Cidades

Mulher é internada com malária no Hospital Regional do Guará

Esse é o sexto caso confirmado no DF em 2018. A Subsecretaria de Vigilância em Saúde investiga onde a doença foi contraída

Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 14/03/2018 19:49
Paciente está internada no Hospital Regional do Guará
A Secretaria de Saúde confirmou, nesta quarta-feira (14/3), mais um caso de malária no Distrito Federal. Uma mulher foi diagonosticada com a doença e está internada no Hospital Regional do Guará (HRGu). Esta é a sexta ocorrência em 2018. O primeiro de três testes acusou a infecção, mas ainda serão feitos outros dois exames.

De acordo com a pasta, a paciente está sendo medicada seguindo o protocolo de tratamento recomendado pelo Ministério da Saúde. A Subsecretaria de Vigilância em Saúde investiga onde a doença foi contraída, mas ainda não há confirmação do local de infecção desta paciente.
A pasta ressaltou, no entanto, que o DF não é considerado uma area de transmissão. "Há notificações de casos importados. A maioria se concentra na região Amazônica, área endêmica para a doença", esclareceu, em nota.

33 infectados em 2018

A infecção da malária registrava menores índices em quase quatro décadas quando a doença voltou a crescer, entre 2016 e 2017. Somente no DF, foram 29 casos confirmados em 2016 e 33 no ano passado. Para evitar novos casos na capital federal, a Secretaria de Saúde alerta para a necessidade de uso de repelente e mosquiteiros como forma de prevenção. Ao voltar de alguma região endêmica com sintomas como febre, calafrio e tremores, é recomendável procurar um médico.
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários, transmitida pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Com o devido tratamento, há cura para à doença.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação