Prova

PAS: mãe de estudante força portão e filha consegue entrar para prova

Estudantes do DF e de outros estados estão fazendo a prova do PAS, porta de entrada para a UnB. A reportagem do Correio acompanhou a entrada dos estudantes

Pablo Giovanni
postado em 03/12/2023 18:36 / atualizado em 03/12/2023 22:45
Uma jovem, de 16 anos, moradora de Sobradinho, acabou chegando atrasada e foi impedida de entrar -  (crédito: Luís Tajes/CB)
Uma jovem, de 16 anos, moradora de Sobradinho, acabou chegando atrasada e foi impedida de entrar - (crédito: Luís Tajes/CB)
int(13)

Sob chuva, os portões para a aplicação do Programa de Avaliação Seriada (PAS) abriram às 12h e fecharam às 13h10, em Brasília, conforme previu o edital da Universidade de Brasília (UnB). O Correio esteve no Centro Universitário UDF, da Asa Sul, acompanhando a chegada dos estudantes e registrou uma situação inusitada.

Uma jovem, de 16 anos, moradora de Sobradinho, acabou chegando atrasada e foi impedida de entrar. No entanto, a mãe dela, Alexandrina Alves, 45, ao notar que uma outra estudante conseguiu entrar, mesmo com os portões já fechados, pressionou a barreira e conseguiu que a filha entrasse.

A equipe que fazia a guarda do local tentou fazer com que a jovem fosse retirada, mas a mãe bloqueou o portão para que ela ficasse dentro da instituição. Pais e pessoas que estavam em frente ao centro universitário comemoraram a entrada da menina, que está fazendo a primeira etapa do PAS. “Se a outra menina entrou, a minha filha tem que entrar também”, disse a mãe, que reclamou dos locais de aplicação da prova, além da desorganização do trânsito na região.

Como funciona

O exame é dividido em três etapas, sendo uma ao fim de cada ano do Ensino Médio. A primeira etapa foi realizada hoje. Ao todo, 20.583 alunos que fizeram o 1º ano em 2023 vão realizar o exame.

É recomendado que os candidatos compareçam ao local da prova com antecedência mínima de uma hora do início. Para a realização do exame, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial com foto, o comprovante de solicitação de inscrição ou o comprovante de pagamento da taxa de solicitação de inscrição. Também é necessário levar uma caneta esferográfica transparente de tinta preta. Os lanches serão permitidos se estiverem armazenados em embalagens transparentes.

Serão eliminados os participantes que portarem aparelhos eletrônicos, óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira, marca-texto, borracha e quaisquer acessórios de chapelaria, além de qualquer recipiente ou embalagem que não seja fabricado com material transparente, tais como garrafa de água, suco, refrigerante e embalagem de alimentos.

Durante a realização das provas, o estudante deve deixar o celular e qualquer aparelho eletrônico desligados e guardados na embalagem porta-objetos lacrada, que deve ser guardada embaixo da carteira até o término das provas e só poderá ser aberta fora do ambiente de aplicação. Caso aparelhos eletrônicos emitam sons durante o certame, mesmo quando armazenados na embalagem porta-objetos, o candidato será imediatamente desclassificado.

Outras etapas

A prova do PAS 2 vai ocorrer em 10 de dezembro, já a terceira etapa será realizada em 17 de dezembro. O horário de realização das provas e o cronograma para divulgação de gabaritos e resultados são os mesmos da primeira etapa.

A segunda etapa será realizada nas mesmas cidades que a primeira. No entanto, no último ano do programa, os candidatos realizam o exame somente no DF, preferencialmente nos campi da UnB, localizados no Plano Piloto, Ceilândia, Gama e Planaltina.

O PAS 2 tem 110 questões e a redação, e peso 2 no cálculo do argumento final. Já o PAS 3 é composto por 120 questões e a redação, com peso 3 no cálculo do argumento final.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação