qualquer forma, vai analisar os resultados da UnB para tomar uma decisão. ;O governo vai levar em consideração esses relatórios, observando critérios de segurança, durabilidade e custo. Mas continuamos com a mesma posição de não demolir o viaduto;, frisou Márcio Buzar.

Apesar das divergências, Márcio explicou que alguns pontos estão quase definidos. ;Temos o consenso de demolir todos os balanços que fazem parte do viaduto. Mas vamos aproveitar as fundações e o núcleo do pilar. Ainda estamos divergindo quanto ao que será feito com o tabuleiro. Precisamos verificar a variável de custo;, comentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação