Cinco filmes essenciais para conhecer ou lembrar a carreira de Jerry Lewis

Ator morreu no domingo 20/8, em Las Vegas, aos 91 anos, de causas naturais, segundo familiares

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 20/08/2017 16:11 / atualizado em 20/08/2017 19:12

As novas gerações talvez não o conheçam, mas o ator, comediante, roteirista e diretor Jerry Lewis, morto neste domingo (20/8), em Las Vegas, aos 91 anos, não recebeu o título de Rei da Comédia por acaso. Seus filmes, especialmente os lançados no começo dos anos 1960 fizeram enorme sucesso. Veja abaixo cinco filmes essenciais para conhecer a obra do ator, que, com suas caretas e controle corporal, influenciou comediantes de peso, como Jim Carrey e Eddie Murphy.


A Farra dos Malandros, de 1954

 

Reprodução
 

 

Filme da safra enquanto ainda formava dupla com o galã Dean Martin, a obra é um exemplo perfeito de como funcionava o dueto. Martin, bonitão e voz aveludada, compunha uma parceria perfeita com Lewis que, com seus trejeitos, era o Idiota (ele próprio chamava assim o personagem). Traz uma cena clássica, no estádio dos Yankees (contar seria estragar um prazer).

 

Ou vai ou racha, de 1956

 

Reprodução
 

 

O filme marcou o fim da parceria entre Martin e Lewis. O cantor e galã não aceitou mais perder espaço para Lewis e seu tremendo ego. A separação provocou uma comoção popular, além de alimentar o interesse sobre como sobreviveria a carreira de cada um. Lewis anda faria alguns de seu filmes mais populares depois disso.

 

O terror das mulheres, de 1961

 

Reprodução
 

 

Depois de ter o coração partido e querendo distância das mulheres, Herbert, interpretado pro Lewis, aceita o emprego de zelador em uma pensão sem saber que ali só vivem, justamente, mulheres. A situação dá origem a uma série de gags. Outro detalhe que chama a atenção no filme é o cenário, que lembra uma gigante casa de bonecas, na qual o espectador vê todos os quartos ao mesmo tempo. 

 

O professor aloprado, de 1963

 

Reprodução
 

 

Muitos dos fãs de Eddie Murphy talvez não saibam que "O Professor Aloprado", um de seus filmes de maior sucesso, não é fruto de algum roteirista genial, mas o resultado da refilmagem de uma comédia clássica. E genial mesmo era Jerry Lewis, que dirigiu e estrelou o filme original.  

 

O rei da comédia, 1983

 

Reprodução
 

 

Após o fracasso de "Qual é o caminho do front?', o público abandonou Lewis, que, apesar de continuar produzindo, permaneceu conhecido graças às reprises incessantes de seus filmes na televisão. A volta se deu nesse filme sério, de 1983, dirigido por Martin Scorsese, no qual ele interpreta um comediante famoso sequestrado por um aspirante a comediante (Robert De Niro) e uma fã (Diahnne Abbott).

 

Com informações da Agência Estado 

 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.